Ioga para crianças: As aventuras do menino iogue

10501956_10206793151931226_1067047062983337796_n

 

 

Neste final de semana acontece o lançamento do livro As aventuras do menino iogue, de Antonio Tigre e ilustrações de Gustavo Peres, durante a Primaverinha dos Livros.

Antonio é uma das maiores referências da ioga em todo o país. Há 11 anos começou a ensinar crianças e desenvolveu um método chamado ioga e os jogos teatrais, em que une a sua experiência no teatro à ioga para aproximar as crianças dessa prática milenar. Passou a dar aulas para famílias, principalmente mães e filhos. Diz ele que a prática se torna o momento de integração familiar onde a criança e os pais se encontram para se conhecer e se transformar juntos.

O seu método mistura as posições da ioga com brincadeiras infantis. Nas aulas dele, tem pique-postura, menino imitando a posição do outro num jogo de “espelho”, imitação de zumbi fazendo posturas da ioga.

Antonio conta ainda que teve muitos alunos que se sentiam excluídos por serem diferentes e durante a prática aprenderam a se fortalecer e se valorizar. “Tive um aluno com 10 anos que já tinha uma hérnia na coluna lombar por estresse na escola associado a uma péssima postura na carteira. Atualmente ele não sente mais dor e conseguiu melhorar seu rendimento escolar simplesmente relaxando e se conectando com o universo interior”, diz Tigre.

E foi assim, de forma natural que nasceu o livro As aventuras do menino iogue, que conta a história de um jovem príncipe indiano em sua jornada heroica, voltada para a relação do ser humano com a natureza. No final, um suplemento didático apresenta muitas posturas e jogos que vão manter a turminha entretida. A arte do livro é de tirar o fôlego e mistura de fotografias de detalhes da natureza com ilustrações e ainda um menino iogue em forma de boneco, criado artesanalmente pelo artista Gustavo Peres. O prefácio é de Fernanda Torres, que foi sua aluna. É um livro para pais, crianças e professores.

Despertar a consciência corporal, aumentar a autoestima, a concentração e aprender a ser feliz sem precisar destruir o próximo são alguns benefícios da prática iogue. “Através da ioga aprendemos a harmonizar essas cobranças buscando o equilíbrio do corpo e da mente, aprendendo a encontrar a felicidade interior na simplicidade do momento presente”, finaliza o autor.

Além de livro, o menino iogue virou peça de teatro com direção de Arlindo Lopes e Juliana Terra. A temporada começa no início de julho, no Espaço Tom Jobim, no Jardim Botânico.

 

Confira a bela galeria de imagens

 

 

 

SERVIÇO

As aventuras do menino iogue

Antonio Tigre e Gustavo Peres (Memória Visual)

Lançamento com apresentação pocket e jogos teatrais com as crianças

6 e 7 de junho, às 15:30h | Espaço Tom Jobim | Rua Jardim Botânico 1008 | Rio de Janeiro

Preço: R$ 35,00

Postagem anterior
Cuidados no pós-parto: cinta Mama Strut
Próxima postagem
Por que as crianças mordem?

4 Comentários

  1. REGINA CELI MELLO
    25 de julho de 2015 at 0:23 — Responder

    Quero dar este livro para meu netinho de 3 meses (As Aventuras do Menino Iogue). Como posso adquiri-lo pela internet?

  2. Marcia Matos
    10 de setembro de 2015 at 8:04 — Responder

    Bom dia. Será que esse livro já é vendido em Portugal?

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

Voltar
COMPARTILHAR

Ioga para crianças: As aventuras do menino iogue