5 maneiras de demonstrar respeito pelo seu filho

Minha irmã estava conversando comigo sobre como estava precisando conversar com suas filhas adolescentes sobre respeito. Respeito aos adultos, funcionários e professores do colégio, família e até os namorados. Seguimos falando sobre o que elas tinham aprendido na primeira infância, como isso se refletia hoje, já crescidas e o que ela achava que ainda precisavam assimilar nos próximos anos.

Nossas filhas possuem mais de 7 anos de diferença de idade entre elas, mas a verdade é que não existe idade para aprender sobre esse assunto, certo? Desde pequeninos eles devem aprender a respeitar todos. Só que respeito é uma via de mão dupla. E fiquei refletindo longamente sobre minhas próprias atitudes e se eu estava, de fato, respeitando a Victoria, pois acho que só quando elas se sentem realmente respeitadas é que conseguem reproduzir esse comportamento em suas próprias vidas.

Se você, como eu, nunca pensou em formas que poderia estar desrespeitando o próprio filho inadvertidamente, aqui seguem algumas dicas para que ele se sinta acolhido.

 

Respeite suas escolhas

Essa é clássica. Os adultos falam, decidem, opinam sobre passeios, viagem, escolhem o restaurante de domingo e o cardápio da ceia de Natal. A criança está olhando toda movimentação e ninguém lembrou de perguntá-lo o que ele acha de tudo isso. É importante incluir as crianças pequenas nas escolhas e decisões familiares, afinal elas também fazem parte da família.

 

Respeite seu silêncio

A gente enche nossos filhos de perguntas. Assim que saem do colégio a gente começa: “Como foi seu dia?” “Você se divertiu?” “Aprendeu algo interessante?”, ao invés de simplesmente dizermos: “Oi filho, mamãe ficou com saudades de você.” Esse é apenas um exemplo dos muitos em que não deixamos nossos filhos em paz, como se eles precisassem passar o dia verbalizando tudo o que fizeram ou sentiram. Sim, eles são pequeninos e queremos/precisamos saber de tudo nos mínimos detalhes, mas, de vez em quando, eles querem ser deixados em paz. Isso é respeito.

 

Respeite sua vontade

A família mal chegou na praia e já começa a corrida pra pegar onda, pra entrar na água gelada, pra sentar na areia e se sujar. Já pensou que a criança pode não querer nada disso naquele exato momento? Importante deixar a criança se aclimatar e decidir o momento certo de enfrentar o mar gelado, de mergulhar na parte funda da piscina, de fazer carinho no cachorro do vizinho, de cumprimentar a criança que mora no prédio ao lado.

 

Respeite quem ele é

Idealizações são inevitáveis. Mas é importante respeitarmos a personalidade das nossas crianças antes de tomarmos decisões acerca do futuro deles. Se seu filhote é tímido, talvez ele não queira ficar sozinho no parquinho do shopping. Se ele precisa de rotina rígida para poder funcionar, levar o filhote para sair à noite pode não ser uma boa ideia. Nossos filhos mostram cedo quem eles são e cabe a nós, os pais, aprimorar as qualidades e corrigir os defeitos. Mas, principalmente, entender como eles funcionam sem tentar mudar sua personalidade.

 

Respeite seu tempo

A manhã está corrida e enquanto você tenta dar conta de tudo nos últimos quinze minutos antes de sair porta afora, seu filho está calmamente vendo televisão de meias, sem sapatos e sem cabelo penteado. Controle o ímpeto de dar uma ordem entredentes enquanto desliga a televisão na cara dele. Perca dois segundos explicando que precisa desligar a televisão para que ele possa calçar os sapatos para vocês saírem. Explique que amanhã vocês tentarão acordar mais cedo para que ele possa assistir a um desenho inteiro, sem interrupção ou correria.

 

 

Imagem destacada: Shutterstock BlueOrange Studio

 

 

Postagem anterior
Como explicar os ataques de Paris para as crianças?
Próxima postagem
Sling à prova d'água

2 Comentários

  1. Carla
    19 de novembro de 2015 at 15:43 — Responder

    Colocando em prática hoje ao buscar na escolinha! Muito obrigada!!

  2. karina garcia
    21 de novembro de 2015 at 19:13 — Responder

    Respeito e uma grande demonstracao de amor;parabens e obrigada por abordar esse temam

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

5 maneiras de demonstrar respeito pelo seu filho