Falando de Deus com o meu filho

Sim, já é Natal! Para os pequenos, a data pode se resumir apenas ao Papai Noel e seus presentes… Mas considero importante pensar no real significado dessa data: o Natal existe porque Jesus Cristo nasceu, e talvez não haja hora melhor para falar de Deus com meu filho.

Não posso dizer que nasci e cresci em uma família Católica. Minha mãe tinha sim seu apego a Nossa Senhora Aparecida, tinha Jesus Cristo na cruz em sua cabeceira e diversos Santinhos em sua bolsa, mas nunca tivemos qualquer “obrigação” de ir à Igreja aos domingos. Fui batizada, mas nem eu nem minhas irmãs fomos levadas à Catequese. Eu pedi para fazer Primeira Comunhão e mais tarde também pedi para ser Crismada. Então acho que essa fé, a vontade estava em mim de alguma forma.

Existem orações que até hoje repito com o meu filho, como o meu pai fazia todas as noites, mesmo depois de adulta: “Durma bem, tenha o sono tranquilo e que seu Anjo da Guarda tome conta de você.” Isso tudo ainda me é muito natural, mas falar de Deus com meu filho exige muito estudo e um tanto de sensibilidade.

Adam estuda em uma escola Católica, o que ajuda mas também complica um montão, tenho que confessar. Meu conhecimento das passagens de Noé, Adão e Eva estão sendo renovados, o que para mim também é muito bom, me sinto mais próxima, como talvez nunca tenha me sentido. Meu filho assim como outras crianças de sua idade, ainda não tem muita consciência de qual o papel da religião em sua vida. Eles podem repetir os rituais e as orações, praticar o bem em nome de Deus e dos seus ensinamentos, mas entender, só depois de estudar e vivenciar a fé.

Por aqui começamos com o Papai do Céu, explicando quem ele é e a importância que tem em nossas vidas. Adam sabe que Deus está em toda parte e que foi ele quem criou o mundo e todas as coisas e que somos gratos todos os dias por esses “presentes”. Nas nossas orações diárias, agradecemos pela nossa família, por ter saúde e ao final ele sempre acrescenta algo do seu dia, que pode ser ter comido um picolé ou ter sido o ajudante da professora.

Cada religião tem a sua forma de abordar a vida de Deus, Jesus, Maria e outros personagens importantes nos seus mais diversos nomes e dentro das diferentes crenças. A história Deles por si só é uma lição de vida e recheada de exemplos a serem seguidos.

Feliz Natal para você e a sua família!

Postagem anterior
Playkids: aplicativo para divertir os pequenos
mensagem de feliz natal
Próxima postagem
Feliz Natal!

Sem Comentários

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

Falando de Deus com o meu filho