O que fazer em casos de diarreia

Ninguém gosta muito de falar sobre o assunto, mas a verdade é que todo mundo já teve diarreia. Eu, você, meu filho, minha avó, o seu vizinho e até aquela atriz de sucesso. E mais de uma vez.

Mas apesar de comum, a diarreia gera muita preocupação. E não poderia ser diferente: ela é a segunda maior causa de mortalidade infantil, matando mais crianças do que a AIDS, malária e sarampo juntos, de acordo com as informações do relatório “Diarreia: Por que as crianças continuam morrendo e o que pode ser feito”, divulgado pela UNICEF e pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Mesmo sendo muito comum, nós, mães, temos muitas dúvidas sobre o que fazer quando nosso filho apresenta um episódio da doença. Antes de responder a essa pergunta, é necessário entender um pouco melhor sobre o quadro.

 

O que é diarreia?

A diarreia é um sintoma comum de infecção gastrointestinal que pode ter várias origens (por vírus, bactéria ou parasitas). Os principais sintomas são fezes amolecidas ou líquidas e várias idas ao banheiro. Se seu filho estiver passando por isso, a primeira atitude é não tentar parar a diarreia. Ela é uma resposta de defesa ao ataque de micro-organismos e, por isso, o ideal é deixar o corpo eliminar o invasor. Um episódio de diarreia pode durar até duas semanas e a incidência varia de acordo com a época e a idade da criança – ela é maior até 2 anos e costuma a decair com a idade.

 

Como tratar?

Uma vez que não se pode parar a diarreia, é muito importante manter a criança hidratada durante toda a perda de líquidos e cuidar da regeneração do intestino dela. Para isso, é essencial:

 

  • Evitar a desidratação dando muito líquido e sais de reidratação oral ao seu filho após cada evacuação diarreica.
  • Realizar a reposição de zinco para regenerar a parede do intestino que foi lesada. – isso, para mim, é uma super novidade! Nunca havia ouvido falar sobre a administração do zinco em casos de diarreia, mas essa é uma recomendação da OMS! Consulte seu pediatra a respeito.

 

É possível prevenir?

Sim, e é muito simples! De acordo com a OMS e a Unicef, vacinar a criança contra rotavírus e sarampo, amamentar exclusivamente os bebês e lavar as mãos das crianças com água e sabão – além de, claro, tomar cuidado com a água e os alimentos ingeridos já ajuda muito na prevenção. E não se esqueça de sempre consultar seu pediatra nos primeiros sinais de doença!

 

tema_patrocinado_mundo_ovo

Esse post teve o patrocínio de BioZinc.

BioZinc é um suplemento alimentar à base de zinco, com sabor agradável ao paladar das crianças, e não possui corantes ou açúcar. Converse com o seu pediatra sobre os benefícios do zinco para a saúde do intestino e nunca administre um medicamento sem indicação médica.

 

*Crédito da imagem: Shutterstock

Postagem anterior
Terrible twos: 10 coisas que acontecem quando se tem uma criança de 2 anos
Próxima postagem
Como organizar uma festa ao ar livre

Sem Comentários

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

O que fazer em casos de diarreia