Ainda precisa de TV a cabo em uma casa com crianças?

A televisão sempre ocupou um lugar de destaque no centro da sala e da vida das famílias. A posse do controle era alvo de uma disputa acirrada e não há relato de nenhuma criança dos anos 1980 que tenha sido capaz de trocar o canal durante a hora do jornal da noite ou dos jogos de futebol de domingo.

Algumas famílias organizavam sua vida de acordo com os horários de seus programas preferidos: o jantar era antes do Jornal Nacional, as crianças saíam correndo da escola para não perder o desenho favorito e o os programas noturnos eram marcados para depois da novela das 20h. Existiam poucos horários específicos para a programação infantil, geralmente de baixa qualidade, e no resto do dia as crianças assistiam o que estivesse passando, fosse apropriado ou não.

Os canais a cabo infantis foram um alento para as crianças que cresceram no cenário retratado acima e viraram mães nos anos 2000: seus filhos tinham à disposição 24 horas ininterruptas por dia de programação de qualidade para sua faixa etária – desenhos animados, programas educativos e boa música infantil.

Já estava tudo bem melhor, mas, para completar a mamata, as televisões a cabo ainda disponibilizaram um botão que permitia gravar seu programa favorito para ver a hora que o espectador quisesse. Caillou de noite? Tudo bem. Peppa Pig no domingo? Claro, por que não? Não era mais necessário ter aquela infinidade de DVDs nas prateleiras, se a programação não agradasse, a criança poderia trocar de canal, se não encontrasse nada, poderia recorrer às gravações.

Perfeito, certo? Bem, nem tanto, escrevo esse texto porque apesar de tudo isso estou prestes a cancelar minha TV a cabo. Se contassem isso para mim alguns anos atrás, eu não acreditaria – Mas como? Por quê? Lembra de como era na sua época? Não ficou melhor?

Pois é, mas os hábitos mudaram mais uma vez de maneira veloz de lá para cá e as crianças aprenderam a decidir exatamente o que elas querem assistir e quando. Meu filho se alterna já algum tempo entre Netflix e YouTube, com brevíssimas passadas pelos canais da TV. O que ele assiste depende exclusivamente de sua vontade. A televisão é dele; não é de um canal, não é de um estúdio, não é de um anunciante. É dele e ponto, e ele não está afim de fazer muitas concessões.

Às vezes levo um susto com os vídeos horrorosos que ele encontra no YouTube e que o deixam fascinado. São cenas de crianças tropeçando, gatos se assustando, brinquedos sendo abertos, músicas ou simplesmente um vídeo que mostra uma galinha ciscando por três minutos. A qualidade nem sempre é boa, o áudio pode falhar. Ele já assistiu coisas em português, espanhol e japonês. Ele assiste mil vezes a mesma coisa e separa alguns para mostrar para os amigos depois. Eles riem, riem, sem parar.

A Netflix é ótima, e tem sempre muitas opções para ele e para mim, por um preço acessível, disponível em qualquer lugar que eu estiver – e mesmo assim ele ainda quer mais, ele quer tudo: todas as temporadas de todos os desenhos e todos os filmes!

Vendo minha fatura da TV a cabo, me pergunto se ainda há necessidade de manter o serviço…

Eu não sinto falta há muito tempo, mas achava que não era possível abrir mão em uma casa com criança. Porém estou achando que a transição já foi feita por ele e por mim. Adiei para o mês que vem minha decisão, e corri aqui escrever a respeito para tentar entender se isso está acontecendo nas outras casas também e como vocês estão lidando. Me conta?

casa com crianças Ruocaled
reta final da gravidez
Postagem anterior
Coisas para fazer na reta final da gravidez
Você gosta mais do seu pai ou da sua mãe?
Próxima postagem
Você gosta mais do seu pai ou da sua mãe?

3 Comentários

  1. Renata Wagner
    7 de Abril de 2016 at 10:25 — Responder

    Estamos pensando na mesma coisa…. dar um upgrade na internet e deixar a tv a cabo pra lá. A grande questão são os canais de esporte do papai. não conseguiremos ver as olimpíadas ou a champions sem tv a cabo. ou não?

  2. 7 de Abril de 2016 at 11:31 — Responder

    Oi, Mariana.
    Estamos há mais de um ano sem TV a cabo e estamos bem, obrigada.
    Como mencionasse no texto, Netflix e internet (não apenas YouTube) suprem totalmente nossas necessidades (minhas, do marido e do filhote).

  3. 8 de Abril de 2016 at 14:11 — Responder

    Estamos há 4 meses apenas com a netflix e TV Smart…vez ou outra vemos algo no YouTube mais eh raro. Já não tínhamos tempo para ver os canais, precisávamos economizar é tomamos coragem. A netflix nos atende muito bem e o melhor, NãO tem publicidade entre a programação! Isso eh maravilhoso. Boto fé q ficará mto confortável só com os canais abertos e netflix. Bjo

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

Ainda precisa de TV a cabo em uma casa com crianças?