Por que, quando e como lavar as roupas do bebê antes do primeiro uso

 

Por quê?

Precisa mesmo lavar todo o enxoval do bebê antes de usá-lo? A resposta é sim. Todas as roupas do bebê devem ser higienizadas antes do primeiro uso pois elas podem conter fungos, ácaros e poeira, afinal não se sabe onde elas estavam armazenadas ou como foram manuseadas até chegar a sua casa. Isso vale tanto para roupinhas novas como para aquelas herdadas. A pele do bebê é muito sensível e delicada, e a limpeza é uma recomendação dos pediatras para evitar alergias ou irritações. E não apenas as roupinhas devem ser lavadas, roupas de camas, toalhas e fraldas de pano também.

 

Quando?

A dica é começar o trabalhoso processo de lavar todo o enxoval lá pelo sétimo mês, quando a grávida ainda está disposta e a barriga não atrapalha tanto. Haja varal para estender tanta roupinha, por isso saiba que dar conta de tudo vai consumir tempo: não deixe para última hora! (Também não adianta lavar tão cedo ao ponto de ter que refazer todo o trabalho depois por conta da poeira acumulada.)

 

Como?

Para os recém-nascidos, o mais recomendado é usar sabão neutro ou de coco. Nada de amaciante, sabão em pó comum, alvejante ou removedor de manchas. Caso a mãe prefira utilizar a máquina de lavar, o enxoval deve ser lavado separadamente da roupa do restante da família, no ciclo delicado. Antes, porém, deve-se fazer um ciclo de higienização na máquina só com água para tirar qualquer resíduo de sabão e amaciante das roupas da casa. Lembre-se que as pecinhas mais delicadas devem ser lavadas à mão mesmo, não tem jeito. Em ambos os casos, as roupas devem ser muito bem enxaguadas para tirar os resíduos.

 

Não se esqueça:  De tirar a clássica foto do varal com as roupinhas penduradas! 😉

 

Crédito da imagem: Joybot

Postagem anterior
E o desfralde noturno? Como é que faz?
Projetos de arte para a Páscoa
Próxima postagem
Projetos de arte para a Páscoa

2 Comentários

  1. Elizabeth de souza carvalho
    22 de Abril de 2014 at 17:15 — Responder

    Nenhum tipo de amaciante pode ser usado nas roupinhas do bebe

  2. Joana Cabral
    3 de junho de 2014 at 12:23 — Responder

    Adorei as dicas e sinceramente consola a ver as roupinhas tão pequeninas no arame estendidas .. hmm amo ser mãe 🙂

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

Por que, quando e como lavar as roupas do bebê antes do primeiro uso