O que fazer com as crianças nas férias? Colônia de férias caseira é a solução!

Entramos oficialmente de férias no dia 19/12/2014 e até o primeiro dia de aula de 2015 chegar serão 45 dias. Haja tempo, criatividade, paciência e dindin para aguentar os pequenos dentro de casa! A gente se pergunta o que fazer com as crianças nas férias? Não me anima a ideia de deixar o Adam em uma colônia de férias o dia todo, e por todo o período de férias. Nessas horas, agradeço a flexibilidade que o meu trabalho me dá para assim poder ter “férias” também em algumas partes do dia. Semana passada ele ficou meio período em uma colônia de férias junto aos amigos da escola, mas agora, o meu planejamento inclui: vida ao ar livre pelas manhã e atividades com amigos na parte da tarde.

Para entreter os pequenos, já pesquisei um tanto de brincadeiras, algumas agitadas e outras de “volta a calma” como costumamos dizer. Divido com vocês o plano de atividades da minha colônia de férias caseira.

 

Atividades agitadas:

Se o seu prédio tem um playground ou se você mora perto de uma pracinha, a ideia é levar giz, bolhas de sabão e alguns brinquedos que não sejam facilmente perdidos. Mas se a criançada tiver que brincar dentro de casa, aqui vão algumas ideias bem bacanas para garantir a diversão:

  • Corrida de obstáculos – as crianças (e você) vão se divertir e rir muito quando ficarem presas. Você pode fazer com um grau de dificuldade adequado para a idade do seu filho e dos amiguinhos dele. O tutorial está aqui.

spiderwebcourse

 

  • Torre do castelo – Nem preciso dizer que as crianças se divertem mais desmontando LEGOS e qualquer outro brinquedo do que montando eles em si. Aqui você vai precisar de copos plásticos de cores diferente ( em quantidade suficiente para que cada criança “construa” o seu Castelo), bolinhas de papel e bonecos de brinquedo. Funciona assim, cada criança pode tentar derrubar o Castelo de outra com uma bolinha de papel ou soprando de uma certa distância. Ganha quer tiver mais copos de pé.

copos_castelo

 

  • Pista de corrida – Aqui não tenho carpete (Amém!) e fizemos a pista de corrida com as minhas queridinhas washi tape.

fun-for-kids-rainy-day-crafts-activities-best-ideas-2

 

  • Galeria de arte – Você já deve ter visto essa atividade em milhares de painéis do Pinterest e não é à toa. A ideia é muito boa e mantém a casa limpa e a mente sã. O saco plástico preso com fita adesiva impede que a tinta vase e manche qualquer parte da sua casa ou do seu filho, ao mesmo tempo que mantém a sensação e a liberdade de estarem pintando com os dedos.

pintura_coloniadeferias pintura2_coloniadeferias

 

Volta a calma:

Um filme é sempre uma boa pedida. Eu já arrumo vários colchonetes no chão da sala e a criançada se espalha, alguns até conseguem dormir.

Lanche:

1) Deixe sempre uma garrafa de água ou suco no local onde as crianças estão brincando e com copos que não quebrem. As crianças brincam e com esse calor acabam suando muito, é importante mantê-las hidratadas.

2) Vários lanches leves, em pequena quantidade devem ser oferecidos: queijo em cubinhos, cenoura, biscoito de polvilho, frutas já lavadas e higienizadas, gelatina

3) Na hora do filme a pipoca é um clássico que deve ser servido, risos. Esqueça o microondas e use a panela.

4) Dependendo da idade do seu filho e dos amiguinhos dele, monte uma pizzaria caseira. Eu forro a mesa com uma toalha plástica e já coloco um pouco de massa na frente de cada criança. Os recheios e molhos devem estar porcionados (você vai me agradecer por essa dica) e pense em coberturas que possam tornar a pizza mais divertida: ovos cozidos em roletas, milho, azeitonas… Cada um faz a sua pizza do jeito que quiser.

 

shutterstock_pizzakids

 

As imagens utilizadas nesse post foram do Shutterstock 

 

 

Postagem anterior
Como calcular a data provável do parto
Próxima postagem
Acessórios para servir lanche para as crianças em casa

Sem Comentários

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

O que fazer com as crianças nas férias? Colônia de férias caseira é a solução!