Cuidados com o coto umbilical

São muitas as dúvidas que povoam a mente da mãe assim que ela volta com o bebê para casa. Tudo é novo e esses pequenos primeiros cuidados, principalmente quando se é mãe de primeira viagem, por mais básicos e simples que sejam, deixam a gente de cabelo em pé. Da lista de cuidados, a limpeza do coto umbilical é uma das que mais inspira medo e cuidado.

Tem gente que torce o nariz para a aparência, mas é apenas um pedaço do que restou do cordão umbilical, que ligou você ao seu bebê, fornecendo nutrientes e oxigênio durante toda a gestação. Após o nascimento do bebê, o cordão é cortado e uma pequena sobra (2 a 3 centímetros) – o coto – fica no bebê.

Os primeiros cuidados são feitos na sala de parto pelo obstetra, que coloca um clamp (uma espécie de grampo) no coto umbilical. Antes de sair da maternidade, peça instruções claras para médicos e enfermeiras, mesmo que você não tenha nenhuma dúvida.

 

Como cuidar do umbigo do bebê e do coto umbilical?

Como o coto é um tecido morto que aos poucos vai ressecar e cair, precisamos mesmo é cuidar do umbigo do bebê e da pele em volta.

  • Lave bem suas mãos antes de tocar e manipular a área.
  • A regra número um é manter a área limpa e seca.
  • O ideal é que a limpeza seja realizada ao menos 3x/dia. (Dica: eu aproveitava a troca de fralda para ver se tinha alguma secreção, se tivesse, eu limpava).
  • Use um cotonete com ponta bem cheia de algodão e veja com o pediatra se ele recomenda o uso de álcool 70% para a higienização. A Academia Americana de Pediatria já não recomenda mais. Estudos mostraram que o coto cicatriza mais rápido quando não se faz uso do álcool na limpeza.
  • Limpe na base do coto e em sua volta, na área que o coto faz contato com a pelo do bebê, e remova pedacinhos de sangue coagulado.
  • Não se assuste se sangrar um pouquinho no início. O coto não dói.
  • Seu bebê pode tomar banho desde que não seja de imersão. O ideal é o famoso banho de esponja. Mas assim como a decisão de usar ou não o álcool 70% na limpeza, algum médicos não fazem restrição ao banho na banheira.

 

Quantos dias após o nascimento o coto irá cair?

Não force ou empurre o coto ao limpar, por mais que ele pareça estar quase caindo, ele cairá sozinho. O processo leva cerca de 7 a 10 dias para a queda do coto umbilical, e mais uma semana para cicatrizar a pele do umbigo do bebê.

Nesse período pode ser que apareça um pouco de sangue na fralda ou nas roupas – o que é normal antes e após a queda do coto.

Não se apavore se após o coto cair a secreção sanguinolenta se tornar amarelada, como na cicatrização de um joelho ralado, é assim mesmo que deve acontecer.

 

Que cuidados extras devo ter?

  • Algumas fraldas para recém-nascidos já possuem a cintura mais baixa para não ficar abafando ou roçando no coto. Esse modelo de fralda é ideal para esse momento do seu bebê. Se o modelo que você já comprou não possui essa vantagem, vale dobrar o cós da cintura e prender com fita adesiva hipoalergênica.
  • Diminua o atrito na área de modo geral e opte por roupas que deixem o umbigo respirar sempre que possível.
  • Observe a fralda com mais frequência para não deixar que urina e fezes “migrem” para o coto.

 

O que pode acontecer?

Além da limpeza, é preciso ficar atento aos casos em que o coto sangra com frequência, inflama ou tem secreções. É raro, mas pode acontecer, então fique atenta aos sinais:

  • Vermelhidão e inchaço no local;
  • Eliminação de secreção purulenta;
  • Sangramento de cor vermelho vivo;
  • Febre;
  • Seu o bebê chora ao ser tocado na área afetada.

Comunique ao pediatra imediatamente caso você note que a área pode estar infeccionada.

 

ATENÇÃO!

Sabe aquelas simpatias de vó para o umbigo cicatrizar e ficar “bonitinho”? “Põe uma moeda”, diz um. “Amarre a barriga do bebê com uma faixa”, sentencia outro. Não use nada que não seja recomendado pelo pediatra. Você pode fazer aparecer um problema que não existe.

 

 

 

Crédito de imagem destacada via Shutterstock

Postagem anterior
Crianças autoritárias
Próxima postagem
História para mãe dormir

Sem Comentários

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

Cuidados com o coto umbilical