Livro ensina estratégias simples e eficientes para ajudar seu filho a se organizar

O quarto do seu filho é uma bagunça? Os brinquedos estão sempre espalhados? As roupas emboladas? O problema piorou depois que a escola começou para valer? A mochila é uma zona? Ele está sempre perdendo o material escolar? Frequentemente esquece de fazer o dever de casa? Você está cansado de brigar por causa disso? Se você respondeu sim pelo menos uma vez, não deixe de ler esse post!

 

Muitos pais travam batalhas diárias com os filhos quando o assunto é bagunça. A situação fica ainda mais desgastante depois que a vida escolar começa pra valer.Talvez as crianças já estejam até convencidas que precisam se organizar, mas não sabem como fazer isso. Aliás, nem elas e nem você.

“Brigar não adianta (até hoje não adiantou, certo?). Não é por menos, já que castigar uma criança não altera seu cérebro nem ensina a ela as habilidades necessárias. Ninguém espera que berros curem a dislexia. Por que deveriam curar problemas de planejamento e organização?”, diz um trecho do livro Meu Filho É uma Bagunça (Editora Agir). Nele, os especialistas em educação infantil Martin L. Kutscher e Marcella Moran propõem estratégias simples para ensinar às crianças a se organizarem. Nada de brigas ou castigos.

Se existe algum culpado pela bagunça das crianças, ele é o lobo frontal. Sim, a culpa é do cérebro, e como ele ainda está em formação até o início da vida adulta, é possível aprimorá-lo.Os pais têm um papel fundamental nesse sentido e devem, além de ajudar os filhos a entenderem a importância de uma boa organização, supervisionar se tudo está sendo feito corretamente. Dizer apenas uma ou duas vezes o que deve ser feito não é o suficiente.

O bacana do livro é que ele respeita a individualidade de cada criança e apresenta um leque de diferentes estilos organizacionais de acordo com a personalidade de cada uma. Talvez seu filho não seja tão bagunceiro, no final das contas, só precisa descobrir um método de organização que funcione para ele. Para ele, viu? Não para você. 😉

O dever de casa ganhou um capítulo inteiro. Afinal, envolve uma operação complexa para uma criança, sobretudo as que ainda estão no Ensino Fundamental I: é preciso anotar o que deve ser feito, levar o material para casa, reservar um horário para fazê-lo, guardar o dever pronto e levá-lo de volta para a escola. Os autores apresentam maneiras para que cada uma das etapas seja cumprida, lançando mãoda ajuda dos professores, ou de um colega, da agenda, ou de post-its etc. Aprender a se planejar é qualidade útil não só na escola, mas para a vida.

Estudar também requer organização. Muitas vezes a nota baixa não tem nada a ver com problema de aprendizado ou preguiça. Esse assunto é abordado com profundida no capítulo 5, Super-habilidades de Estudo, onde é possível aprender técnicas simples e eficientes para fazer anotações em sala de aula e estudar, como a técnica de leitura chamada SQ3R (examinar, perguntar, ler, recitar e revisar) e o método Cornell de anotações. Segundo os autores, fazer perguntas é a chave para uma aprendizagem eficaz. Lamentei não ter conhecido nada disso na minha época de estudante, mas fiquei feliz de poder passar esse conhecimento para o meu filho ainda em tempo.

O  final do livro alerta sobre quando considerar que a combinação da desorganização excessiva com a dificuldade de aprendizagem pode ser sinal de alguma outra coisa, como Transtorno de Déficit de Atenção, Hiperatividade, Distúrbio Auditivo, Ansiedade ou Depressão. Se você suspeita que esse seja o caso do seu filho, procure um especialista.

 

Título: Meu Filho É uma Bagunça

Autores: Martin L. Kutscher e Marcella Moran

Editora: Agir

Preço sugerido: R$ 22,90
Disponível para compra na Livraria Cultura aqui.

 

tema patrocinado_agir

 

 

 

 

 

Postagem anterior
Confissões de uma mãe na Copa
Próxima postagem
10 itens para se ter no carro depois que se têm filhos

Sem Comentários

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

Livro ensina estratégias simples e eficientes para ajudar seu filho a se organizar