Você educa seu filho para o trânsito?

Quando nasce uma mãe, nasce também uma motorista mais consciente.

Logo que nos descobrimos grávidas, aprendemos a forma correta de posicionar o cinto de segurança em nossa barriga, em quais condições podemos ou não conduzir, passamos muitos meses pesquisando a cadeirinha ideal para nossos bebezinhos e a evolução do seu assento e comportamento quando estão dentro do carro.

Tudo piora quando passamos a dirigir com nossos pequenos. De repente, as distâncias ficam mais longas e nosso cuidado passa a ser redobrado. As mães deixam de reclamar com o motorista que te fechou pela direita. E cessam os palavrões – afinal queremos sempre ser bons exemplos.

Quando eles estão mais crescidinhos, passamos a ensinar o significado dos semáforos, verde, amarelo e vermelho. Que pedestres atravessam na faixa; que esperam os carros todos pararem para atravessar; que não correm ao atravessar para não correr o risco de cair e se machucar, e que devemos sempre respeitar o outro carro, o outro pedestre, motociclista e ciclista.

Minha filha Victoria tem quase 5 anos, e estamos justamente passando por essa fase. Moramos em um bairro com trânsito pesado, alta concentração de idosos e muitas ruas sem semáforos ou faixas de pedestres. Quando caminhamos, fazemos questão de ajudar a quem precisa atravessar a rua sem medo.

O maior desafio hoje é fazer com que ela entenda os semáforos do ponto de vista do pedestre e do condutor. Ela já sabe que é “ao contrário”, mas ainda faz muita confusão e acha graça.

Uma dica legal é ir para uma rua tranquila (aqui em casa moramos em uma rua sem saída, com pouco movimento de veículos) e treinar a atravessar a rua sozinho, ensinar com semáforos de papel, ensinar a controlar atitudes impulsivas como correr atrás de um cachorro na calçada, andar muito rápido de patinete e até correr apressado sem olhar para o lado por que um amiguinho está do outro lado da calçada. Acho importante também ensinar sem amedrontar as crianças. Se o treino for muito “nervoso” ou se gritarmos muito com eles na rua (nós, os pais, ficamos apavorados, e o grito sai automático, eu sei), corremos o risco de termos crianças apavoradas com carros e o trânsito, e isso também não é produtivo.

Tudo o queremos é garantir a segurança dos nossos pequenos e a nossa. Por isso a educação no trânsito faz parte da nossa responsabilidade como pais desde que os pequenos passam a ter compreensão do seu entorno.

E foi com alegria que fomos apresentadas aos Condutores do Futuro: um projeto educativo desenvolvido pela Baterias Moura, que tem como principal objetivo apresentar às crianças novos comportamentos e valores, e que um trânsito melhor é possível se adotarmos e repassarmos estes valores para as próximas gerações.

Tudo começa com um vídeo apresentado pelo famoso personagem Bita, já conhecido da garotada, e os personagens infantis Condutores do Futuro: uma menina e um menino, que foram criados especialmente para a campanha.

No portal oficial, a primeira atividade será um clipe musical onde as crianças mandam uma foto para aparecer no vídeo e desenham um carro do futuro. Mas, além disso, estarão disponíveis jogos e atividades para que as crianças possam aprender brincando, como a de pintura e a enquete para escolher os nomes dos condutores.

E aí? Estão preparados para assumir essa responsabilidade de criar crianças conscientes para um trânsito mais pacífico?

Acesse o portal Condutores do Futuro e comece a educar o seu filho hoje.

 

Assista ao vídeo do Bita e os condutores do futuro.

 

 

>> Tema patrocinado BATERIAS MOURA

 

Imagem destacada: Shutterstock RonGreer.Com

Postagem anterior
Promoção: Concorra a viagens para Nova York e Orlando para você e sua família
Próxima postagem
Fotos de família - 10 Dicas para nada dar errado na hora do click

Sem Comentários

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

Você educa seu filho para o trânsito?