Meu filho de A a Z

Faz um tempo que eu venho usando mais e mais adjetivos na minha vida. Não sei se foi a chegada do meu filho, se é o contato diário com a labuta do “escrever”, mas é fato que tenho buscado nas palavras tudo o que eu sinto, sentimentos bons e outros não tão legais assim. E coincidentemente ou não, me perguntaram essa semana como eu descreveria o meu pequeno. Uma palavra é pouco, o alfabeto inteiro é pouco … Abaixo uma descrição simples (hahahaha) do meu filho.

 

Atenção! Post cheio de baba de mãe. <3

 

filhoA

 

moroso – sim é piegas, mas também é a mais pura verdade. Quem tem filho sabe que só tendo um (ou 2, 3) filho para saber. Quanto mais amor eu dou, mais amor volta. É um amor que não para de crescer e me surpreender, assusta até.

 

 

Birrento – Quem ainda não passou por isso não sabe o que é ter os pelos do pescoço arrepiados e ao mesmo tempo lágrimas nos olhos e dor no coração. Dá raiva, mas também dá dó. Eles nos testam a cada minuto e quando não esperamos. Aviso: quem acha que só acontece depois dos 2 anos de idade, melhor abrir o olho.

 

Aalfc

 

orajoso – crianças não tem medo de nada. São corajosas e se aventuram pelo mundo que ainda não conhecem. Desbravar a terra (literalmente) e me proteger de um dragão malvado são seus maiores feitos. “É só de mentirinha mamãe!” diz ele quando finjo ter medo de fantasmas ou vilões; ou “confia em mim”, quando digo que algo como usar uma cadeira para subir na estante é muito perigoso.

 

Desafiador – o maior desafio que ele me dá é o de fazer de mim mesma uma pessoa melhor, todos os dis. Filho é a mudança que precisamos fazer e que talvez nunca fizéssemos se eles não existissem.

 

Aalfe

 

xaustivo – ser mãe é dormir com um olho aberto e o outro fechado, algumas nem dormem. “Mãe, mãe,…” mãe é nome doce e cantado aos quatro ventos. Cansa estar tão disponível todo o tempo.

 

 

Feliz – um sorriso sempre baila em seu rostinho, seja um sorriso sapeca ou um sorriso de estar de bem com a vida. Simples assim, como a vida de toda criança deveria ser. Não preciso pedir mais.

 

 

 

eneroso – Ele sabe dividir, emprestar e o faz sem que a gente (que é mãe) precise ficar insistindo. E sempre oferece aquilo que recebe, mesmo que seja um único biscoito. Me enche de orgulho. Perguntam como eu fiz para ter um filho tão educado, a minha resposta sincera? Eu não sei. 

 

 

Habilidoso – Meninos tendem a ser desengonçados e a ter poucas habilidades manuais. Por aqui os desenhos não são lá uma Brastemp, mas o que ele faz com massinha me surpreende.

 

 

Aalfi

nocente – sim, as crianças são inocentes e honestas. Meu filho acredita e isso basta para criar momentos que vão ficar para sempre em nossas memórias. Sim eu tenho medo que se aproveitem dessa inocência. Vigiarei o quanto puder.

 

 

 

Justo – difícil ver uma criança entender tão bem o conceito. Meu filho consegue ser imparcial e fazer o que é necessário 99% das vezes.

 

 

Lindo – toda mãe acha o seu filho lindo (mas o meu é mesmo!), e esse adjetivo não poderia deixar de fazer parte da minha lista. Vai me dar trabalho o moleque.

 

 

Aalfm

 

oleque – pum, xixi e coco fazem parte de seu vocabulário diário. Como um bom moleque, tem roxos por toda a perna e coleciona arranhões.

 

 

Nervosinho – Nem posso reclamar muito, porque eu acho que grande parte dessa “característica” vem de uma habilidade que eu também não tenho, a impaciência. Ele quer tudo para ontem e quando não consegue fazer ou desempenhar como imaginava, fica nervoso que só, podendo chorar ou simplesmente fazer cara feia. Eu acho graça e tento fazê-lo entender o que está sentindo.

 

 

Objetivo – com ele é 8 ou 80, tá bonito ou feio, escuro ou claro. Sem rodeios, ele chega e fala, pede. Você pode ficar em maus lençóis, mas também pode se surpreender. Eu simpaticamente digo que ele é objetivamente expontâneo.

 

 

Aalfp

 

ersistente – “água mole em pedra dura tanto bate até que fura” e “ele vai te vencer pelo cansaço” são duas frases que ilustram bem essa característica do meu pequeno. Ele não desiste, insiste e em algumas (poucas) vezes, me vence.

 

 

Questionador – de um dia para o outro uma quantidade sem fim de perguntas é disparada. Eu resisto, mas tem dias que o “porque sim” vence.

 

 

Aalfr

isonho – sempre tem um sorriso no rosto. Raramente acorda de mau humor. Uma virtude.

 

 

 

 

Sapeca – uma foto define. Ele estava construindo uma nave espacial.

 Adam_sapeca

 

Aalftagarela – para quem se lembra da Emília do Sítio do Pica-pau Amarelo, o Adam é igual ou pior. Incapaz de brincar de jogo do silêncio e de frear qualquer ideia maluca que venha em sua cabeça. Se não tem nada para dizer, fala em alto e bom som a palavra “pum” e sozinho já começa a rir. Quando ele não está em casa, um silêncio se instala e apesar de gostar desses momentos, sinto falta.

 

 

Único – cada filho é um filho mesmo nascidos de mesmos pais e criados de mesma maneira.

 

 

Aalfv

 

ivo – elogio maior é dizer que meu filho é tão vivo. Em bom português, as pessoas diriam que ele é um espoleta.

 

 

 

Aalfx

 

 da questão – é que esse alfabeto vai mudar e talvez eu me perca nas letras, mais ainda nos sentimentos. Acho que vou fazer desse post um exercício anual.

 

 

 

Aalfz

 

eloso – um menino muito atento e amoroso. Sempre tem muito cuidado com os menores e aqueles que ama.

 

 

 

 

Escolha 5 letras do alfabeto e descreva o seu filho também  🙂

 

 

Crédito da imagem “alfabeto” em destaque via Shutterstock

Postagem anterior
Eles querem trocar fraldas
camisola para maternidade
Próxima postagem
Camisolas lindas para usar na maternidade

1 Comment

  1. Thays
    17 de Março de 2015 at 10:07 — Responder

    Amoroso e birrento tbm foram minhas primeiras palavras para definir meu Xuxuzinho… Kkkkk…

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

Meu filho de A a Z