Passo a passo para uma gravidez segura

Estar grávida é uma experiência única. Algumas mulheres ficam ótimas, outras enjoam. Algumas ficam cheias de energia e outras querem um guindaste para levantá-las da cama. Algumas passam a ter ojeriza ao feijão que tanto amavam \o e outras passam a gravidez querendo comer o pé da mesa. Enfim… Vocês sentem o drama. Cada gestação é composta de um sem número de pequenas sensações, sentimentos, dramas, desejos e necessidades.

Ainda assim, existe um passo a passo que toda gestante deveria seguir para se sentir segura. Não só segura no sentido de saudável, mas também com a mente sã e a felicidade em dia.

 

  • O primeiro passo é achar um obstetra para chamar de seu. No post Achando o obstetra ideal a gente te ajuda nesse caminho.
  • Esse obstetra vai te ajudar no seu pré-natal, que nada mais é do que um acompanhamento médico regular. Por meio deste acompanhamento é possível detectar e tratar precocemente condições de risco ou até mesmo doenças que possam comprometer mãe e filho. Não deixe de ler o post Lista de perguntas para o obstetra na primeira consulta.
  • Cerque-se de pessoas que vão te ajudar a se informar sobre gestação, parto e maternidade. Pode ser uma doula, um acompanhamento psicológico, um grupo de amigas próximas, sua irmã que já é mãe. Leia bastante sobre o assunto e o Mundo Ovo pode ser sua fonte de informações, claro!
  • Um plano de parto ajuda a futura mamãe e não sofrer intervenções desnecessárias e a ter em mente o que gostaria ou não gostaria que acontecesse em seu parto. Aqui você acha um exemplo de modelo de parto.
  • Controle a ansiedade. É difícil eu sei. São muitos questionamentos e o final da gravidez é um pulo para o desconhecido. Ainda assim, a ansiedade é inimiga de uma gestação segura. O post 8 dicas para acabar com a ansiedade na gravidez pode te dar boas armas.
  • Faça exercícios. Sim, eu sei, dá preguiça. Mas se existe uma hora para combater a preguiça, a hora é essa. Não precisa ser musa fitness com barriga de grávida tanquinho (por favor, apenas não!), mas precisa fazer exercícios pelo menos 3x por semana. Hidroginástica, pilates, caminhadas leves. Fale com seu obstetra e mexa-se. Não só vai te ajudar a manter o peso sob controle, mas vai te dar mais energia e manter a ansiedade longe.
  • Não, não existe poupança do sono e nem nada parecido. Mas descansar é importante para que você se mantenha saudável. Eu sei que existe muito a preparar, mas descansar com os pés pra cima evita inchaço, dormir ajuda a manter a adrenalina no seu lugar, é bom e você vai sentir muita falta disso nos primeiros anos da sua vida. Ponto.
  • Não se arrisque. Não existe convicção nessa vida que valha a pena se isso significa colocar a sua saúde ou a saúde do seu bebê em risco. E esse é o tipo de conselho que vai te valer pro resto da vida a partir de hoje. (Sim, mães passam a ser MUITO mais cautelosas. Ou pelo menos, deveriam.)
  • Seja feliz. Comemore. Saia com as amigas, faça um chá de bebê, viaje com seu marido para um lugar romântico, crie encontros mensais com um grupo próximo de amigos por qualquer motivo, vá a praia, ande descalça, medite no mato. Faça coisas que te deixem feliz. Porque estar grávida é das maiores bênçãos que você vai experimentar nessa vida.

PS: Esse texto está cheio de links e você deve perder um tempinho para clicar neles. Eles são versões estendidas de tudo o que eu estou falando aqui e podem ser uma boa fonte de informações. E não deixe de nos escrever.

 

Postagem anterior
Criando um menino feminista
Próxima postagem
Calça jeans para gestante: quais modelos comprar e como adaptar a sua

1 Comment

  1. Tatiana
    7 de junho de 2016 at 16:05 — Responder

    Olá,
    Sou uma recem chegada ao mundo das gestantes.
    E esse senho que realiza foi muito quisto pela familia.
    Vcs foram, de longe, o melhor lugar e com a linguagem mais legal sobre o assunto.
    Continuemm…
    Vou acompanhá-las pelo menos pelos proximos 7 meses..
    Gratidão pela disposição.

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

Passo a passo para uma gravidez segura