Como calcular o período fértil

Para quem quer engravidar e para quem não quer engravidar, saber como calcular o período fértil é imprescindível. Conhecer o próprio corpo e o seu período fértil aumenta as chances de conceber um bebê. Posso dizer, por experiência própria, que funcionou muito bem aqui em casa.

O que é o período fértil?

O período fértil é a fase do ciclo menstrual em que a mulher libera um óvulo (ovulação) que é fertilizável. Nesta altura existe maior probabilidade da mulher engravidar se houver relações sexuais.

O período fértil varia de uma mulher para outra, e um dos fatores principais para determinar o período fértil é duração do ciclo menstrual. A maioria das mulheres tem um ciclo menstrual de 28 dias. Anote na agenda ou use alguns aplicativos de celular para monitorar a duração do seu ciclo. Quão mais regular ele for, mais fácil determinar quais os dias que irão corresponder ao seu período fértil

Como calcular o período fértil?

A menstruação acontece sempre 14 dias após a ovulação. Mesmo não sendo possível prever com exatidão quando a mulher vai ovular, conseguimos saber quando o processo se inicia. A ovulação acontecerá entre 3 dias antes e 3 dias depois dessa data.

O cálculo do período fértil é feito da seguinte forma: em um ciclo de 28 dias, temos 28-18=10 e 28-11=17. Neste caso o período fértil seria entre o 10º e o 17º dia do ciclo menstrual. Sendo que o pico se encontra no meio, no 14º dia do ciclo.

Estudos mostram qual a chance de gravidez após relação sexual desprotegida em cada uma das fases:

  • 5% – 4 a 5 dias antes da ovulação
  • 30% – 1 ou 2 dias antes da ovulação
  • 10% – até 24 horas depois da ovulação
  • 0% – mais que 6 dias antes da ovulação ou mais que 2 dias depois da ovulação

Para os casos onde o ciclo não é regular, deve-se subtrair do ciclo mais curto 18 dias e do ciclo mais longo, 11 dias. Assim, em um ciclo de 26 dias se faz a conta: 26-18 = 12 , e no ciclo de 32, 32- 11= 21. O seu período fértil nesse caso seria entre o dia 12 e o dia 21 a contar desde o primeiro dia da menstruação.

Importante:
O óvulo tem um período de vida bem curto – de 12 a 24 horas.
O tempo de vida do espermatozoide é bem mais longo, durando cerca de 5 a 7 dias.
Se você quer engravidar, é mais provável que a fecundação ocorra quando existe relação sexual 24 ou 48 horas antes da ovulação.
Calcular o período fértil no ciclo irregular não é seguro para quem está tentando engravidar ou para quem não quer engravidar.

Postagem anterior
Casa na árvore, como não se apaixonar?
Próxima postagem
Dicas de livros espetaculares: especial Dia das Crianças

Sem Comentários

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

Como calcular o período fértil