Brincadeira com gelatina: blocos de construção

Nossas crianças pequeninas são estimuladas o tempo todo. De eletrônicos às folhas caídas no jardim, tudo é motivo para que eles aprendam mais um pouquinho, observem mais um montão e se desenvolvam, seja intelectualmente ou nas habilidades manuais.

E algumas das brincadeiras mais legais para se fazer com crianças de qualquer idade são as sensoriais. Brincadeiras sensoriais mexem com a capacidade de observação, curiosidade, criatividade e, principalmente, faz experimentar novas texturas. E é aí que a gelatina entra, por que não existe nada mais mágico ou fascinante do que misturar um pó em água e ele virar um líquido gelatinoso colorido, que depois endurece e vira um bloco fantástico e cheio de possibilidades.

Apesar da Vicky já ter seis anos, eu nunca havia feito nenhuma brincadeira sensorial com gelatina antes e eu queria compartilhar com vocês, não só a receita da nossa brincadeira, mas também a nossa experiência.

Resolvi fazer blocos de construção e formas divertidas. Eles são bem fáceis de fazer e não requerem habilidades manuais requintadas. A mamãe aqui não é lá muito prendada, sabe como é.

 

Brincadeira com gelatina

O que você precisa:
Gelatina de quantas cores quiser. Nós usamos a da Dr. Oetker “Minha gelatina”.
Formas de fazer gelo
Moldes e forminhas infantis (daqueles que a gente leva para a praia)
Opcional: Cortadores divertidos e uma assadeira pequena

 

Brincadeira com gelatina

Como fazer:

1) Fazer a gelatina de acordo com as instruções da embalagem que eu transcrevo abaixo:
“Dissolva o conteúdo do pacote em 250ml de água fervente. Adicione mais 250ml de água fria ou gelada nas formas. Leve à geladeira até adquirir consistência”.
DICA: como a gente quer que os blocos fiquem bem durinhos, eu usei menos água: 200ml de água fervente e 200ml de água fria.

Brincadeira com gelatina     Brincadeira com gelatina

2) Colocar a gelatina nas formas de gelo e nas forminhas de praia

3) Opcional: Como a gente não tinha tantas forminhas divertidas assim, resolvi colocar o restante da gelatina em uma assadeira baixa e depois de atingir a consistência e usar cortadores divertidos para fazer novas formas.

Brincadeira com gelatina

4) Depois de atingir a consistência é hora de desenformar tudo com cuidado. Coloquei cada cor em um potinho e uma bandeja plástica para a brincadeira começar.

ATENÇÃO
O grande barato dessa atividade é fazer com que as crianças ajudem no preparo dos blocos de gelatina. Mas como usamos água fervente, precisamos tomar cuidado extra para não termos problemas com queimaduras. Minha dica aqui é: Caso as crianças sejam muito pequenas, apresente o resultado pronto. No caso de crianças mais velhas, como é o caso da Victoria, eu deixei ela fazer tudo, menos mexer na água fervente e sob supervisão acirrada. Uma boa dica é usar chaleira elétrica para ferver a água, assim evita o uso do fogão.

 

Brincadeira com gelatina

 

publi

teddy ruxpin
Postagem anterior
Sucesso nos anos 80, Teddy Ruxpin será relançado
Próxima postagem
7 dicas para gastar menos na hora de decorar o quarto do bebê

Sem Comentários

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

Brincadeira com gelatina: blocos de construção