Suco detox é bom para você?

Sim, você agora é mãe e corre contra o relógio. A saga de quem quase não tem tempo para comer ou não conseguiu perder o peso da gravidez faz com que você acredite que incluir os tais sucos detox na sua rotina operarão um milagre. Para começar, você sabe o que o tal DETOX significa? DETOX é o nome popular que se dá ao processo fisiológico de desintoxicação metabólica, que ocorre naturalmente e constantemente no nosso corpo.

A desintoxicação acontece em 3 etapas muito complexas, onde o nosso organismo consegue eliminar praticamente quase tudo o que não “presta” de dentro de nós: resíduos do metabolismo, aditivos industriais, medicamentos e drogas, toxinas, hormônios e até metais pesados. Se for para comparar, o que acontece é uma verdadeira faxina, com direito a uma limpeza da pesada. Tal qual na casa da gente, para essa faxina acontecer, são necessários equipamentos e produtos que, na nossa desintoxicação, se traduzem em nutrientes como aminoácidos, vitaminas, minerais e fitoquímicos que adquirimos por meio de uma boa alimentação.

Por onde começar, o que comer? O primeiro passo é ajustar toda a sua alimentação diária, incluindo alimentos in natura, de preferência orgânicos, preparados com temperos caseiros e eliminando tudo que possa trazer mais sobrecarga ao processo de desintoxicação como produtos industrializados, alimentos refinados, alimentos que podem causar sensibilidade e desconforto, excesso de carne vermelha e sal, por exemplo. Esta alimentação desintoxicante busca formas de trazer nutrientes diversos e muito sabor em uma só preparação, no caso os sucos que são preparados a partir da mistura de vegetais, frutas, temperos e o que mais combinar agregando qualidade. Estes sucos inseridos na alimentação funcionam como “cápsulas liquidas” naturais e concentradas de nutrientes.

Na maioria dos casos, o consumo de sucos detox é benéfico, já que enriquece nutricionalmente a alimentação. O problema é pensar que só tomando suco detox se consegue eliminar todas as toxinas acumuladas pelos excessos alimentares e hábitos de toda uma vida. A gente quer acreditar que vai resolver nossos problemas de saúde tomando um copão de suco verde todo dia em jejum, mas poucos sabem que em alguns casos esse hábito pode ser prejudicial.

Pessoas com hipotireoidismo não devem consumir diariamente sucos com couve ou alfafa, por exemplo, pois podem interferir na doença. Quem faz uso regular de medicamentos como os controladores de colesterol, os anticoagulantes, antidepressivos entre alguns outros devem ter cuidado com a quantidade de laranja dos sucos. Muitos sucos detox tem a laranja como base, alimento que e rico em bioflavonóides que competem com alguns medicamentos diminuindo sua ação. Sucos a base de melão podem aumentar o efeito de alguns tipos de anticoagulantes – e a pessoa fica mais exposta a hemorragias – porque diminui a eliminação (desintoxicação) natural do medicamento.

Como saber se você precisa mesmo se desintoxicar? Se observe e se pergunte como está sua vida e sua saúde. A energia está baixa, sente que não está rendendo como antes, está muito acima do peso, seu intestino está irregular, seu sono está alterado? Para avaliar a necessidade de desintoxicar e saber O QUE deve ser eliminado, é recomendado procurar um nutricionista e fazer uma avaliação do seu estado nutricional, alimentação e fazer alguns exames pertinentes. A partir daí monta-se um plano de desintoxicação individualizado e você não cai nas armadilhas das dietas de revista ou de celebridades.

Para desintoxicar de verdade, é preciso saber qual a “toxina” que precisa ser eliminada em você. Assim escolhemos adequadamente quais os nutrientes necessários à sua eliminação e controlamos a alimentação para que essas toxinas não voltem a “dominar”.

Postagem anterior
Mulheres que usam XG: roteiro da moda plus size
Próxima postagem
Como organizar bonecas

Sem Comentários

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

Suco detox é bom para você?