Dicas básicas para higiene do bebê

Durante o processo de gestação aprendemos os cuidados básicos para que nossos bebês consigam sobreviver à nossa inexperiência. Obstetra, o futuro pediatra, sua mãe, as amigas, a enfermeira do curso de gestante, tem dicas valiosas para você. E, aos poucos, vai tudo se ajeitando, e você vai ficando mais experiente e segura na medida em que o tempo passa.

Aqui damos dicas da melhor forma de conduzir a higiene do bebê. Espero que seja útil!

Lavando rosto, olhos, ouvidos e nariz

  • O melhor horário de limpar/lavar os olhinhos, ouvidos e nariz do bebê é na hora do banho. Basta usar água, já que qualquer produto é abrasivo demais para a pele sensível dos bebezinhos.
  • Tenha sempre algodão a mão. A maioria das pessoas prefere aqueles em bolas. Eu sempre curti mais aquele de rolo, mas é questão de preferência.
  • Olhos: Mergulhe uma bola de algodão em um pouco de água morna; limpe os cantos do olho do seu bebê, esfregando suavemente a partir do canto interior para o canto externo. Use uma nova bola de algodão para cada olho.
  • Nariz: Limpe gentilmente em torno de cada narina para se livrar de muco. É melhor não colocar nada dentro narinas do seu bebê (incluindo cotonetes). Isto pode danificar a mucosa do nariz e provocar sangramento.
  • Orelhas: Limpe atrás das orelhas do seu bebê e ao redor do exterior de cada orelha. Tenha cuidado para não usar qualquer coisa dentro de sua orelha, porque é muito fácil causar danos. Nem pense em usar hastes flexíveis, mesmo aquelas com a cabeça mais larga: além de ser perigoso, não limpa nada, só faz empurrar sujeirinhas ainda mais para dentro.
  • Rosto: Limpe suavemente sob o queixo e pescoço do seu bebê, certificando-se de limpar entre as dobras da pele. Seu bebê pode ficar ansioso ou irritado quando tenta limpar seu rosto. Fale suavemente, cante um pouquinho para distraí-lo. Caso contrário, conforme-se e se apresse.

Lavando cabelos

  • Os bebês devem lavar a cabeça todos os dias, independentemente da quantidade de cabelos. Bebês são mais vulneráveis a infecções e por isso devem estar sempre limpinhos. Mas, se o bebê toma mais de um banho por dia, não há necessidade de lavar o cabelo mais de uma vez ao dia.
  • Como eu fazia: Segure o corpo do bebê no braço e a cabeça na mão. Deixe a mão livre para lavar. Jogue água da testa para trás. Use sua mão em formato de concha para pegar a quantidade ideal de água. Tampe os ouvidos do bebê usando os dedos polegar e médio da para que não entre água durante o banho. Como eu moro no Rio de Janeiro, eu lavava a cabeça com ela dentro da água. O banho é rápido e ela não sentia frio.
  • De outra maneira: Para quem mora em lugares mais frios, uma alternativa é deixar o bebê enrolado na toalha. Lavar a cabeça primeiro e depois de secar o bebê, dar o resto do banho dentro da banheira.

Na troca de fraldas

  • A higiene a cada troca de fraldas deve ser feita com cuidado. A pele do bebê é muito fina e ainda em formação e, por isso, absorve com muita facilidade componentes químicos irritantes presentes na urina e fezes.
  • Pediatras aconselham a usar algodão embebido em água morna para remover urina e fezes.
  • Dermatologistas e pediatras recomendam ainda que se use óleo mineral na higiene da troca de fraldas o que mantem a pele do bebê hidratada e ajuda a remover fezes mais coladas;
  • Evite dar muitos banhos com sabão pois, por mais neutro que seja, retira a barreira de proteção natural que a pele tem, ressecando a pele e favorecendo a dermatite de fralda (assadura).
  • Tanto para meninas como para meninos, o melhor é fazer a limpeza sempre no sentido dos genitais para trás, para evitar a contaminação por fezes. Em meninas, isso é ainda mais importante.
  • Eu sou uma grande advogada pelos bumbuns sem pomada. O pediatra da Vicky era 100% contra medicar bumbuns com pomadas para evitar assaduras em bebês completamente saudáveis e eu segui suas orientações à risca. Mas, para quem ainda as usa, mesmo que eventualmente, o óleo mineral ajuda a remover totalmente os resíduos de pomadas.
  • Sobre lenços umedecidos: são salvadores da pátria em muitas situações, mas como possuem componentes alergênicos, devem ser usados somente em casos de passeio. Evite enquanto estiver em casa ou na casa de familiares/amigos onde você tem intimidade para fazer uma higiene mais detalhada.

Cuidando do coto umbilical

Já fizemos um post bem completo sobre cuidados com o coto umbilical.

Cuidando das unhas

Temos um post bem completo sobre cuidados com as unhas do bebê, também.

 

Imagem destacada: Shutterstock EpicStockMedia

Postagem anterior
Tinta, massinha e giz de cera veganos
Desejos estranhos na gravidez
Próxima postagem
Desejos estranhos na gravidez

2 Comentários

  1. Suelen
    6 de agosto de 2018 at 15:46 — Responder

    Olá Camila! Tudo bem?
    Poderia me esclarecer uma dúvida?
    Como, exatamente, deve-se usar o óleo mineral na troca de fraldas?
    Ele substitui a água morna, por exemplo?
    Obrigada

    • Camila
      8 de agosto de 2018 at 15:14 — Responder

      o óleo mineral ajuda deixar a pele hidratada e ajuda a remover fezes mais grudadinhas. agua morna e sabao neutro acaba ressecando a pele. então eu alternava.

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

Dicas básicas para higiene do bebê