Alimentos que favorecem a produção de muco em crianças

Crianças alérgicas seja renite, bronquite, asma são naturalmente mais suscetíveis a formar muco e quem não ainda não tirou leite e derivados da alimentaçãoo do filho nesse momento pode atirar o nebulizador.

Mas afinal o que é o muco e como ele se forma?

Para quem acha que ele é um vilão, ledo engano, a produção do muco tem um propósito. O muco é uma secreção viscosa que cobre as membranas do corpo e que contém enzimas antissépticas e imunoglobulinas, defendendo nosso organismo de vírus, bactérias e pó, ou outras pequenas partículas poluentes que tentam entrar através do nariz para o resto do nosso corpo.

O que acontece durante a gripe e os resfriados, ou em processo alérgicos, é que o muco vai se acumulando e sendo produzido em maior quantidade nas vias respiratórias para proteger o pulmão.

 

Onde o muco se acumula?

Quando produzimos muco em excesso ele pode se alojar no nariz, no peito, nos ouvidos e na garganta. Ele terá aparência mais espessa e coloração do amarelo ao esverdeado.

Quando alguém alérgico a gatos entra em um ambiente com um, o organismo libera um alerta para que seja gerado mais muco a fim de defender o organismo desse “agressor”. Esse é o mecanismo mais simples que existe e que faz parte da vida de todo alérgico, seja a gatos, poeira …

 

Como é que os alimentos entram nessa história?

  • Os leites e derivados são tidos como alimentos que ajudam a deixar o muco mais espesso. Alguns estudos já comprovam que líquidos com a mesma “textura” do leite provocam apenas a sensação de coceira na garganta, não sendo real a produção do muco. Outros mostram que nem todo leite é igual e que o consumo excessivo desses produtos que contém a caseína A2 (uma proteína do leite) e uma outra parcela da proteína, a Beta-CM-7 podem estimular mucosidade no trato respiratório. O estudo sugere que pacientes com algum tipo de problema respiratório, como a asma, que tenham a Beta-CM-7 no sangue, podem ter a produção de muco aumentada com o consumo de leite. (Esse estudo ainda não foi replicado em humanos). Mas a verdade é que não há ainda evidência científica suficiente que justifique ou embase essa teoria. Muitos médicos, especialmente os que seguem a linha homeopática ou natural, recomendam que seja retirado da alimentação.
  • Um estudo não tão recente mas bem abrangente (American Journal of Respiratory and Critical Care Medicine Fev, 2006) mostra que alimentação rica em sódio, carne vermelha e carboidratos simples (refinados) podem aumentar a produção de muco quando comparado ao grupo que teve sua alimentação rica em fibras, frutas frescas e vegetais.
  • Glúten – especialmente para quem já é intolerante ao glúten.
  • Açúcar
  • Batata, banana, milho e repolho aumentam a produção de muco de acordo com estudo da University of Maryland Medical Center

 

Alimentos que ajudam a eliminar o excesso de muco:

O primeiro passo é retirar (ou diminuir o consumo) da alimentação os alimentos mencionados acima.

Inclua na alimentação diária alimentos como:

  • Abacaxi – apesar de ser rico em antioxidantes é a bromelina (combinação de enzimas) quem faz o trabalho pesado, reduzindo a inflamação das vias nasais, diminuendo a congestão. Alguns estudo mostram que ela também é eficaz no tratamento de da bronquite e da sinusite.
  • Alho, cebola – são alimentos que ajudam a tornar o muco fluido para que possa ser liberado mais facilmente. A enzima alinase além de fazer a gente chorar muito é a responsável por esse “milagre” da fluidificação do muco.
  • Abóbora – alimento rico em antioxidantes como os carotenóides.
  • Brócolis, vagem e vegetais de cor verde escura – ricos em clorofila que atuam como antioxidante
  • Chá de camomila – rico em flavonoides atuam como agente antiinflamatório.
  • Frutas – laranja, limão, frutas vermelhas são ricos em vitamina C e antioxidantes ajudando a fortalecer o sistema imunológico.
  • Gengibre – um dos componentes do gengibre está presente em muitos dos remédios para resfriados e gripes. Consumir o alimento é uma maneira natural de fazer com que o excesso de muco seja expectorado.
  • Mel – com poderes bactericida, antiinflamatório e fungicida é um componente natural de muitos remédios utilizados comumente e que pode ser consumido (após 12 meses ou de acordo com a recomendação do pediatra) para ajudar e muito a redução e expectoração do muco.
  • Peixes como salmão, atum e sardinha – ricos em ômega 3 que é um poderoso antiinflamatório.
  • Água – o ideal é evitar o consumo de bebidas cafeinadas, chocolates e refrigerantes, pois esse tipo de bebida favorece a desidratação o que vai fazer com que seja mais difícil eliminar o muco que estará mais seco.

Dica: A temperatura que consumimos os alimentos também faz uma grande diferença. Não era à toa que sua mãe te oferecia um prato de canja ao menor sinal de gripe ou resfriado. Quando consumimos alimentos frios, o gelado ajuda a bloqueiar as vias respiratórias, enquanto que as comidas mais quentes fluidificam o muco e abrem as vias respiratórias.

 

Crédito de imagem via Shutterstock

Postagem anterior
8 (maus) hábitos na criação de filhos que ficaram ou estão para ficar ultrapassados (ainda bem)
Próxima postagem
Ziraldo cheio de novidades para os grandes e pequenos leitores!

1 Comment

  1. Kikuchi
    24 de junho de 2019 at 10:23 — Responder

    Fraternais saudações matinais, Patricia!

    Senti-me bem informado por esse teu artigo. Muito te agradeço pelos benefícios que me alcançaram por intermédio desse teu trabalho!

    Deus é contigo!

    Paz e Bem!

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

Alimentos que favorecem a produção de muco em crianças