30 maneiras de estimular o bebê até 1 ano

Bebês são pequenas e fofas esponjinhas, que aprendem e reagem a cada toque, olhar ou carinho. Para que seu bebê se desenvolva saudavelmente não precisa de nada especial, menos ainda de televisão ou aparelhos eletrônicos. Tudo o que ele precisa é conviver bem de pertinho com você e aproveitar a sua voz, os seus beijinhos, massagem e toque.

Aproveite essas dicas simples para viver momentos de total ternura com seu filhotinho:

 

0 a 3 meses

 

Contato visual

Aproveite quando o bebê está acordado e olhe para ele. Eles reconhecem rostos desde cedo e cada vez que vocês trocarem olhares ele estará desenvolvendo sua memória.

Movimentos faciais

Levantar a sobrancelha, fazer uma careta, mostrar a língua. Recém-nascidos já conseguem imitar movimentos faciais simples, um sinal de que ele já consegue resolver problemas.

Enxergar o próprio reflexo

Deixe o bebê se olhar no espelho. No início ele não vai se reconhecer, mas vai adorar fazer gracinhas para esse “amigo”.

Fale bastante

Converse, conte histórias, conte seu dia em detalhes. No início vai parecer que você está falando sozinha, mas aos poucos ele vai entender o ritmo da conversa e vai “responder” nas suas pausas. Essa é uma linda forma de interação.

Antecipe suas ações

Quando você vai alimentá-lo, trocar fraldas, colocá-lo para dormir ou fazer algo como acender a luz ou fazer algum barulho, avise antecipadamente. Você estará ensinando causa e efeito.

Cosquinha

Outra maneira de antecipar eventos é cosquinha. Cosquinhas nos pés ou no seu corpo todo bem de levinho ensina, sobretudo, o bebê a dar risada e a desenvolver senso de humor.

Cante

Não precisa gastar rios de dinheiro naqueles cds e dvds de estímulo aos bebês. Tudo o que ele precisa é de você. Cante bastante para ele: músicas conhecidas, músicas inventadas. Sua voz é tudo o que ele anseia nesse momento.

Surpresa!

Um carinho inesperado na barriga ou um sopro de leve no rosto ou braços é um carinho que surpreende. Quando você estabelece um padrão de sopros ou beijinhos, logo ele passa a antecipar e a reagir à brincadeira.

Esconde-esconde 

Quando você coloca as mãos no rosto na clássica brincadeira “Cadê mamãe? Achou!”, mais do que arrancar sorrisos, o bebê aprende que as coisas somem, mas depois reaparecem.

Não faça nada

Mães acham que cada segundo dia precisa trazer um novo estímulo ao bebê e isso não é verdade. Passe vários períodos durante o dia simplesmente deitada ao lado do bebê, onde se sentir mais confortável, e observe as reações. Deixe o bebê fazer o primeiro movimento ou contato. Ou simplesmente descansem lado a lado aproveitando a melhor companhia do mundo.

De 3 a 6 meses:

Se existe algo que você vai perceber rapidamente é que cada mês, sobretudo nesse início, você vai se deparar com um novo bebê, novos desafios e novas necessidades. Nessa fase, o bebê está muito mais alerta e precisando da sua ajuda. Temos algumas dicas para que você o estimule a explorar o próprio corpo, novos movimentos e o ambiente onde vive.

Demonstre amor

Não se controle e deixe claro o quanto você curte a presença dele. Sorria, beije, abrace, faça carinho e cosquinhas. Contato físico forma vínculos afetivos e ainda estimula o bebê a mover as partes que estão sendo tocadas.

Converse com o bebê

Converse com seu filhote como se estivesse conversando com um amigo. Fale sobre o seu dia, seus planos, mostre algo em uma vitrine quando estiver passeando com ele, pergunte coisas, dê risadas. Aos poucos ele vai aprendendo mais sobre as inflexões e o seu tom de voz e passará a responder à altura.

Dê nome aos bois

Enquanto conversa com o bebê, dê nome aos objetos (árvore, flor, cadeira, mesa); pessoas do seu convívio (mamãe, papai, vovó etc.), animais (cachorro, vaca, formiga, passarinho) e partes do corpo (mão, pé, barriga, bumbum).

Barulhos

Use chocalhos e outros brinquedos que fazem barulhos para chamar a sua atenção e fazer o movimento de aproximação e tentar tocar no objeto. Compare diferentes sons como uma corneta, chocalho e um tambor, por exemplo.

Texturas e formas

Um bom estímulo é deixar em sua mão bichinhos e brinquedos próprios para a idade que possuam diferentes formatos e texturas. Ele vai levá-los à boca, por isso devem ser fáceis de lavar. Atividades sensoriais são dos maiores estímulos ao desenvolvimento do cérebro.

Deixe ele se mexer

Evite deixá-lo por muito tempo na cadeirinha, balanço, bebê conforto ou lugares que restrinjam seus movimentos. Deixe ele solto para que possa se mover e explorar o próprio corpo – mãos, pés, pernas e braços.

Use brinquedos educativos

Além de chocalhos e brinquedos com texturas diferentes, uma das atividades mais completas é um bom tapete de atividades que estimula visão, audição e coordenação motora. Deixar ele solto para explorar o tapete é um exercício completo.

Leia para o bebê

Livros coloridos de pano são os melhores nessa fase, onde ele quer tocar, colocar na boca e se entreter com as cores fortes e as texturas diferentes. E, claro, vai adorar o som da sua voz e as diferentes entonações.

Hora de sentar

Após os três meses o bebê começa a querer ficar em outras posições que não seja deitado. Embora ainda não tenha sustentação e equilíbrio para sentar sozinho ou sequer permanecer sentado por muito tempo, deixe ele ver o mundo de outro jeito e apoie com a almofada de amamentação ou várias almofadas. Esse estímulo incentiva o bebê a mover o torso e começar a se ajustar nessa posição sem correr o risco de se machucar. Atenção: por favor, um adulto precisa estar ao lado do bebê sempre; ele não pode ser deixado sozinho nessas primeiras experiências com o sentar.

Espelhos na sua altura

Coloque um espelho na parede perto do rodapé para que ele possa se olhar enquanto estiver brincando. Ele não vai entender ainda que este é o seu próprio reflexo, mas vai adorar ver essa pessoinha rindo e brincando com ele. Outra opção é colocar um espelho perto do trocador para que ele possa se enxergar e perceber todos os movimentos que está fazendo.

 

De 6 meses a 1 ano:

A partir dos seis meses acontecem coisas incríveis com nossos pequeninos. A maioria começa a sentar com mais segurança, outros começam a lidar com o nascimento dos primeiros dentinhos, a engatinhar e alguns apressadinhos até começam a andar.

Quando minha filha era um bebê, minha sensação era a de ser uma observadora e que ela estava se desenvolvendo sozinha diante dos meus olhos. Mas muito dos estímulos que estamos apresentando nesses últimos posts são tão simples que os fazemos instintivamente. E é isso que eu queria deixar claro aqui: que não temos nenhuma intenção de “apressar” o desenvolvimento dos bebês, mas ajudar as famílias a identificar formas de estímulo através de vínculo e atenção.

 

Brincando com blocos

A partir dos seis meses, bebês conseguem pegar blocos e analisá-los (e colocá-los na boca), mas ainda demora pelo menos mais uns seis meses até que eles consigam empilhar e construir. Ainda assim, eles adoram. Brincar com blocos trabalha a coordenação motora fina e habilidades como o de apertar e agarrar com as mãos.

Barriguinha para baixo

Deixar o bebê de barriga para baixo é o primeiro passo para que o bebê não só engatinhe, mas desenvolva uma série de habilidades motoras. Se o bebê não gosta dessa posição, aqui vai uma boa dica para deixá-lo mais confortável. Deixe ele deitado de bruços em cima do seu peito. Fale com ele, beije, faça carinhos, deixe ele se mover, role com ele de um lado para outro.

Ir atrás do que quer

Ainda sobre barriga pra baixo, uma brincadeira que pode deixá-lo curioso é: deixe dois dos seus brinquedos prediletos perto dele, mas fora do alcance e observe enquanto ele tenta pegá-los tentando se mover ou mesmo começando a se arrastar. Isso trabalha causa e consequência, estimula curiosidade, ensina os primeiros passos para começar a engatinhar.

Cadê a mamãe?

Esconder o rosto com as mãos ou atrás de um objeto diverte e dá para arrancar as risadas mais divertidas do bebê. Mas também ensina o conceito de permanência, ou seja: apesar de não conseguir ver a pessoa, sabe que ela ainda está lá.

Brincando com gelo

Essa eu aprendi recentemente com uma amiga pedagoga. Faça brinquedos que boiam colocando pequenos brinquedos dentro de uma bandeja de fazer cubos, encha com água e deixe congelar. Na hora do banho coloque os cubos de gelo dentro da banheira e observe o bebê tentando pegar os cubinhos dentro da água, rolando e brincando. Para incrementar você pode congelar água colorida.

Fale, fale e fale mais

Embora o bebê não saiba falar, ele está ouvindo tudo o que você tem a dizer. Bebês aprendem para depois poder reproduzir os sons até finalmente aprender a palavra. Por isso continue conversando, explicando aonde vai, o nome dos objetos, o nome das coisas que ele está em contato ou enxergando ao seu redor. Vai chegar um dia em que ele vai tentar te copiar, imitando os fonemas.

Engatinhe com o bebê

Em algum momento entre os 6 meses e 1 ano é provável que seu bebê engatinhe. E eu digo provável, por que alguns simplesmente pulam essa fase. Mas, caso o seu filho comece a engatinhar nessa fase, uma brincadeira engraçada é fazer um “campeonato” para ver quem engatinha mais rápido. Coloque um brinquedo na “linha de chegada” e não se esqueça de dramatizar. O mais legal é que uma brincadeira engraçadinha como essa ensina seu bebê a lidar com emoções, foco e coordenação motora ampla.

Conte histórias

Ler, falando sobre as imagens de um livro e contar histórias ajuda seu bebê a desenvolver a linguagem e a imaginação. Faça da leitura uma rotina diária.

Atirando tudo para todo lado

Formosura está no cadeirão. Come daqui, brinca de lá. Tudo o que ele pega com a mão para automaticamente no chão. Ele olha pra baixo e se diverte com aquilo. Você pega e devolve. A mesma coisa. Dez minutos se passam e, se você ainda não perdeu a paciência, vocês continuam dançando a mesma música. Eu prometo que é não é para te irritar. Essa “brincadeira” ajuda na coordenação motora, conceito de permanência e ainda causa e consequência. Além de ser um desafio e tanto superar velocidade e distância a cada “tacada”.

Esteja presente para brincar, não só cuidar 

Para as mães que já voltaram a trabalhar esse pode ser um tópico doloroso. Eu bem sei que foi difícil para mim. Mas esteja presente, e não precisa ser o tempo todo. Reserve um tempo pela manhã antes de começar os afazeres diurnos, chegue em casa no final do dia e assuma tarefas que não sejam só cuidados, mas também de brincar. Lembre-se de uma coisa muito simples: não há a menor necessidade de encher seu filho de brinquedos. Nesse ponto do desenvolvimento o melhor brinquedo ainda é você.

maneiras de estimular o bebê

*Crédito da imagem em destaque: Shutterstock

Novidades na Disney
Postagem anterior
Novidades na Disney para as férias de julho (agosto para os cariocas olímpicos)
timidez do seu filho
Próxima postagem
10 maneiras gentis de lidar com a timidez do seu filho

Sem Comentários

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

30 maneiras de estimular o bebê até 1 ano