Picos de crescimento do bebê

Seu bebê parece irritadiço e só se acalma no peito? Acorda de hora em hora para mamar? Você acha que tem algo de errado acontecendo, que talvez ele não esteja mamando bem, ou mesmo que o seu leite já não seja o suficiente … Muita calma. Os bebês são seres novos nesse mundo e estão se adaptando pouco a pouco, mas pode ser que o seu bebê esteja passando por um estirão de crescimento, também chamado de pico de crescimento.

Seu bebê está crescendo; ele vai triplicar de tamanho nesses 2 primeiros anos de vida, é o crescimento mais rápido e aprimorado que terá em toda a sua vida. O primeiro grande “espetáculo do crescimento” acontece por volta da terceira semana de vida, as dobrinhas vão sendo completadas por fofura e as roupinhas que você comprou agora passam a caber perfeitamente.

Um novo pico do crescimento pode ocorrer entre o sexto e o oitavo mês de vida, e esse é o que nós, mães, sentimos mais. A rotina já estava estabelecida e você acostumada ao tanto de sono que lhe cabia. Mãe e filho felizes em um compasso quando, de repente, as mamadas passam a ser exigidas com maior frequência e você acredita estar passando por alguma pegadinha.

 

O que acontece?

Os picos de crescimento do bebê podem ser definidos como um rápido aumento de peso e altura. Sabe aquela expressão “parece que ele cresceu enquanto dormia!”? Essa afirmativa é uma grande verdade. Um dos benefícios de uma boa rotina de sono é o adequado crescimento do seu bebê. Uma grande concentração e liberação do hormônio de crescimento ocorre no início da noite, durante as fases de sono profundo.

Os picos de crescimento podem durar de poucos dias a algumas semanas, mas passam e quanto mais velhos os pequenos vão se tornando, menor a frequência e a duração. Ufa!

Existem duas grandes mudanças acontecendo: é preciso saber diferenciar o pico de crescimento dos saltos de desenvolvimento, que irão ocorrer na maioria das vezes em momentos diferentes, sendo o primeiro físico e o segundo mental. Vamos falar de saltos do desenvolvimento em um outro post, ok?!

 

Quando acontece?

De acordo com as Sociedades e Associações de Pediatria de vários países (unanimidade), os períodos onde o há estirão do crescimento são:

  • 7º ao 10º dia de vida
  • 3a a 5a semana de vida
  • 5º ou 6º mês de vida
  • 9º mês de vida
  • 12º mês de vida

Os picos continuarão acontecendo no decorrer do crescimento da criança, incluindo a adolescência, onde mudanças físicas e emocionais serão mais fáceis de identificar.

 

pico-de-crescimento-bebe_62377051

 

Como saber se o que está acontecendo é pico de crescimento?

Os três principais sintomas/sinais são:

  • Um aumento da fome – exigindo maior frequência das mamadas
  • Sono mais profundo à noite e várias sonecas mais curtas durante o dia
  • Temperamento mais irritadiço do que o habitual

A frequência e intensidade desses sintomas podem variar de um bebê para outro, mas todos eles são reconhecidamente indicadores de um pico de crescimento em bebês.

 

Fraldas cheias e molhadas e roupas mais apertadas são sinais evidentes de que seu bebê está mesmo em um pico de crescimento. Se a demanda continua aumentada, mas você acha que seu bebê não está crescendo o tanto que deveria, busque ajuda do pediatra. Podem existir outros motivos em que você tenha os mesmos padrões e sinais de um pico de crescimento. Se houve alguma mudança ou grande alteração na rotina familiar, no ambiente que tenha alterado o “padrão normal” do bebê, é possível que você obtenha melhora com um simples ajuste nessa rotina e uma dose extra de paciência.

 

Dicas para sobreviver:

  • Sempre que puder, aceite ajuda. Qualquer ajuda.
  • Liste suas prioridades e no topo da lista lite “comer” e “dormir”.
  • Beba bastante água e mantenha-se hidratada.
  • Coloque o bebê para dormir perto ou peça para alguém trazer o bebê até você nesse período.
  • Paciência e uma dose extra de amor extremo.

 

template_crescimento

 

 

 

Crédito das imagens em destaque via Shuterstock

Postagem anterior
Músicas em homenagem aos pais
Próxima postagem
Como proporcionar segurança e autoestima para o seu filho

3 Comentários

  1. 10 de agosto de 2015 at 20:58 — Responder

    Adorei as dicas!!

  2. Celio
    10 de agosto de 2015 at 22:13 — Responder

    Que absurdo! Nenhuma criança triplica de tamanho em 12 meses. Imagina um bebê com 1 ano e 1,4m de altura!!

    • Patricia
      12 de agosto de 2015 at 20:43 — Responder

      Oi Célio,

      valeu o alerta, na hora de colocar 24 meses acabei errando. Já está atualizado.

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

Picos de crescimento do bebê