Toda vez que ela diz mãe

Toda vez que ela diz mãe meu coração pula uma batida. Me lembra a cada momento da minha vocação, da minha responsabilidade, do fato de que tem alguém do meu lado me olhando e querendo todo meu amor e minha atenção.

Mas, toda vez que ela diz mãe vem mais significado pela frente. Cada gesto ou entonação em sua voz, torna a palavra mãe tão grande e tão completa, que pouco mais precisa ser dito.

Tem dias que ela está fazendo charminho, então “mãe” vem acompanhado de um sorriso tímido e grandes olhos pidões.

Tem horas que ela está frustrada, então “mãe” vem carregado de ressentimento e, de vez em quando, algumas palavras duras.

Tem aquele momento em que não basta ter a mãe, tem que realmente possuir e é nossa hora que eu ouço um “minha mamãe” que vem sempre com um abraço apertado e um beijo estalado.

Tem aquele “mãe” meio dormindo e meio acordada, aliviada de eu estar velando seu sono.

Tem aquele “ai mãe!” quase adolescente de olhos revirados e expressões exasperadas. Esse, acontece mais do que eu gostaria.

Tem também o famigerado “mãe, mãe, MÃE!” quando você precisa sair correndo para não perder algo realmente importante (pra ela).

Tem um “mãe” ansioso, cheio de interrogações e exclamações e esse sempre me assusta, pois é quando ela acorda, insegura, como se existisse uma possibilidade, na sua mente, dela estar sozinha. Esse “mãe?!?!” precisa ouvir que ela jamais estará sozinha, precisa de um abraço apertado e um colo aconchegante.

Tem aquele “MAMÃE!!!” em caixa alta, que vem numa carreira, como se vocês não se vissem há dias, mesmo que sejam apenas algumas horas. Esse é um dos melhores, por que é cheio de alegria, de expectativa de que coisas lindas acontecerão, desde que ela esteja do meu lado.

Toda vez que ela diz mãe meu coração derrete um pouco. A única palavra possível para exprimir esse amor profundo, desmedido, avassalador, infinito e inexplicável. Nosso mundo ainda é maior que a maternidade. Passamos a lutar com unhas e dentes pela nossa individualidade. Mas virar mãe é, de fato, um divisor de águas e sim, a palavra MÃE passa a nos definir.

 

Imagem destacada: Shutterstock Stuart Monk

Postagem anterior
Estudo afirma que crianças criadas em famílias religiosas são menos altruístas
Próxima postagem
Lindos embrulhos de natal

7 Comentários

  1. Danielle Albuquerque
    16 de dezembro de 2015 at 10:30 — Responder

    Camila, você devia escrever todo dia pra gente ler tanta coisa boa assim, todo dia. Adoro seus textos! X)

    • Camila
      16 de dezembro de 2015 at 15:29 — Responder

      Danielle, muito obrigada pelo carinho e elogios. Adoro escrever pra vocês e pra mim! <3

  2. 16 de dezembro de 2015 at 13:38 — Responder

    Que texto mais lindo, Camila! Tô aqui emocionada com ele. AMEI. Obrigada por traduzir em palavras um pouco do que é ser mãe.

    • Camila
      16 de dezembro de 2015 at 15:30 — Responder

      Oi Talita, muito obrigada! Foi emocionante escrever esse texto. Há tempos que eu percebia a entonação diferente cada vez que ouvia a palavra mãe. Precisava compartilhar com vocês! <3

  3. 18 de dezembro de 2015 at 23:56 — Responder

    Emocionada! É assim mesmo que eu sinto.

    • Camila
      21 de dezembro de 2015 at 18:24 — Responder

      Camila <3 amor maior que tudo.

  4. Viviane Bunzel
    25 de Fevereiro de 2016 at 10:03 — Responder

    Aiiiinnn, quanta delícia num texto só! Adoro seus textos, me identifico demais, sou mãe de Verônica, 2 anos, uma diva. Obrigada!

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

Toda vez que ela diz mãe