Eu posso mudar de ideia

Uma das coisas mais difíceis e mais bonitas que eu aprendi com a maternidade foi a ser uma pessoa mais flexível. Um longo processo, afinal eu havia construído um ideal de mãe antes do meu filho nascer e estava pronta para segui-lo à risca. Tinha muitas regras e mil certezas, até a realidade chegar como uma lufada de vento inesperada, fazendo voar todas as cartas que eu tinha em cima da mesa. Era tudo muito diferente do que eu imaginava, algumas coisas mais fáceis, outras mais difíceis, mas tudo novo.

Eu não era aquela mãe serena com um robe lindo e cabelo solto sorrindo para foto enquanto o bebê mamava. Eu estava exausta, com medo e feliz, tudo ao mesmo tempo. Meu peito doía e eu chorava junto com o meu filho. Nada disso estava no meu roteiro – onde eu seria a mocinha calma que cuidaria de tudo sozinha. Mas eu precisei de ajuda. E que bom que eu me permiti mudar os planos e pedir ajuda. Eu também precisava de colo naquele momento.

Essa foi apenas a primeira de uma série de coisas que eu mudei de ideia sobre a maternidade. Olhando para trás tenho um grande alívio por ter me permitido aprender ao invés de apenas ensinar. A relação mãe e filho se constrói a dois. Como eu poderia decidir tudo antes de conhecer o meu filho, antes de saber como ele seria?

Lembrei disso porque uma amiga muito querida está grávida e durante uma conversa recentemente ela me contou em detalhes como seria a vida dela nos próximos dois anos: “vou fazer assim, não quero ter ajuda, vou ficar na casa da minha mãe x semanas, vou colocar na creche com tantos meses…” Eu concordei com tudo (mesmo com o que eu havia feito diferente) e depois disse calmamente: “Tudo bem, mas me promete só uma coisa? Se for preciso você muda de ideia? Se não estiver dando certo, você promete reavaliar e fazer tudo diferente do planejado?”. Ela me olhou espantada, sem entender muito bem , mas concordou. Daqui a um ano conversaremos de novo sobre o mesmo assunto e tenho certeza que ela então vai entender bem sobre o que eu estava falando…

 

 

*Crédito da imagem em destaque: Cristian Carrara

Postagem anterior
Escolhendo o berço ideal para o seu bebê
meu filho não come carne
Próxima postagem
Meu filho não quer comer carne, e agora?

Sem Comentários

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

Eu posso mudar de ideia