10 alimentos para melhorar a imunidade do seu filho nesse inverno

O inverno já chegou e bastou os termômetros marcarem temperaturas mais baixas para as mães temerem pela saúde dos filhos. O nariz dos pequenos dá o primeiro sinal e começam a escorrer. Crianças que frequentam creche ou estão em idade escolar não escapam ilesas dos males do inverno. Gripes e resfriados não perdoam. Veja quais os alimentos para melhorar a imunidade do seu filho e coloque-os já no seu cardápio.

 

1) Amamentar o bebê – O leite materno possui todos os nutrientes, vitaminas, minerais e a água necessária para que o bebê cresça saudável. Além disso fornece anticorpos que melhoram a imunidade do bebê contra doenças, até que seu sistema imunológico seja capaz de fazê-lo.

2) Frutas cítricas – Frutas como os diversos tipos de laranja, acerola, kiwi, morango e caju são ricas em vitamina C, antioxidante poderoso que aumenta a resistência do organismo contra infecções aumentando a produção das células de defesa para enfrentar também as gripes e os resfriados.

3) Vegetais verdes escuros – Brócolis, couve, espinafre e agrião são alguns dos alimentos com uma grande quantidade de ácido fólico na sua composição. Esse nutriente auxilia na formação de glóbulos brancos, responsáveis pela defesa do nosso organismo contra agentes invasores. São excelentes também para proteger o pulmão porque possuem substâncias anti-inflamatórias.

4) Alimentos ricos em zinco – O zinco é um dos nutrientes mais importantes dessa lista. Ele participa ativamente da síntese de células imunológicas e em sua ação de defesa contra vírus, bactérias e fungos, sendo essencial na alimentação das crianças, que têm o sistema imunológico mais frágil do que o dos adultos. Carnes, cereais integrais, castanhas, semente de abóbora e leguminosas são exemplos de alimentos ricos em zinco.

5) Gengibre – Rico em vitaminas C, B6 e com ação bactericida, o gengibre é uma raiz que possui propriedades antiinflamatórias e age por meio de seu princípio ativo, o gengirol. Sendo assim, o gengibre além de ajudar no fortalecimento do sistema imunológico, ajuda também a tratar inflamações da garganta.

6) Probióticos – São carboidratos não digeridos pelo nosso organismo mas que durante a “fermentação” em nosso intestino ajudam na manutenção da flora intestinal, mantendo a nossa microbiota (bactérias benéficas que habitam normalmente o nosso intestino) intactas contribuindo para o fortalecimento do sistema imunológico. Você encontra os probióticos nos leites fermentados, iogurte com lactobacilos, e em fibras solúveis encontradas nas frutas  e cereais integrais.

7) Alimentos ricos em ômega 3 – Esse ácido graxo essencial é um forte aliado do sistema imune e ajuda a prevenir diversas doenças devido o seu poder anti-inflamatório. Como boas fontes de ômega 3 nós temos peixes, linhaça, azeite e frutas oleaginosas como as castanhas.

8) Óleo de coco – Rico em ácido láurico e caprílico, possui atividade antiviral e antibacteriana. Os cientistas acreditam que sua ação imunológica se deve a alta concentração de ácido láurico, componente importante do leite materno humano, para o fortalecimento imunológico do bebê.

9) Alho – A alicina, substância ativa do alho confere propriedade anti-infecciosa e anti-inflamatória. Consumir cru e esmagado e a recomendação para obter o máximo desse benefício. Mas consumir cozido e adicionado ao preparo de outros alimentos também tem seu valor.

10) Água – O inverno é a época do ano em que o corpo fica bem mais seco, por inteiro (por dentro e por fora). Com o ressecamento das mucosas diminuímos também a defesa natural contra a chegada de possíveis agressores. Ofereça (e beba) água sempre, mesmo que não tenha sede. Separe uma garrafa para cada membro da família, assim você consegue controlar melhor quanto de líquido todos estão consumindo e ajude a proteger o organismo de infecções.

 

Outras dicas importantes:

  • Lavar bem as mãos – a mão é um dos principais veículos contaminantes
  • Dormir bem – quão mais cansado estamos, mais suscetíveis nos tornamos. Resfriados e gripes podem se instalar.
  • Estar ao ar livre – Ambientes fechados podem facilitar a dispersão de vírus. Ao ar livro seu filho terá contato com o sol e o ar menos pesado.
  • Tomar todas as vacinas do calendário de vacinação oficial – Assim você garante a saúde do seu filho e da comunidade a sua volta.
Postagem anterior
Produtos ecológicos para crianças
Próxima postagem
Um parquinho de shopping bem diferente

1 Comment

  1. 3 de julho de 2015 at 8:31 — Responder

    Excelente texto Patricia. Daqueles para favoritar, seja para encarar o inverno daqui ou o inverno no Hemisfério Norte. Uma nutricionista amiga me alertou sobre a questão da água a alguns anos atrás. Tenho ficado atenta com isso, especialmente porque muitas vezes perdemos a conta do quanto as crianças beberam de água. Bjo

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

10 alimentos para melhorar a imunidade do seu filho nesse inverno