Gravidez de A a Z

Reunimos nesse post tudo que você precisa saber (ou fazer) nesses longos 9 meses de gestação. Todos os links da Gravidez de A a Z levam a posts já publicados anteriormente aqui no Mundo Ovo. Boa leitura!

 

Ácido fólico – Está comprovado que a ingestão diária de 400 microgramas de ácido fólico por dia durante a gravidez reduz de 50% a 70% a ocorrência de defeitos congênitos do fechamento do tubo neural do bebê. Leia mais aqui.

Barriga – Registrar o crescimento da barriga é um dos maiores prazeres de qualquer gestante. Saiba como fazer o seu.

Complicações – A gente torce para que nada disso aconteça, mas para evitar é preciso conhecer os sinais e sintomas de cada uma das complicações mais comuns da gravidez: como diabetes gestacional, eclâmpsia, inchaço 

Doula – De origem grega, doula significa “mulher que serve”. Explica-se: Algumas mulheres já servem outras mulheres no parto por muitos séculos e se provou que o apoio de outra mulher tem um impacto positivo sobre o processo de trabalho de parto. A doula é um profissional treinado que presta apoio emocional, físico e informativo para a mulher que está esperando um bebê, está em trabalho de parto ou que tenha dado à luz recentemente. Cabe lembrar que a doula não executa qualquer procedimento médico, seja em você ou no seu bebê. Ela não substitui nenhum dos profissionais tradicionalmente envolvidos na assistência ao parto. 

Enxoval – Tudo o que você precisa e não precisa comprar. Faça uma lista e não se perca nela.

FestasComunicando a gravidez ao marido (família, amigos), festa para anunciar o sexo do bebê, e um dossiê completo sobre chá de fraldas e chá de bebê.

Ginástica – Eu sei que você está com sono, enjoada e sem a menor disposição, mas o exercício físico vai ter ajudar a ser mais saudável. Faça isso por você e pelo seu bebê.

Humor – Sim, nós mulheres somos uma bomba de hormônios e quem tem TPM sabe muito bem o que uma explosão dessas causa. Na gravidez, você irá experimentar uma explosão diferente, bem mais rica em detalhes. A grávida quando chora, chora muito; quando se irrita, se irrita muito; tudo é em dose cavalar (risos) e coitado de quem estiver por perto. Se o seu marido reclama, clique aqui e faça-o ler o texto inteirinho. Depois dessa ele vai pensar um pouco antes de resmungar e talvez até te dê um chocolate para diminuir os efeitos da bomba.

Idealização da maternidadeA gente constrói um ideal de mãe na nossa cabeça e fica muito frustrada quando a realidade não corresponde exatamente ao planejado. Não se prenda a isso, ser mãe é um aprendizado diário e é único para cada pessoa. Não crie tantas expectativas, nem se arme de verdades absolutas, você não sabe como seu filho vai se comportar, como você vai reagir, como o casamento vai se adaptar. 

– São 9 meses, às vezes um pouco menos ou um pouco mais, então haja paciência . Siga nossas dicas para lidar com a ansiedade.

Kegel – Os exercícios de Kegel fortalecem os músculos do assoalho pélvico. Quanto maior a resistência e a elasticidade desses músculos, melhor o trabalho de parto e a recuperação do períneo (área entre a vagina e o ânus) após o nascimento do bebê por parto normal. Tem um aplicativo para ajudar a não esquecer de se exercitar.

Líquidos – Grávida ou não, sabemos que a ingestão de líquidos é muito importante para a nossa saúde.  A correta ingestão de líquidos (não açucarados ou com aditivos artificiais) são fundamentais para diminuir edemas, tão comuns na gravidez e também para melhorar a digestão, e a absorção de nutrientes pelo bebê.

Mala da maternidade – Se você vai ter o seu bebê na maternidade ou em uma casa de parto não se esqueça de pensar na SUA mala. Nos preocupamos tanto em lavar as roupinhas e com o que vamos colocar na mala do bebê, que esquecemos de cuidar da gente. Então, quando fizer a mala do bebê, faça também a sua.

Nutrição – Para ser uma grávida saudável você também precisa se alimentar bem. Nada de comer por dois ou por três, faça boas escolhas e evite alimentos que podem lhe fazer alguma mal.

Obstetra – O obstetra será seu melhor amigo nesses 9 meses. Portanto peça indicação das amigas e não se acanhe em trocar caso ache que ele não está lhe dando a devida atenção. Pergunte tudo o que tiver de dúvidas, mesmo as que você possa considerar bem bobas.

Pré-natal – Se engana quem acha que o pré-natal é só para acompanhamento da saúde do bebê, ele garante também a nossa saúde durante todo o período gestacional, prevendo e evitando complicações.

Questões, medos e dúvidas – Toda grávida fica um pouco (ou muito) medrosa, nos sentimos responsáveis por aqui pequenino grão em nosso ventre e queremos antecipar todo o qualquer possível problema. Nos sentimos mais frágeis e junto à ela chegam as dúvidas e medos. Será que meu filho vai nascer perfeito, será que ele vai ser feliz, será que vou saber cuidar de um bebê ? Saiba que é normal, e que sim, você vai dar conta.

Responsabilidades do pai – Quem avisa amiga é! Se você quer que seu marido participe, pare de dizer que ele irá lha ajudar, ele vai dividir com você as tarefas do cuidado com o(s) bebê(s). Os pais devem ser inseridos nas rotinas de cuidados desde o início; talvez eles não façam como você faria, mas eles farão melhor possível! Esse pai quer participar mas a gente (mãe) não deixa. Lembre-se, quando nasce um bebê, também nasce um pai.

Sexo do bebê – Existe uma leva de futuros pais que não quer saber o sexo do bebê, e outros mal podem esperar as 9 semanas completas de gravidez para fazer o exame de sexagem fetal.

Trabalho de parto – Como saber se chegou a hora? Será que já é a hora? Uma das maiores dúvidas das gestantes é saber reconhecer cada etapa desse o momento tão esperado.

Ultrassom – O primeiro “retrato” do bebê a gente não esquece, sem falar o som do coraçãozinho batendo que é de provocar lágrimas até ao futuro papai mais durão. O ultrassom é uma maneira segura e não invasiva de saber se está tudo bem com você e com o seu bebê.

www – E aqui estamos nós, fazendo parte da mesma “sociedade materna virtual” trocando experiências, recebendo e dando carinho. Sites e comunidades sobre maternidade crescem num piscar de olhos e é preciso ter bom senso para separar as opiniões que te interessam e são benéficas daquelas que são pura cilada. Para dúvidas médicas procure sempre um profissional de saúde e não o Dr. Google. Já ia me esquecendo, não deixe de assinar pelo menos um boletim semana a semana, daqueles em que a gente recebe e-mail com informações sobre o estágio de desenvolvimento do bebê, e também o Alô Mamãe aplicativo que fizemos com muito carinho para as futuras mamães.

Xixi – No início são os hormônios, depois é o bebê que, crescendo, vai comprimir sua bexiga. Acostume-se, você vai precisar de um banheiro no meio de uma feira livre ou logo após ter saído de casa. Serão 352 idas a banheiro de dia e parece que dobra durante à noite.

Yoga – Yoga, pilates e hidroginástica são as atividades prediletas das futuras mamães, mas minhas amigas que fizeram yoga contam que foi uma atividade maravilhosa para preparar o corpo para as mudanças de cada mês e para o nascimento. Ele não só ajuda você fisicamente, mas também é uma maneira de aprender técnicas de respiração e relaxamento da mente.

Zzzzzz – Dormir é moeda valiosa nos dias de hoje e você vai saber bem o valor em breve. Conforme a barriga vai crescendo, esse ato tão natural vai se tornando uma tarefa não muito fácil: desconforto para você ou para o bebê (ele vai chutar), não é possível dormir de barriga para baixo, muitas viagens noturnas ao banheiro, calor, cãibras, dores nas costas… Aqui você encontra dicas das melhores posições para dormir depois que a barriga cresce.

 

Postagem anterior
Giz para decorar e festejar!
Receita de Esfiha
Próxima postagem
Lanche das férias: Receita de Esfiha

1 Comment

  1. Júllia Fonseca
    4 de Fevereiro de 2015 at 16:12 — Responder

    Oi, meu nome é Júlia ,tenho quinze anos e preciso da ajuda de vocês para tirar umas dúvidas … Podem me ajudar ?:)
    O

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

Gravidez de A a Z