Regras básicas de segurança que toda mãe deve ensinar ao filho

1. Assegure que seu filho saiba o seu nome e o do pai, assim como o telefone dos dois tão logo ele seja capaz de memorizá-los. Mas deixe claro que ele só deve fornecer essas informações em caso de emergência.

2. Ensine-o a nunca aceitar comida de um estranho, por mais deliciosa e apetitosa que possa parecer.

3.  Explique também que ele nunca deve ir a lugar nenhum com uma pessoa desconhecida, mesmo que ela prometa um presente.

4. Se ele se perder, ensine-o que o melhor a fazer é ficar parado no mesmo lugar. Se a mamãe não voltar logo, peça ajuda para uma mãe que esteja com uma criança.

5. Explique para seu filho que as partes íntimas do seu corpo são privadas, e não devem ser tocadas por ninguém.

6. Crianças não precisam guardar segredo do pai e da mãe. Nada que o faça sentir desconfortável ou amedrontado deve ser guardado. E um adulto nunca deve pedir que a criança guarde segredo, se ele fizer isso, conte imediatamente para a mamãe.

7. Mesmo quando estiver na rua com você, oriente seu filho a maneira correta de atravessar a rua. Não apenas puxe ele pelo braço, pois ele já precisa ir aprendendo e se preparando para o dia em que começar a andar sozinho. Aquela coisa de só hoje a mamãe atravessou o sinal no vermelho não cola. Dê o exemplo e zele pela sua segurança.

8. Você pode dizer NÃO para um adulto se não estiver se sentindo confortável ou ficar com medo. Se você sentir que tem alguma coisa errada, não faça. Escute sua voz interior.

9. Explique que quando ele vir fogo, sentir cheiro de fumaça ou presenciar outra situação de perigo, ele não deve tentar resolver sozinho. A melhor coisa a fazer é chamar um adulto.

10. Avalie outros riscos que seu filho corre em sua casa – como por exemplo se vocês tiverem um cachorro ou escadas perigosas – e converse com ele sobre maneira correta de se comportar (nunca brinque com o cachorro enquanto ele estiver comendo ou só desça a escada segurando no corrimão.

 

Postagem anterior
Cantinhos de estudo para inspirar os pequeninos
Netflix_StreamTeam
Próxima postagem
Netflix - Indicações de pais para filhos

1 Comment

  1. Pry Silveira
    17 de novembro de 2015 at 17:00 — Responder

    Faltou uma regra que não é bem de segurança, mas tem a ver com preocupação da saúde. Evitar sentar nos assentos dos banheiro públicos sem proteção.

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

Regras básicas de segurança que toda mãe deve ensinar ao filho