10 dicas de como aumentar a produção de leite materno e continuar amamentando seu bebê

A neura de não conseguir produzir leite materno o suficiente para amamentar nossos bebês é grande, mas só o pediatra vai poder afirmar se a quantidade de leite que você produz não está satisfazendo seu pequeno bebê. O primeiro sinal que se busca é o não ganho de peso ou a perda de peso do bebê. Abaixo você encontra as melhores dicas de como aumentar a produção de leite materno.

1 – Certifique-se de que o seu bebê tenha uma boa “pega”– está “pegando” corretamente o seu seio na hora de mamar.

  • Seu bebê precisa abrir bem a boca;
  • Necessário que ele abocanhe quase toda a aréola;
  • Queixo do bebê precisa encostar no seio;
  • Boca revertida (formato de peixinho);
  • Quanto menos da aréola estiver aparente melhor;
  • Movimento ritmado: suga, respira e engole;
  • Sucções lentas e profundas (você pode até sentir algumas cólicas uterinas);
  • Sua mão em formato C como uma concha apoiando a parte superior da mama com o polegar;
  • Língua do bebê em movimento;
  • Bebê dificilmente larga o seio.

pega_amamentação

 

2- Menos roupa e mais contato – o tal do “vínculo” é um grande estímulo para que mais hormônios (como a ocitocina) sejam liberados e aumente a produção de leite.

 

3 – Amamente – quanto mais o seu bebê mama ou suga seu seio, mais o organismo vai entender que o seu bebê precisa de mais leite. É um sistema bem equilibrado e que funciona direitinho. Continue amamentando mesmo que você ache que seus seios estejam vazios, o simples ato do seu bebê sugar é o melhor estímulo que existe.

 

4 – Menos estresse = mais leite – ansiedade e tensão aumentam a produção de adrenalina, quee acaba bloqueando a formação e a liberação da ocitocina, um dos hormônios que mais influencia na amamentação. Portanto, mantenha a calma e tenha a certeza de que tudo ficará bem. A privação de sono também é um dos principais motivos de baixa produção de leite. Procure amamentar em um local calmo e confortável, sem pressa e sem pressão.

 

5 – Nada de rotina ou reloginho – não fique contando “10 minutos em cada seio” ou que as “mamadas devem ser de 3/3h”. O melhor amigo da produção de leite materno é a livre demanda.

 

6 – Beba bastante líquido – o volume de líquidos ingerido não aumenta a produção de leite, mas garante que a mãe esteja hidratada para produzir uma ideal quantidade de leite. Recomenda-se beber de 8 a 12 copos por dia.

 

7 – Se alimente corretamente – sei que o cansaço é grande e a vontade de entrar na velha calça jeans também é enorme, mas é preciso que você tenha em mente que para produzir de 100 mL de leite materno, você gasta em torno de 85 calorias. Uma boa alimentação é indispensavel para a formação de um bom leite. A recomendacao de ingestao extra de calorias para lactantes é de 500 calorias a mais por dia.

 

8 – Ordenhe após a mamada – a ordenha (manual ou elétrica) pode ser uma ótima maneira para manter o seio estimulado a produzir mais leite. Os especialistas dizem que se deve fazer logo após a mamada para que se esvazie todos os drenos de leite de ambos os seios, mesmo que não saia muito leite. Manter o bombeamento de 5 a 10 minutos em cada mama já é suficiente.

 

9 – Busque ajuda medicinalchá na mamãe, alfafa, chá de feno grego, levedo de cerveja. Muitas são as alternativas naturais para se tentar aumentar a produção de leite materno, até mesmo medicamentos. Consulte o seu médico antes de tomar qualquer medicamento, mesmo os ditos naturais.

 

10 – Busque ajuda profissional – bancos de leite de sua cidade ou uma enfermeira de lactação são de grande ajuda. Até mesmo alguns problemas mais complexos como risco invertidos, com uma boa orientação se consegue a solução.

 

NOTA: Você não é “menos mãe” porque não conseguiu praticar a amamentação exclusiva. Não se sinta mal se após tentar todos os passos acima, seu bebê precisar de complementação. Você pode buscar bancos de leite materno e verificar a possibilidade de doações ou ainda utilizar fórmulas infantis.

 

O Ministério da Saúde (MS) recomenda que, até os seis meses de vida, o bebê seja alimentado exclusivamente com leite materno para ter um crescimento forte e um desenvolvimento saudável. A amamentação é também reconhecida pelo MS como o primeiro direito da criança após o nascimento, que a recomenda até os dois anos de vida.

Postagem anterior
Porque sim
Próxima postagem
Programação alternativa pra quem não curte Carnaval

7 Comentários

  1. Marilene Santiago
    18 de Fevereiro de 2015 at 18:31 — Responder

    Preciso de sugestões para nomes de meninas!

  2. Geovana Sartori
    19 de Fevereiro de 2015 at 0:16 — Responder

    Tenho o bico do seio invertido, na minha primeira gestação não consegui dar de mama. O que faço agora na segunda? ??

  3. Rosy
    28 de Março de 2015 at 15:30 — Responder

    tive uma bb ta com três meses nos primeiros dias meus seios eram cheios i fartos agora vejo q n está mas i estou complementando com leite. a pegada dela é boua
    no começo a saciada mas agora n mais i sinto q meus seios n enchem mas como antes.
    o q faço p aumentar a quantidade do leite i saciar minha BB???
    aguardo resposta

    • Patricia
      29 de Março de 2015 at 21:28 — Responder

      Oi Rosy,

      a me;hora resposta para essa pergunta é: sua filha vem ganhando peso nas avaliações do pediatra? Parece inquieta após a mamada? A quantidade de leite varia muito, a produção é auto-regulada pela demanda, ou seja, se a sua bebê mama muito, o organismo vai entender que precisa produzir mais leite.

  4. crislayne
    18 de Maio de 2015 at 15:46 — Responder

    Como faço para produzir leite enquanto gravida? estou com 21 semanas e sinto que meus seios ja aumentaram de tamanho, porem tenho medo de não produzir leite. Esta e minha segunda gravidez a oito anos atras tive meu filho lindo e produzi pouco leite, pois tive que complementar com leite artificial ja na maternidade, tenho medo de que aconteça novamente. Posso fazer uso de algum medicamento ou metodo para estimular minha produção de leite, para quando minha bebe nascer eu possa suuprir sua necessidade de leite?

  5. gislaine
    30 de Abril de 2016 at 0:54 — Responder

    Olá tem algum problema se a bombinha for manual não elétrica. Houvi dizer que a manual seca o leite pode me tira está dúvida. Obrigada

  6. 22 de Março de 2017 at 11:57 — Responder

    Gosto do Chá da Mamãe!

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

10 dicas de como aumentar a produção de leite materno e continuar amamentando seu bebê