Segunda sem carne

A ideia veio do meu filho, depois de ler um folheto em uma loja sobre a Segunda sem carne: “Podemos fazer, mãe?”. Lendo a respeito, fui totalmente convencida a aderir a campanha. O motivo principal para mim foi a questão do meio ambiente. Somos 7 bilhões de pessoas na Terra e produzir carne para todos comerem tem um impacto enorme na natureza. Segundo a ONU, “O setor de produção animal é um dos maiores responsáveis pelos mais sérios problemas ambientais, em todas as escalas, da local à global”.

 

Veja alguns exemplos desse impacto:

 

– Devido ao uso intensivo de água na cadeia de produção de carnes, um consumidor  médio de carne demanda indiretamente mais de 3.800 litros de água a cada dia. (fonte: Bureau of International Information Programs, United States Department of State, 2011).

– A produção de 1 quilograma de carne bovina no Brasil emite 335 quilogramas de gás carbonico (CO2), equivalentes às emissões de dirigir um carro europeu médio por cerca de 1.600 quilômetros. (fonte: Schmidinger K, Stehfest E, 2012)

– O setor pecuário é responsável por 14,5% das emissões de gases do efeito estufa globais oriundas de atividades humanas (fonte: FAO/ONU, 2013)

– A pecuária é responsável pela maior parte do desmatamento na Amazônia Legal (fonte: Governo Federal, PPCDAM, 2009 – pág. 34)

– 1 quilograma de carne bovina demanda, durante sua produção, o consumo de 5 a 10 quilogramas de alimentos vegetais, representando um modo ineficiente de produção e um desperdício de área plantada e de alimentos vegetais que poderiam ser melhor utilizados (fonte: FAO, 2012 – pág. 16)

– Fazendo a substituição calórica da carne consumida apenas 1 dia da semana por fontes protéicas vegetais, atinge-se o mesmo impacto positivo (em termos de mudanças climáticas) que comprar toda a comida da semana de fornecedores locais (fonte: Weber CL, Matthews HS. 2008.) Saiba mais aqui.

– Apenas um dia da semana sem carnes pode reduzir em até 5% a Pegada Ecológica relacionada a alimentos do paulistano médio (fonte: WWF, 2012, pág. 67). Imagine todos os dias sem produtos de origem animal

 

Não consumir carne um dia da semana é uma mudança de hábito simples que traz um grande impacto para o futuro que nossos filhos vão viver. Bem, imagino que você já esteja convencida, mas se ainda não estiver, existem mais motivos para aderir a campanha: os animais – atualmente, são mortos cerca de 70 bilhões de animais terrestres por ano no mundo (isso sem contar os animais aquáticos), para que possamos nos alimentar -; e a sua saúde – sabia que uma alimentação centrada em vegetais favorece a prevenção de doenças crônicas e degenerativas como doenças cardiovasculares, hipertensão arterial, obesidade, diversos tipos de câncer e diabetes?

É um dia só, não custa nada. Ou melhor, custa bem menos no bolso, você vai ver!  O site da campanha disponibiliza receitas e informações para quem quiser aderir.

 

Fonte: Segunda sem carne

fantasias para o dia das bruxas
Postagem anterior
Dicas simples de fantasias para o seu filho arrasar na festa do Dia das Bruxas
Próxima postagem
Como lidar com crianças de temperamento forte

Sem Comentários

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

Segunda sem carne