Ligeiramente grávida! Sinais e sintomas da gravidez

Muitas de nós tentamos engravidar deixando de tomar pílula e praticando o sexo sem proteção com dedicação. 🙂 E a cada vez que o exame não dá positivo, vem uma tristeza e um questionamento. O que a gente não sabe ou percebe é que não ovulamos todos os meses – especialistas relatam que ovulamos apenas 9 dos 12 meses do ano. Então, pode ser que naquele mês que você tentou muito, nenhum óvulo tenha sido liberado. Mas a gente quer ser mãe e não desiste nunca, continuamos tentando até ver os sinais que comprovam que a resposta pode ser SIM! Então aqui vai um checklist dos sinais e sintomas da gravidez que podem colocar um sorriso bem grande no seu rosto.

 

Falha ou atraso menstrual

Acaba sendo o primeiro indicador de gravidez, principalmente se estamos contando os dias para a menstruação não vir! Era o meu caso. Mas não confie só nesse sinal, cara amiga, os tais hormônios que correm em nosso corpo podem nos pregar uma peça.

 

Cansaço mesmo após uma ótima noite de sono

Eu senti sim um cansaço bem grande, mas confesso que nunca tive noites maravilhosas de sono. Se o sono chegar logo após o almoço e você somar o fator anterior, acredito que ao fazer o exame o resultado vai ser POSITIVO! O motivo de tanto cansaço é porque a fábrica já abriu e estamos fazendo um bebê, assim, os níveis hormonais, especialmente o de progesterona, estão mais altos, e como eles agem diretamente nos sistemas nervoso, respiratório e cardiovascular, o resultado é a fadiga e a sensação de um sono que não passa.

 

Emoção à flor da pele

É melhor ir se acostumando, a partir do resultado positivo, nossos olhos se abrirão em rios de lágrimas como as cataratas do Iguaçu. Ficamos extremamente sensíveis e um tanto irritadiças #bipolar. Alternamos lágrimas derramadas por um comercial na TV com uma explosão de ira por uma gota de leite derramada em uma fração de segundo. Meu conselho é contar até 20 ou andar com uma camisa com os dizeres “não mexa com quem está quieto” ou simplesmente “fabricando uma pessoa”. Respire fundo, vai melhorar, mas não vai passar 🙂

 

Melhor amiga do banheiro (xixi e vômitos)

As idas ao banheiro serão frequentes, seja para o xixi ou para dar cabo dos enjoos que levam muitas grávidas a vomitar. Mais uma vez são os hormônios os responsáveis.

Os altos níveis hormonais de HCG (gonadrotopina coriônica humana) são os responsáveis peolo relaxamento muscular e mexem com a bexiga. Bem no comecinho da gravidez, eles agem diminuindo a capacidade de esvaziá-la completamente e no final da gravidez, o peso do útero e do seu mais lindo bebê vai comprimir a bexiga reduzindo a capacidade de armazenamento, assim você irá ao banheiro mais vezes.

Na minha primeira gravidez eu sofri muito com os enjoos e esse foi o meu segundo sinal (o primeiro foi a ausência da menstruação). Enjoei do cheiro de jasmim, da combinação abóbora e sálvia e de um perfume do marido. O que eu não sabia era que eles não necessariamente precisam acontecer pela manhã. Algumas mulheres começam a enjoar antes mesmo da menstruação atrasar.

 

Sensibilidades nos seios

Ah, os seios! É um capítulo a parte na gravidez. Os seios ficam mais sensíveis e doloridos do que o normal – que a maioria das mulheres sente durante o período menstrual -, mas que pode gerar dúvida sobre estar ou não grávida. Eles “incham” e ficam ainda mais sensíveis ao toque, especialmente a parte do bico, até mesmo a água do chuveiro batendo pode causar um certo desconforto. Outros dois indicativos que para mim são um “palpite” mais certeiro são: a mudança da coloração da aréola e do mamilo, que escurecem, e o aparecimento de veias nas mamas. Essas alterações se devem a estimulação hormonal das glândulas mamárias já preparando-as para a amamentação.

 

 

Se você marcou um (x) para cada uma das alternativas, agora é só gritar BINGO! E correr ao médico para confirmar.

 

Crédito de imagem: Shutterstock

Postagem anterior
Dicas para prevenir estrias na pele e fissuras nos seios
Próxima postagem
Um convite de aniversário de 1 ano cheio de exigências

Sem Comentários

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

Voltar
COMPARTILHAR

Ligeiramente grávida! Sinais e sintomas da gravidez