Mãe na cozinha Nutrição

Qual a quantidade que meu bebê deve comer?

Por
Publicado em: 7 de fevereiro de 2014

Muita gente me pergunta como saber qual a quantidade de papinha o bebê deve comer. É difícil mesmo saber a medida, pois aos olhos de um adulto, a porção pode parecer pequena ou grande demais. 

A lista de quantidades abaixo é apenas uma referência para cada começo de fase e irá depender de cada bebê. O ideal é que o desmame parcial se dê após os seis meses de idade completos. Preste atenção se o seu filho, assim como o meu, quase não toma o suco e/ou lancha, ele vai sentir mais fome no almoço e/ou jantar, e essas quantidades talvez não sejam suficientes.

 

  • Suco

Começar com 50 ml e chegar até 120 ml.

  • Início da alimentação pastosa

Começar com uma a duas colheres de sopa e aumentar gradativamente até chegar a quatro colheres. Vale para papinhas de frutas e salgadas.

  • Seis meses

Mínimo de quatro colheres de sopa, podendo chegar a até seis colheres.

  • Oito meses

Mínimo de seis colheres de sopa, podendo chegar a até oito colheres.

  • Dez meses

Nessa idade ele já deve estar comendo cerca de 250 g, ou dez colheres de sopa, ou uma xícara cheia.

  • Um ano

A fome é maior porque eles são mais ativos. No mínimo doze colheres de sopa. O ideal é que estes bebês consigam consumir um prato infantil de mais ou menos 350 g page13image10704page13image10864page13image11024page13image11184page13image11344page13image11504page13image11664page13image11824

page14image664 page14image824 page14image984 page14image1144 page14image1464 page14image1624

Se o seu bebê está comendo muito mais ou muito menos do que as quantidades sugeridas, converse com o pediatra ou com o nutricionista, para que eles possam avaliar qual a melhor solução para o caso. Não tente colocar seu filho em qualquer tipo de dieta ou apelar para os estimuladores de apetite por conta própria, é a saúde dele que está em jogo.

 

 Crédito de imagem: Mandy_Jansen

6 Respostas para “Qual a quantidade que meu bebê deve comer?”

  1. Erica Ramalho

    e com 3 anos??? Quantas colheres de sopa? Minha filha não quer mais tomar leite, quando acordada, só dormindo.

    Responder
    • Patricia Patricia

      Oi Erica,

      Três anos é uma idade em “chatinha” mesmo. Algumas crianças usam a hora da refeição para chamar a atenção dos pais e rejeitam comida, mas existem crianças com apetite menor do que a gente gostaria que elas tivessem; e se estiverem saudáveis e dentro da curva de crescimento, também não precisamos nos desesperar. A quantidade vai variar um pouco de criança para criança, mas não vai passar muitos dos 350g mesmo.

      Para o leite, você pode oferecer substitutos, queijos, iogurte são ótimas fontes de cálcio.

      Responder
  2. Erica Ramalho

    Obrigado Patricia, Nina come muito bem, bem até demais. Na questão do leite acredito que ela esteja passando por um momento de transição da mamadeira para copo. Mas como essa vontade partiu dela, ainda está meio no ar, sem definição. Ela não aceita mais o liquido,a vitamina, nescau, café ou o que quer que seja. Nem na mamadeira nem no copo. Mas hoje descobri que o iogurte ela topa bem. Paciência de esperar ela crescer no momento dela é a chave!

    Responder
  3. Mariana Ferreira

    Meu filho tem 6 meses. Ele come metade do potinho de papinha da Nestlé (só a medida porque eu que faço) mas logo depois sempre quer mamar. Algum problema em eu dar mamá logo em seguida?

    Responder

Deixe seu comentário