Uma iniciação à prática montessoriana

Olhem para a criança. Não para mim, mas para a criança”. Essa é uma das citações mais marcantes de Maria Montessori pra mim. Resume tudo o que o método é: focar no bem-estar da criança e uma profunda renúncia à tirania, que é tão comum em pais e educadores.

A primeira vez que falamos de Montessori aqui no Mundo Ovo, foi dando dicas para a construção de um quarto montessoriano para os pequenos. Mas, na verdade, o método é infinitamente maior do que só um quarto com móveis baixinhos. E tentamos trazer aqui uma visão um pouco mais ampla do conjunto de teorias que rege o método montessoriano.

O objetivo principal é a independência, liberdade com limites e um respeito pelo desenvolvimento natural da criança, seja ele social, psicológico ou mesmo físico. Montessori se opõe aos métodos tradicionais que não respeitem as necessidades e os mecanismos evolutivos do desenvolvimento da criança.

Os principais pilares do método Montessori são: o adulto preparado, a criança equilibrada e o ambiente preparado. Em linhas gerais significa um adulto que tenha conhecimento científico para aplicar o método, além de conhecimento psicológico sobre si mesmo e capacidade para admirar o potencial do seu filho, bem como entendimento em saber o que atrai o interesse da criança para conseguir identificar seu estágio de desenvolvimento. O ambiente em que a criança está inserida, seja o lar ou a escola, deve ser enxuto: a criança deve perceber somente o que está sendo usado no presente.

Como educadores, devemos tirar do caminho obstáculos intransponíveis e apresentar apenas pequenos e constantes desafios. O ambiente deve também ser organizado. Crianças precisam de organização para se sentirem seguras para explorar. Todos nós, aliás: não há como agir com eficiência na bagunça. Já a criança nasce quase pronta. Segundo Maria Montessori, existe um embrião espiritual que a guia para o conhecimento e para o aprendizado. A criança se desenvolve naturalmente, mas para isso precisa da nossa atenção, para que observemos seus períodos sensíveis de aprendizado.

O que eu aprendi com tudo isso?

Apesar de nutrir um grande interesse pela educação, não sou especialista e esse meu post tem o intuito tão somente de trazer à luz  um pouco mais sobre uma das formas mais interessantes de educar uma criança. Tudo o que eu venho aprendendo nesses três anos e meio imersa na maternidade é justamente que o pilar para uma base sólida familiar é integrar o lar com o ambiente onde a criança passa grande parte do seu tempo: a escola.

Não sou adepta dos métodos tradicionais de educação e detesto regras rígidas que não me deixam criar, observar e customizar um modelo específico de criação baseado no respeito e na atenção que tenho às necessidades da Victoria. Acredito que cada criança tem o seu tempo de aprendizado e personalidade, que se revela muito cedo e que vai além da sua capacidade intelectual.

A maioria dos meus posts fala justamente sobre a minha experiência em tornar a minha filha independente e segura; ou a minha vontade em me libertar de muitas das amarras do consumismo e ainda meus erros e acertos ao longo desses anos na tentativa de educar a Victoria baseada na minha visão de que crianças precisam de limites, mas também precisam ser ouvidas. Já falei sobre minha busca por métodos alternativos como Non-Violent Communication e pretendo compartilhar com vocês de forma mais intensa minhas pesquisas nesse campo. 

Compartilhando

Aqui estão os meus pontos de partida para entender mais sobre a prática montessoriana. Se você tem interesse em se aprofundar, esta é a minha bibliografia que está sendo construída aos poucos na minha jornada pelo conhecimento.

 

Princípios gerais do Método Montessori em vídeo, feito pelo Lar Montessori. Aliás explore todo o canal do Gabriel M. Salomão que é muito bom e muito didático.

 

Vídeo lindo sobre a interação de um bebê com móbiles. A autora é a Marilia Scharlach.

 

Imagem destacada: Liz

Postagem anterior
Criando uma criança independente e feliz
Próxima postagem
Como escolher o melhor carrinho para o seu bebê?

4 Comentários

  1. Nádia
    6 de Fevereiro de 2014 at 17:26 — Responder

    Camila, lindo post! Estamos divulgando em nosso grupo montessoriano!Vc já participa do grupo no Facebook “Montessori para Mamães”? Caso ainda não conheça aqui está o nosso link: https://www.facebook.com/media/set/?set=oa.398695380235129&type=1#!/groups/131727546931915/

    • Camila
      6 de Fevereiro de 2014 at 17:39 — Responder

      Oi Nádia, obrigada! Sou participante do grupo no Face sim! Não divulguei o post lá, pois não sabia se poderia. Nem indiquei o grupo na minha lista de bibliografia sugerida, porque fiquei com medo do grupo ser fechado. Se quiser, posso fazer um update do post. Beijo!

      • Nádia
        8 de Fevereiro de 2014 at 13:30 — Responder

        Oi Camila! Bom saber que vc está no grupo! Seu blog foi elogiado e a gente queria sinalizar vc, mas não achei seu nome no grupo… Pode divulgar o link do grupo no blog se vc quiser e pode tb divulgar no grupo seus posts montessorianos! A gente fica feliz com essa troca! Bjos!

  2. 7 de Fevereiro de 2014 at 8:16 — Responder

    Puxa! Ótimas dicas!!! Vou te acompanhar, Camila! Gostei do seu jeito de escrever! Beijos! ^^

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

Uma iniciação à prática montessoriana