Meningite B – Vacina contra o meningococo B

Você já teve ter ouvido do seu pediatra ou da mãe de um amiguinho do seu filho que uma nova vacina contra meningite chegou ao Brasil, e se pergunta se o seu filho já não está protegido contra essa terrível doença. Aqui em casa a notícia veio em forma de carta que recebi do pediatra do meu filho e que tive autorização de compartilhar com vocês. O que há de novo?

“O meningococo é uma bactéria que causa a meningite, doença potencialmente grave, e, como em uma família, apresenta vários “membros” diferentes. estes diferentes “membros” são chamados de sorotipos e designados por letras: A, B, C, W, Y e X. Cada um destes sorotipos apresenta imunidade específica, ou seja, se você foi vacinado contra o tipo A, somente estará protegido contra o tipo A. O mesmo vale para os outros sorotipos.

No Brasil o sorotipo C responde por aproximadamente 75% dos casos e o B por 25% (chega 40% no sul do país). Outros sorotipos são muito raros. A vacina contra o tipo C está disponível há 10 anos e é bastante eficiente; a vacina contra ACWY é muito recente e acrescenta pouco em termos de proteção.

Pela primeira vez a ciência conseguiu uma vacina contra o meningococo B, já testada e aprovada na Europa há 2 anos e nos Estados Unidos há 6 meses. Tal vacina se constitui em uma importante aquisição em nosso armamentário contra o meningococo e todas as pessoas menores de 25 anos devem ser vacinadas:

Até o primeiro ano de vida: aos 2 / 4 / 6  meses

No 1º ano: 2 doses com intervalo de 2 meses entre cada dose e uma terceira dose aos 3 anos de idade

No 2º ano: 2 doses com intervalo de 2 meses entre cada dose

Os efeitos colaterais são os habituais: dor, inchaço ou vermelhidão no local e febre e podem ser minimizados com compressa gelada e antitérmicos.”

Pesquisando mais um pouco e revendo a literatura médica disponível, que o tipo B é um dos principais causadores de meningite bacteriana no mundo, de cada dez casos, dois são fatais.

 

Converse com o pediatra do seu filho.

 

Nota: A vacina não faz parte do calendário de vacinação do S.U.S. (Sistema Único de Saúde) e só é encontrada em clínicas particulares.

Chá da revelação do sexo do bebê
Postagem anterior
Lindos bolos para o "Chá da revelação do sexo do bebê"
Próxima postagem
Agenda cultural no Rio de Janeiro

Sem Comentários

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

Meningite B – Vacina contra o meningococo B