10 maneiras de estimular o seu bebê de 3 a 6 meses

Bebês reagem ao menor contato, carinho e gracinha; e cada reação é um aprendizado. Recentemente postei sobre estímulos de bebês recém-nascidos até 3 meses. Se existe algo que você vai perceber rapidamente é que cada mês, sobretudo nesse início, você vai se deparar com um novo bebê, novos desafios e novas necessidades.

Dos 3 aos 6 meses, o bebê está muito mais alerta e precisando da sua ajuda. Temos algumas dicas para que você o estimule a explorar o próprio corpo, novos movimentos e o ambiente onde vive.

 

1) Demonstre amor: Não se controle e deixe claro o quanto você curte a presença dele. Sorria, beije, abrace, faça carinho e cosquinhas. Contato físico forma vínculos afetivos e ainda estimula o bebê a mover as partes que estão sendo tocadas.

2) Converse com o bebê: Converse com seu filhote como se estivesse conversando com um amigo. Fale sobre o seu dia, seus planos, mostre algo em uma vitrine quando estiver passeando com ele, pergunte coisas, dê risadas. Aos poucos ele vai aprendendo mais sobre as inflexões e o seu tom de voz e passará a responder à altura.

3) Dê nome aos bois: Enquanto conversa com o bebê, dê nome aos objetos (árvore, flor, cadeira, mesa); pessoas do seu convívio (mamãe, papai, vovó etc.), animais (cachorro, vaca, formiga, passarinho) e partes do corpo (mão, pé, barriga, bumbum).

4) Barulhos: Use chocalhos e outros brinquedos que fazem barulhos para chamar a sua atenção e fazer o movimento de aproximação e tentar tocar no objeto. Compare diferentes sons como uma corneta, chocalho e um tambor, por exemplo.

5) Texturas e formas: Um bom estímulo é deixar em sua mão bichinhos e brinquedos próprios para a idade que possuam diferentes formatos e texturas. Ele vai levá-los à boca, por isso devem ser fáceis de lavar. Atividades sensoriais são dos maiores estímulos ao desenvolvimento do cérebro.

6) Deixe ele se mexer: Evite deixá-lo por muito tempo na cadeirinha, balanço, bebê conforto ou lugares que restrinjam seus movimentos. Deixe ele solto para que possa se mover e explorar o próprio corpo – mãos, pés, pernas e braços.

7) Use brinquedos educativos: além de chocalhos e brinquedos com texturas diferentes, uma das atividades mais completas é um bom tapete de atividades que estimula visão, audição e coordenação motora. Deixar ele solto para explorar o tapete é um exercício completo.

8) Leia para o bebê: Livros coloridos de pano são os melhores nessa fase, onde ele quer tocar, colocar na boca e se entreter com as cores fortes e as texturas diferentes. E, claro, vai adorar o som da sua voz e as diferentes entonações.

9) Hora de sentar: Após os três meses o bebê começa a querer ficar em outras posições que não seja deitado. Embora ainda não tenha sustentação e equilíbrio para sentar sozinho ou sequer permanecer sentado por muito tempo, deixe ele ver o mundo de outro jeito e apoie com a almofada de amamentação ou várias almofadas. Esse estímulo incentiva o bebê a mover o torso e começar a se ajustar nessa posição sem correr o risco de se machucar. Atenção: por favor, um adulto precisa estar ao lado do bebê sempre; ele não pode ser deixado sozinho nessas primeiras experiências com o sentar.

10) Espelhos na sua altura: Coloque um espelho na parede perto do rodapé para que ele possa se olhar enquanto estiver brincando. Ele não vai entender ainda que este é o seu próprio reflexo, mas vai adorar ver essa pessoinha rindo e brincando com ele. Outra opção é colocar um espelho perto do trocador para que ele possa se enxergar e perceber todos os movimentos que está fazendo.

 

Imagem destacada: Shutterstock  Dubova

Postagem anterior
Dinotrux: nova série da Netflix estreia hoje!
Próxima postagem
Dicas de segurança: Fotos de seus filhos que não devem ser publicadas nas redes sociais

Sem Comentários

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

10 maneiras de estimular o seu bebê de 3 a 6 meses