Cantinhos de estudo para inspirar os pequeninos

Os cantinhos de estudo na primeira infância, quando nossos pequeninos ainda não estudam de verdade, são mais pequenos oásis; uma experiência deliciosa para que eles possam desenhar, pintar, brincar com números e palavras. A maior parte dos cantinhos fica no quarto das crianças, mas você pode usar um espacinho embaixo da escada, um canto da sala de estar, dividir o seu escritório ou qualquer pedacinho que esteja dando sopa no seu lar.

Aqui fizemos uma galeria de inspirações para que seu pequeno se sinta à vontade para criar, ser feliz e, principalmente, desenvolver boas lembranças para quando tiver que colocar a mão na massa de verdade.

 

charming-room-desk5

 

Como você pode perceber de cara, o espaço que eles precisam efetivamente é muito pequeno. Uma coisa é certa: precisa de uma mesinha e cadeira infantil. Se for investir em marcenaria personalizada, faça uma bancada confortável e considere a altura adequada para a idade.

 

kidsroom1_01_SUP_HH_JN08.kids

 

Se o quarto tiver um tema, considere inserir elementos no cantinho para que haja uma unidade. O quarto acima é bem feminino com carinha de fashionista, então a cadeira tem cor de chiclete, o quadro com uma sacola e um vestido pendurado dá um toque romântico e atual.

 

colorful-study-room

 

Esse cantinho super contemporâneo conta com móveis de design, marcenaria personalizada, espaço para livros e gaveteiro que faz às vezes de mapoteca guardando o material do pequeno artista.

 

cfd79043ea7977e76944334e833957a5

 

Achei a composição bonita, mas na real achei a estante muito alta (prefiro que eles tenham tudo ao alcance das mãos) e as duas cadeiras para duas crianças me parece excessivo para o tamanho individual da mesa. Mas adorei o tapete em zig zag preto e branco.

 

enhanced-buzz-30529-1365179488-7

 

Para pequenos espaços essa escrivaninha que abre e fecha mantém tudo organizado e compacto. Mas atenção: escolha assentos com encosto; devemos sempre pensar na ergonomia em primeiro lugar.

 

e21f0ae386c6b7313f561bff30cf3468

 

Como eu mencionei antes, os cantinhos para estudo podem e devem estar integrados ao quarto dos pequenos. Aqui o quarto é bastante amplo e a mesinha com cadeira fica bem no centro de tudo. O móvel com gavetas que fica em frente serve muito bem para guardar todo o material de artes e escolar dos pequeninos.

 

0907fd4f5119310457ba606e6dd42b86

 

Estou muito afim de fazer esse rolo de papel no quarto da minha filha. Mas confesso que tenho dificuldades de achar que parede de lousa em um quarto de crianças seja uma boa ideia. Não curto a ideia dela ficar inalando giz com frequência, por conta da alergia.

 

8e48fc932c97ac41a9534cf7d852cb97

 

Outra linda ideia são os adesivos em forma de molduras. Assim a arte das crianças pode ficar sempre em destaque na parede do quarto. Use washi tape ou fita crepe para prender e assim a parede nunca vai estragar.

 

nordic-girl-room-wood3

 

Viu o que eu falei sobre um cantinho embaixo da escada? O decór aqui tá meio minimalista nórdico demais para o meu gosto, mas toques de cor e detalhes pessoais darão mais vida ao ambiente.

 

Veja aqui nossa galeria com outras inspirações de ambientes.

 

 

Acessórios

Aqui em cima você viu muitos ambientes completos de cantinhos de estudo e detalhes deliciosos para tornar esse espaço confortável e feliz. O maior desafio para manter o ambiente sempre organizado é conseguir controlar a quantidade de canetinhas, lápis de cor, giz de cera, carimbos, colas, tesouras e outros apetrechos. É também ter lugar de sobra para que o pequenino se movimente entre a mesa de desenho, lousa ou rolo de papel, mesinha lateral. E, por fim, dar um toque pessoal que deixe o espaço cheio de personalidade.

 

T115.2e

 

Quadro com alfabeto ilustrado para os apaixonados por palavras.

 

T115.2b

 

Letras de madeira bem grandes também incentivam o aprendizado.

 

S34.2g

Um armário ou estante com portas garante um ambiente sempre arrumado e com lugar pra tudo.

 

ff0acf2ea8f4d1f77cf91a848fa084b6

 

Latinhas de metal e quadro “peg board” guarda canetinhas e todas as miudezas em um lugar só. Outra ideia é usar aquelas sapateiras plásticas que ficam atrás da porta.

 

S34.2b

 

Estantes mais baixas me agradam, bem como os cestos que organizam tudo.

 

how to organize crayons

 

Projetinho DIY dos mais gostosos e molinho de fazer, usando papel colorido, latas de leite de 400G e uma moldura de MDF cortada sob medida em home centers. Guarda tudo e mais alguma coisa.

 

enhanced-buzz-22649-1365176783-23

 

Outra linda ideia para o cantinho de estudo é usar pranchetas  penduradas na parede para expor a arte dos filhotes. E a decoração fica sempre diferente, pois os desenhos serão sempre trocados.

 

Veja aqui mais dicas de acessórios para decorar os cantinhos de estudo.

 

vitamina C para crianças
Postagem anterior
Vitamina C, é preciso complementar?
Regras básicas de segurança que toda mãe deve ensinar ao filho
Próxima postagem
Regras básicas de segurança que toda mãe deve ensinar ao filho

4 Comentários

  1. Sandra Horta
    28 de junho de 2015 at 11:27 — Responder

    Excelentes idéias. Parabéns!

  2. Mel
    28 de Março de 2016 at 21:54 — Responder

    Olá gostei daquela escrivaninha que abre
    Qual valor?
    Ela é segura?
    Me passa tudo certinho sobre ela por favor!!!
    Ah vcs colocam?

    • Camila
      29 de Março de 2016 at 11:17 — Responder

      Mel tudo bem? Nós não somos marcenaria e nem loja de móveis. Somos um blog e esse foi um post inspiração para que as famílias possam saber quais as opções que existem. Beijo

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

Cantinhos de estudo para inspirar os pequeninos