10 maneiras gentis de lidar com a timidez do seu filho

Crianças tímidas ou introvertidas são extremamente sensíveis e ansiosas. Eles se sentem amedrontados por determinadas situações que envolvam mudanças bruscas ou que os coloque em evidência diante de um grupo. Embora seja nosso papel incentivar nossos filhos a se arriscarem a viver experiências diferentes, também precisamos respeitar suas necessidades.

O que apresento aqui é uma alternativa mais gentil de lidar com seu filhote tímido e introvertido, de forma a não expô-lo a situações excessivamente estressantes.

1

Eles precisam de privacidade: é bom dar um tempinho pra eles descansarem a cabeça, recompor sentimentos e colocarem as ideias no lugar.

 

2

Nada de deixá-los envergonhados em público: nem contando gracinhas aparentemente fofas e muito menos piadas sobre algum problema de desempenho.

 

3

Eles precisam pensar: na hora de perguntar “praia ou pracinha” nada de exigir uma resposta imediata. Deixe ele refletir mais um pouco sobre qualquer decisão.

 

4

Não o interrompa: já é difícil fazer crianças tímidas falarem e emitirem opiniões. Se você  ainda interromper sua linha de pensamento, aí mesmo é que ele vai ficar mudo.

 

5

Prepare-o para grandes mudanças: troca de escola, mudança de casa, de bairro, um novo irmão etc. Ele precisa de tempo para processar coisas que alteram drasticamente sua vida. Seja sensível a isso para que ele consiga enxergar fases de transição sem tanto sofrimento.

 

6

Avise com antecedência: se está na hora de sair, parar de brincar, de terminar o delicioso banho de banheira. De novo: crianças tímidas e introvertidas precisam de mais tempo para processar mudanças bruscas. Por isso, ele certamente não vai lidar bem com o seu “Vamos embora” e imediatamente arrastá-lo porta afora.

 

7

Reprimendas em público: brigar com uma criança tímida em público é receita para desastre. Em voz alta é fazer com que ele queira enfiar a cabeça na terra. Por isso seja muito gentil nessa questão, pois isso gera uma ansiedade terrível nos pequenos introvertidos.

 

8

A mesma coisa quando quiser ensiná-lo alguma coisa. Eles odeiam ser o centro das atenções.

 

9

Não o obrigue a fazer uma grande turma de amigos. Incentive-o a ter pelo menos um amigo com interesses similares.

 

10

Respeite o seu jeito de ser. Não ache que com “um empurrão” ele vai se tornar uma criança extrovertida.

Seu filho agradece!

timidez do seu filho

Shutterstock

maneiras de estimular o bebê
Postagem anterior
30 maneiras de estimular o bebê até 1 ano
férias escolares
Próxima postagem
Férias escolares, eu sobrevivi – Relato de uma mãe em frangalhos

Sem Comentários

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

10 maneiras gentis de lidar com a timidez do seu filho