10 maneiras de estimular o seu bebê de seis meses a um ano

Esse é o terceiro post sobre estimular o bebê em seu desenvolvimento. Começamos com 10 maneiras de estimular o seu bebê até 3 meses seguido de 10 maneiras de estimular o seu bebê de 3 a 6 meses.

Muito do que aprendemos nos seis primeiros meses estimulando nossos bebês, como contato visual, cosquinhas, surpresas, carinhos, estímulos usando a palavra, são lições que devemos seguir enquanto nossos filhos precisarem de nós, somente aumentando o “nível de dificuldade” na medida em que eles crescem.

A partir dos seis meses acontecem coisas incríveis com nossos pequeninos. A maioria começa a sentar com mais segurança, outros começam a lidar com o nascimento dos primeiros dentinhos, a engatinhar e alguns apressadinhos até começam a andar.

Quando a Vicky era um bebê, minha sensação era a de ser uma observadora e que ela estava se desenvolvendo sozinha diante dos meus olhos. Mas muito dos estímulos que estamos apresentando nesses últimos posts são tão simples que os fazemos instintivamente. E é isso que eu queria deixar claro aqui: que não temos nenhuma intenção de “apressar” o desenvolvimento dos bebês, mas ajudar as famílias a identificar formas de estímulo através de vínculo e atenção.

  1. Brincando com blocos

A partir dos seis meses, bebês conseguem pegar blocos e analisá-los (e colocá-los na boca), mas ainda demora pelo menos mais uns seis meses até que eles consigam empilhar e construir. Ainda assim, eles adoram. Brincar com blocos trabalha a coordenação motora fina e habilidades como o de apertar e agarrar com as mãos.

  1. Barriguinha para baixo

Deixar o bebê de barriga para baixo é o primeiro passo para que o bebê não só engatinhe, mas desenvolva uma série de habilidades motoras. Se o bebê não gosta dessa posição, aqui vai uma boa dica para deixá-lo mais confortável. Deixe ele deitado de bruços em cima do seu peito. Fale com ele, beije, faça carinhos, deixe ele se mover, role com ele de um lado para outro.

  1. Ir atrás do que quer

Ainda sobre barriga pra baixo, uma brincadeira que pode deixá-lo curioso é: deixe dois dos seus brinquedos prediletos perto dele, mas fora do alcance e observe enquanto ele tenta pegá-los tentando se mover ou mesmo começando a se arrastar. Isso trabalha causa e consequência, estimula curiosidade, ensina os primeiros passos para começar a engatinhar.

  1. Cadê a mamãe?

Esconder o rosto com as mãos ou atrás de um objeto diverte e dá para arrancar as risadas mais divertidas do bebê. Mas também ensina o conceito de permanência, ou seja: apesar de não conseguir ver a pessoa, sabe que ela ainda está lá.

  1. Brincando com gelo

Essa eu aprendi recentemente com uma amiga pedagoga. Faça brinquedos que boiam colocando pequenos brinquedos dentro de uma bandeja de fazer cubos, encha com água e deixe congelar. Na hora do banho coloque os cubos de gelo dentro da banheira e observe o bebê tentando pegar os cubinhos dentro da água, rolando e brincando. Para incrementar você pode congelar água colorida.

  1. Fale, fale e fale mais

Embora o bebê não saiba falar, ele está ouvindo tudo o que você tem a dizer. Bebês aprendem para depois poder reproduzir os sons até finalmente aprender a palavra. Por isso continue conversando, explicando aonde vai, o nome dos objetos, o nome das coisas que ele está em contato ou enxergando ao seu redor. Vai chegar um dia em que ele vai tentar te copiar, imitando os fonemas.

  1. Engatinhe com o bebê

Em algum momento entre os 6 meses e 1 ano é provável que seu bebê engatinhe. E eu digo provável, por que alguns simplesmente pulam essa fase. Mas, caso o seu filho comece a engatinhar nessa fase, uma brincadeira engraçada é fazer um “campeonato” para ver quem engatinha mais rápido. Coloque um brinquedo na “linha de chegada” e não se esqueça de dramatizar. O mais legal é que uma brincadeira engraçadinha como essa ensina seu bebê a lidar com emoções, foco e coordenação motora ampla.

  1. Conte histórias

Ler, falando sobre as imagens de um livro e contar histórias ajuda seu bebê a desenvolver a linguagem e a imaginação. Faça da leitura uma rotina diária.

  1. Atirando tudo para todo lado

Formosura está no cadeirão. Come daqui, brinca de lá. Tudo o que ele pega com a mão para automaticamente no chão. Ele olha pra baixo e se diverte com aquilo. Você pega e devolve. A mesma coisa. Dez minutos se passam e, se você ainda não perdeu a paciência, vocês continuam dançando a mesma música. Eu prometo que é não é para te irritar. Essa “brincadeira” ajuda na coordenação motora, conceito de permanência e ainda causa e consequência. Além de ser um desafio e tanto superar velocidade e distância a cada “tacada”.

  1. Esteja presente para brincar, não só cuidar

Para as mães que já voltaram a trabalhar esse pode ser um tópico doloroso. Eu bem sei que foi difícil para mim. Mas esteja presente, e não precisa ser o tempo todo. Reserve um tempo pela manhã antes de começar os afazeres diurnos, chegue em casa no final do dia e assuma tarefas que não sejam só cuidados, mas também de brincar. Lembre-se de uma coisa muito simples: não há a menor necessidade de encher seu filho de brinquedos. Nesse ponto do desenvolvimento o melhor brinquedo ainda é você.

Leia mais: eu já falei sobre esse binômio cuidar x brincar em duas ocasiões: Mãe que brinca x mãe que cuida e Mãe que trabalha x mais tempo com seu filho.

 

 

Imagem destacada: Shutterstock S.Borisov

Postagem anterior
Nomes lindos de meninas inspirados em músicas brasileiras
Como saber se o bebê está com frio ou com calor
Próxima postagem
Como saber se o bebê está com frio ou com calor?

Sem Comentários

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

10 maneiras de estimular o seu bebê de seis meses a um ano