Uma lista de chá de bebê diferente e sem frescura

Precisamos de muitas coisas novas para a chegada do bebê, verdade, mas nem tantas assim como imaginamos. É certo que depois do nascimento irão surgir novas necessidades, da mesma maneira que descobriremos que alguns itens comprados não terão nenhuma serventia. Acho bem difícil alguém gritar Bingo! E fazer uma lista 100% precisa de primeira, mas não custa tentar reduzir a margem de erro. Para isso, não copie e cole uma lista qualquer que você pesquisou na internet, leia com a atenção o que está no rol, tire itens e acrescente outros.

Se você já tem em mente a marca que deseja da pomada ou da fralda, por exemplo, vale especificar na lista, pois não é possível trocar depois. Muitas pessoas acham isso antipático, mas a lista é grande e a pessoa pode escolher alguns itens que não sejam tão específicos, se assim desejar. Acho bem pior o desperdício. E ainda vou além, vale até colocar o link sugerindo onde comprar, caso a pessoa prefira fazer a compra online. Todo mundo está na correria e não custa facilitar.

As coisas materiais podem variar bastante de família para família, mas ajuda e apoio todo mundo precisa e gosta. Além da lista de produtos, faça uma lista de ações, de coisas que seus amigos e familiares possam fazer para te ajudar. Você está começando uma nova etapa na vida, pode se sentir sozinha, triste, assoberbada e não custa nada pedir uma ajudinha e envolver os amigos. It takes a village do raise a child, e por que não começar esse movimento no chá do bebê?

Você já tem um monte de amigas com filhos? Que tal fazer uma lista só para coisas herdadas? Elas vão ficar felizes de poderem se livrar de um monte de coisa sem uso e você também de ganhar tanta coisa linda quase nova.

Sei que vai ter gente reclamando do que eu vou falar agora, mas acho que está na hora de acabar com a tradição de fazer um chá de fralda só para mulheres. Já começa daí aquela ideia de que o cuidado com o bebê não é coisa de homem. E claro que é! Acho muito bacana envolver todo mundo nesse momento. Aproveite o evento para convidar alguns vizinhos também, é tão importante criar esses laços e poder contar com alguém por perto em caso de emergências.

Se você é daquelas que gosta de controlar, faz questão de escolher tudo do seu jeito e não precisa de ajuda financeira nesse momento, organize um chá de bebê beneficente! Tem muita gente por aí precisando!

 

Vamos às listas, finalmente?

 

Lista de boas ações

 

Vale música: Uma playlist com músicas para o bebê ouvir

Vale almoço: O que você fizer de mais gostoso na sua casa faça em dobro e deixe uma quentinha (ou congeladinha) lá em casa.

Vale passeio na pracinha: Companhia para a pracinha de manhã

Vale pia de louça suja: Lavar a louça na sua casa um dia

Vale fofoca: Passar uma tarde na sua casa para conversar com você

Vale cabeleireiro: Hidratação ou corte por conta

 

Lista Objetos com história (ou Herdado não é roubado)

 

Você lista o que precisa e pede para as amigas preencherem com o que ela têm e não usam mais. Banheira, Moisés e trocador são alguns exemplos de itens que usamos por pouco tempo.

 

Lista de Fraldas

Na hora de pedir fraldas, saiba que a média de peso que as fraldas disponíveis no mercado aguentam são:

Fraldas RN – até 4kg

Fraldas P – até 7kg

Fraldas M – até 10kg

Fraldas G – até 13kg

Fraldas XG – até 15kg

Agora veja na tabela o peso aproximado das crianças de acordo com a idade:

Captura-de-Tela-2013-02-20-às-12.28.25-278x360

Podemos calcular que usaremos em média:

  • 10 fraldas por dia: nos 2 primeiros meses de vida
  • 6 fraldas por dia: do terceiro ao oitavo mês de vida
  • 4 fraldas por dia: dos nove meses em diante

(Nota: Esses cálculos são baseados em experiência própria e de informações de outras mães.)

Um vez recebi um convite para chá de fraldas de uma maneira que achei super prática para distribuir os tamanhos de fraldas entre os convidados, era assim:

Quem nasceu em janeiro e fevereiro, leva fralda tamanho P

Entre março e maio, tamanho M

Entre junho e setembro, tamanho G

E de outubro a dezembro, XG.

 

Não peça fraldas RN, compre as que você precisar apenas. E que tal pedir umas fraldas de pano também para experimentar?

 

Lista de chá de bebê

Para fazer a sua lista, dê uma olhada na nossa lista super completa de enxoval. Eu, particularmente, acho melhor não pedir roupa, mas varia de acordo com a pessoa.

 

Crédito da imagem: Shutterstock

Amazon retira do ar busca de brinquedos por gênero
Postagem anterior
Amazon retira do ar busca de brinquedos por gênero
Próxima postagem
Lambskins: tapetes de pele de carneiro para bebês

4 Comentários

  1. Cristiane
    13 de Maio de 2015 at 15:09 — Responder

    Achei ótima a idéia de doação

  2. joana
    13 de Maio de 2015 at 21:06 — Responder

    ja fiz assim organizei um churrasco e cada convidado levaria um pacote de fralda,no caso si convidei uma familia com 4 pessoas seria quatro pacotes de fralda em tamanhos diferentes. *-*

    • Ester Silva do Nascimento
      16 de dezembro de 2018 at 14:30 — Responder

      E deu certo?

  3. Vanessa Corsant
    14 de Maio de 2015 at 17:10 — Responder

    Nem sou mãe, mas adoro olhar esses sites e posso dizer que amei a sua ideia para lista. Com certeza quando eu fizer um cha de bebe, convidarei os meninos e farei uma lista nesse modelo. A seção de doação [por que não?] e ajudinhas, foram excelentes ideias!!

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

Uma lista de chá de bebê diferente e sem frescura