Separar gêmeos na escola

Separar gêmeos na escola é uma dessas questões controversas que dividem a maternidade. Algumas famílias se mostram favoráveis a deixar os irmãos juntos na mesma turma, com a base na ideia de que os irmãos gêmeos têm uma relação diferente, pois eles vivem juntos desde a barriga e precisam da companhia um do outro de forma ainda mais intensa do que irmãos não múltiplos. E existem as famílias que apóiam essa separação de turmas, pois, apesar de terem uma relação especial, os irmãos gêmeos não são a mesma pessoa. Possuem personalidades diferentes, ideias distintas, e um padrão de comportamento que precisa se desenvolver separadamente.

Eu conheço várias famílias com filhos múltiplos e somente algumas delas têm as crianças estudando nas mesmas turmas, com expressa permissão das escolas. A experiência que eles contam é que juntos os irmãos se ajudam, ficam mais unidos e isso facilita nos estudos. Eles dividem os mesmos amigos, fazem cursos de línguas também juntos, enfim, são grudados. Tanto pais quanto irmãos parecem achar essa a situação ideal, já que eles estão juntos desde a barriga e nada melhor do que dar continuidade a essa relação.

Minha família faz parte do time que optou por separar as crianças. Julia e Luisa, hoje com 11 anos, estão em turmas diferentes desde os seis anos, quando foram para a alfabetização.

Todas as escolas que eu visitei aqui no Rio de Janeiro não permitem gêmeos na mesma turma. No início eu relutei um pouco com a ideia de separá-las, mas no final concordei com as alegações da escola que eu escolhi para elas estudarem. Elas são gêmeas idênticas, mas são seres humanos únicos. Apesar de estudarem em período integral, só ficam separadas na parte da tarde. E acho mesmo que o fato de cada uma ter sua professora e amigos, não vai “quebrar” ou esfriar a relação delas e, menos ainda, atrapalhar o relacionamento com os pais. Quando elas brigam é porque irmãos brigam e é normal e é saudável.

Hoje, acredito ainda mais que para o desenvolvimento da personalidade de cada uma é importante que elas fiquem em turmas distintas.

Mas não foi fácil. O primeiro ano foi um desastre. Elas não entendiam a necessidade de ficarem separadas e não aceitavam a ideia. Quando elas frequentavam a creche ficavam na mesma turma e era bom, então porque na escola grande não podiam?

Elas aprontaram bastante: trocavam de mochila, de agenda, de estojo, fugiam uma para sala da outra. Depois que se acalmaram e aceitaram a ideia, passamos por um período muito bom. O sofrimento diminuiu, parou o chororô e eu não fui mais chamada na escola. Elas voltaram a sorrir, passaram a amar a escola, as professoras e os amigos.

Um pouco mais pra frente, uma começou a ter ciúmes da outra por conta dos amigos. A Luisa, que sempre foi mandona, começou a perceber que a Julia tinha amigas e amigos, enquanto ela só tinha amigas. Julia começou a se desprender mais da irmã e Luisa não aceitou bem a ideia da Julia se tornar mais independente dela. Diante dessa situação começou uma enorme competição entre elas. Lá fui eu na escola conversar com a psicopedagoga.

Tudo finalmente se acertou com muita conversa. Precisei mostrar pras duas que elas têm o direito de terem seus próprios amigos, gostos diferentes e eu sempre completava com exemplos práticos da realidade de cada uma. Luisa não gostava muito das brincadeiras de “menino”, como jogar futebol ou basquete, não era a praia dela. Ela preferia levar um monte de enfeites de cabelo e brincar de cabeleireiro na hora do recreio. Por isso, ela não gostava dos meninos.

Aos poucos fomos percebendo a evolução de cada uma e as personalidades foram se desenhando. Junto com a escola, seguimos adiante incentivando o crescimento de cada uma e explorando as suas habilidades.

Hoje cada uma se destaca mais em alguma atividade e de quebra a competição entre elas diminuiu consideravelmente. Os amigos e amigas são compartilhados na hora do recreio, mas percebemos que existem as preferências. Eles participam mais de brincadeiras em grupo, assim podem estar sempre juntas como gostam. Em casa, se o dever for o mesmo, fazem juntas, mas procuramos separá-las nessa hora para estimular a concentração, que nessa idade ainda é muito precária. Na hora da leitura extraclasse gostam de dividir a cama e o livro. Ao final discutem o que entenderam e fazem um resumo mental antes de dormir.

Não me arrependo em momento nenhum sobre a decisão de separá-las. Só temos elogios ao trabalho da escola e pouquíssimas restrições. Lá no fundinho do meu coração eu não queria vê-las crescendo, seria mais fácil se permanecessem sempre pequenininhas. Mas a realidade da vida é outra e precisamos preparar nossos filhos para o mundo.

Penso que se elas ficassem na mesma turma, seria mais difícil essa transição para a segunda infância, a dependência emocional uma da outra poderia se tornar uma “simbiose” e no futuro a ida para o pré-vestibular, a escolha da carreira profissional entre outras tantas decisões de vida, seria mais difícil por não aceitarem a separação.

Penso ainda que elas poderiam crescer sendo pessoas inseguras, já que não se permitiriam fazer nada sozinhas. E muito mais do que isso, atrasaria o desenvolvimento individual de cada uma. Nessa hora me vem a cabeça a afirmação da escola: elas são seres humanos únicos! E de fato são tão iguais e ao mesmo tempo tão diferentes. E esse é sempre o maior desafio para os pais de múltiplos e consequentemente para os próprios irmãos, tão acostumados a se enxergar no outro logo ao seu lado.

Postagem anterior
Escola de DJ para bebês
Próxima postagem
Suplementos de vitaminas e minerais para gestantes

6 Comentários

  1. 27 de Janeiro de 2014 at 17:11 — Responder

    Excelente texto Mariana!A frase em que você diz:” Elas são gêmeas idênticas, mas são seres humanos únicos” já diz tudo.
    Nada é fácil. Separar irmãs, gêmeas, não deve ser moleza pra ninguém, mas tenho certeza que no caso de vocês, o amor que os une, o carinho e atenção que elas têm em casa, superam qualquer obstáculo.
    Tive a felicidade de encontrar algumas vezes suas meninas e elas são alegres, simpáticas e cheias de graça.
    Se elas servem de exemplo, são a prova real que separar na escola pode dar certo sim!

    • Mariana MPM
      Mariana Mattos
      29 de Janeiro de 2014 at 16:53 — Responder

      Monica, muito obrigada pelos elogios! Vindo de uma amiga tão querida me deixa feliz e com a certeza de que estou indo por um bom caminho. Certo ou errado nao sei, mas o fato é que até o momento tudo está acontecedendo de uma forma positiva. Beijoca

  2. Jackeline CK
    28 de Janeiro de 2014 at 4:16 — Responder

    Mariana excelente esta pauta, me identifico muito com a sua realidade hoje meus gemeos de 8 meses começaram na creche e estão juntos porém daqui dois anos vão para escola da irmã e lá todos os gemeos ficam em sala separadas. Ao ler esta pauta já sei o que me espera, parabéns pelo incentivo em dividir conosco esta tarefa de educar, ensinar e compartilhar o respeito individual. Em casa meus gêmeos brigam pelo mesmo brinquedo, pelo colo da mãe e colocá-los na creche apesar de ser o começo já percebi que estão aprendendo a dividir com outros amiguinhos estou bem confiante que será um aprendizado produtivo para todos apesar de minha família ser contra, acham q são muitos novos e deveriam ficar em casa aos cuidados dos avós. Esta sendo um grande desafio a mim mostrar esta nova opção a eles e a família. Obrigada Mariana seu texto mostrou que estou no caminho certo! Beijos

    • Mariana MPM
      Mariana Mattos
      29 de Janeiro de 2014 at 17:00 — Responder

      Jack, o mais importante voce já tem, que é confiar e acreditar na sua decisão. A creche vai discipliná-los e o melhor, eles vão entrar em uma rotina. Isso vai te dar um alívio que voce nem imagina. As meninas tambem ficaram juntas na creche e só separaram na escola grande. É tudo uma questão de adaptação e paciência. Um beijo!

  3. Marceli Vieira
    5 de Fevereiro de 2014 at 9:11 — Responder

    Adorei a matéria, sou mãe de um casal de gemeos de 6 anos e está sendo difícil esta separação para os meus também pois são muito unidos mas também penso que é preciso preservar a identidade de cada um deles em separado por isso tenho esperança que tudo vai dar certo e é para o bem deles.
    Obrigada Bjo

  4. Thais de Cassia
    24 de Março de 2014 at 17:56 — Responder

    Oi Mariana, muito bem explicado sua história, mesmo assim permaneço na dúvida, minhas filhas estão com 6 aninhos, no ano de 2013, tentamos separa las, mas não deu certo, elas adoeceram, deram muito trabalho, e consegui fazer com que elas ficassem na mesma sala. Esse ano elas estão na alfabetização, e as separaram novamente, ta complicado, eles estão fazendo um teste com as duas, colocaram elas na mesma sala, pediram uma semana para observação.
    Eu fico com um peso enorme em saber que elas podem ficar separadas novamente, mas tbm penso no desenvolvimento das duas.
    Realmente é muito complicado de se decidir.

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

Separar gêmeos na escola