10 segredos para fazer a sopa perfeita

Aqui em casa sempre tem sopa. É um dos pratos que a gente mais come, ainda mais no jantar, sobretudo nos dias de semana, quando chegamos tarde (eu e Vicky só chegamos em casa as 19:30h), cansadas e com pouca disposição para qualquer coisa mais elaborada.

Por aqui variamos muito o cardápio para não enjoar e sempre fazemos a receita dobrada para poder congelar e ter comida de sobra para quando não dá tempo de fazer comida fresca no dia (ou seja, quase sempre).

Sopa também tem uma coisa boa. Ela pode ser o prato principal – faz um pratão para ficar saciada –, ou pode ser um acompanhamento que você “complementa” com torradinhas variadas, sanduíche, quiche ou salada.

E por que a gente tem tanta experiência em consumir sopas que eu elaborei uma listinha de dicas para tornar a sua sopa tão perfeita quanto a nossa.

 

Mas por que sopa?

 

sopa perfeita

  • Fácil de preparar
  • Fácil de comer (ótimo para os dias em que as crianças estão cansadas)
  • Método eficaz para manter as crianças (e nós adultos) comendo legumes e verduras com frequência
  • Variedade de sabores e texturas
  • Dá para todo mundo comer a mesma coisa: da vovó ao bebê
  • E pra gente, ótimo pra ajudar a manter a forma!

 

Como fazer a sopa perfeita?

  1. Para fazer uma boa sopa, você tem que adicionar os sabores aos poucos. Vegetais como cebola, alho, aipo e cenoura (vegetais aromatizadores) faz parte da maioria das receiras. Refogue em óleo ou manteiga como um primeiro passo para apurar o sabor da sopa antes de passar para a próxima etapa.
  2. Ao picar os legumes, pense no tamanho dos cubinhos. As crianças devem conseguir colocar na boca e deve ser fácil de caber em uma colher de sobremesa. Mesmo nas sopas pedaçudas os legumes (e também as verduras!) devem ser bem picadas. Nada me irrita mais do que aquela couve meio inteira na sopa, que você tem que partir, que molha a sua blusa por causa do caldo.
  3. Em uma sopa, a coisa MAIS IMPORTANTE é o caldo. Por isso nada de caldo de cubinho cheio de sódio. Somente caldos naturais. Siga nossas receitas aqui.

  4. Deixe para salgar no final. Na medida em que você vai colocando os ingredientes da sopa, alguns legumes e verduras liberam o sal/sódio natural do alimento. Por isso evite ir salgando no meio do caminho. Quando tudo estiver cozido e pronto, aí sim adicione (pouco) sal a gosto.
  5. Cozinhe de forma inteligente. Se você deixar a sopa cozinhando ad eternum, os legumes ficam murchos, a carne despedaça, fica tudo meio “eca”. O ideal é adicionar os legumes que demoram mais tempo pra cozinhar primeiro e por fim colocar os legumes que cozinham rapidinho e assim fica todo mundo pronto ao mesmo tempo.
  6. Quando resolver adicionar macarrão na sopa, não cozinhe o macarrão separadamente. Deixe para colocá-lo no caldo no final do cozimento e assim você sabe que entre 7-10 minutos ele estará no ponto perfeito e todo envolto no cheiro e sabor do caldo. O mesmo para arroz, mas o arroz precisa de uns 20 minutinhos para cozinhar direito.
  7. Para sopas cremosas cuja receita pedir creme de leite, não coloque o creme de leite direto na sopa. Esquente ele separadamente (sem ferver para não talhar) e adicione ele no final, já fora do fogo, mexendo até misturar bem. O mesmo com leite, se quiser/precisar engrossar um pouco a sopa.
  8. Sopas quentes devem ser servidas quentes, mas não precisa ser fervendo. Já sopas frias são gostosas geladinhas recém-saídas da geladeira.
  9. Quando a sopa é servida como aperitivo ou entrada, um copo ou bowl de 250 ml é suficiente. Quando é o prato principal, sirva um prato entre 350-400ml por pessoa.
  10. Antes de refrigerar a sopa, deixe ela esfriar em temperatura ambiente por umas duas horas (dura até três dias na geladeira). Antes de congelar a sopa, deixe ela dormir na geladeira (dura dois meses no congelador).

Fotos: Mixirica (o melhor blog de comida!)

 

dentes dos filhos
Postagem anterior
O que fazer com os dentes dos filhos depois que caem?
festa de criança sem presente
Próxima postagem
Festa de criança sem presente de aniversário

Sem Comentários

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

10 segredos para fazer a sopa perfeita