Recebendo os amiguinhos da escola em casa

Juntando os feriados da Páscoa, Tiradentes e São Jorge, o Rio de Janeiro parou por uma semana.  Se você conseguiu viajar pra qualquer lugar, maravilha, mas se, como eu, ficou em casa sozinha com a criança e de quebra ainda ficou meio gripada, haja criatividade, disposição para encarar essa semana de cabeça erguida e ainda inventar um lanche em casa.

Vicky tem uma turminha bacana da creche. Os pais viraram amigos e a gente se frequenta bastante. Marcamos um teatrinho e eu sugeri que a gente estendesse o programa lá em casa. A gente costuma emendar num restaurante, mas achei que essa ideia de fazer algo em casa poderia dar a chance pra gente colocar em dia a conversa, coisa que é mais difícil quando a gente está tentando desesperadamente não perder as crianças no espaço público ou conter a agitação delas por estarem juntas. E realmente não poderia ter sido melhor. Não sabe como fazer algo em casa sem o coração palpitar? Te ensino como.

Entretenimento: o quarto do seu filho. Aliás, a casa toda. Com todas as crianças na faixa dos 3 anos, eles viram desenho no meu quarto, pularam corda no corredor, espalharam todos os brinquedos da Victoria pelo quarto, foram ao banheiro em conjunto e brincaram de pique pela casa. Só não vale entrar em desespero com a bagunça de brinquedos espalhados. Um dia você termina de arrumar tudo. Ou não.

Pais: ajustados confortavelmente na sala. Como o grupo é afinado, todo mundo ajuda, todo mundo come, leva o filho do outro no banheiro, aparta brigas, senta no chão sem frescura, fala pelos cotovelos e planeja uma viagem coletiva de férias. Não é o momento de cerimônias.

Decoração: a da sua casa, oras. Para dar o ar festivo, coloque uma toalha de mesa alegre, uma louça engraçada e não tenha medo dos descartáveis. Aliás, se você tiver sobra de festas anteriores não tenha medo de misturar tudo. Os pratos de bolinhas do piquenique passado casam super bem com os copos de estrelinha da festa de super-heroi. Tenha bastante guardanapo à vista e ponto final.

Comida: festinha de improviso pede comidinha simples, que não precise de talheres. Elabore um cardápio único para adultos e crianças e coloque tudo disposto em uma única mesa. Sanduichinhos, pipoca, pão de queijo, bolo simples já fatiado e espetinho de frutas é paraíso pra todo mundo se empanturrar feliz. Se quiser incrementar e servir algo pros adultos com um pouco mais de substância, prepare um empadão ou quiche com salada verde, mas aí você não pode esquecer os talheres.

Bebidas: os pais do meu grupo são fãs de refrigerante, mas para as crianças, nem pensar. Aqui em casa fomos de água fresquinha, mate solúvel e suco de laranja orgânico. Tudo em garrafas dispostas no aparador ao lado da mesa.

Receitinhas espertas!

Pão de queijo (do livro Aventuras gastronômicas de uma mãe de primeira viagem)

Ingredientes:
3 copos de polvilho doce
3 ovos
1 copo de leite
1 copo de óleo
200 g a 250 g de queijo Minas meia cura ralado
pitada de sal

Bata tudo no liquidificador e coloque para assar em forminhas de empada untadas. Ponha para assar em forno pré-aquecido por vinte minutos.

Muffin de chocolate sem ovos (receita da Tatu/Mixirica)

Ingredientes:
2 xícaras de farinha de trigo
¾ de xícara de açúcar
2 colheres de chá de fermento em pó
1 xícara de leite
1/3 de xícara de óleo vegetal
1 colher de sopa de vinagre
4 colheres de sopa de achocolatado em pó
cerejas em calda e amêndoas em lascas para decorar

Misture os ingredientes secos e os ingredientes úmidos separadamente. Junte as duas misturas e mexa bem. Distribua a massa em forminhas de muffin e decore com as amêndoas e as cerejas. Asse por cerca de 15 minutos em forno preaquecido em temperatura média, ou até os muffins passarem no teste do palito.

Postagem anterior
Novos livros para pais e mães
Próxima postagem
O desenho do seu filho pode virar brinquedo!

Sem Comentários

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

Recebendo os amiguinhos da escola em casa