Vitamina C, é preciso complementar?

Você já deve ter lido essa semana todo o bafafá em torno das balas de vitamina C para crianças lançadas por um laboratório farmacêutico. Apesar de serem uma novidade por aqui, as Chewable Vitamins gums já são realidade nos Estados Unidos e em outros países há muitos anos. A onda dos mastigáveis para crianças começou com a vitamina C (ácido ascórbico) e a alegação de que era mais fácil que elas aceitassem assim “disfarçados” de bala do que como vitaminas.

Hoje em dia, basta entrar em alguma farmácia nos Estados Unidos, às vezes até mesmo em supermercados, para encontrar todo tipo de complementos de vitaminas e minerais, muitos deles em embalagens coloridas e com as balas nos formatos dos personagens que seu filho mais gosta.

Por que sou contra e como nutricionista não recomendo?

  • Você quer mesmo que o seu filho coma bala?
  • A composição da maioria das gomas mastigáveis tem algum tipo de açúcar, adoçantes e corantes.
  • A quantidade de Vitamina C que o seu filho precisa por dia é muito pequena, fácil de ser alcançada com os alimentos do dia-a-dia.

Vitamina C e sua importância na nossa saúde:

A vitamina C é essencial para a boa saúde e o desenvolvimento das crianças, ajudando a formar e reparar as células vermelhas do sangue, ossos e tecidos. Fortalece os vasos sanguíneos minimizando contusões das quedas e arranhões tão frequentes na infância, ajudando ainda na cicatrização de cortes e feridas. Estimula o sistema imunológico, deixando-o alerta a possíveis invasores causadores de infecções. E contribui para que o corpo a absorva melhor o ferro dos alimentos.

Recomendação de vitamina C

Idade Dosagem diária
Crianças 1-8 anos 15-20mg
Crianças 9-13 anos 45mg
  • Não quero que meu filho faça associação de bala com remédio. A ingestão em excesso de vitamina C pode causar diarreia e, na pior das hipóteses, ajudar na formação de cálculo renal. A dosagem recomendada desses complementos é de um comprimido ao dia, mas como é “balinha de vitamina C” muitas mães deixam a criança comer mais de uma (já presenciei casos). Nesse meio tempo, um dia qualquer, a criança encontra uma caixa de remédio mesmo e “come” mais de um comprimido. Não quero nem pensar no que pode acontecer.

 

Abaixo uma listagem de alimentos (100g) e quantidades capazes de suprir a recomendação diária de vitamina C.

Alimento

Vitamina C (mg)

Acerola 1677,5
Caju 220
Goiaba 184
Kiwi 98
Brócolis cozidos 74,6
Tangerina 70
Mamão papaya 61,8
Morango 56,7
Couve cozida 32

 

Crédito da imagem em destaque: Shutterstock

Postagem anterior
O primeiro trimestre da gravidez
Próxima postagem
Cantinhos de estudo para inspirar os pequeninos

Sem Comentários

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

Vitamina C, é preciso complementar?