8 dicas para acabar com ansiedade na gravidez

Ansiedade é um sentimento que a maioria das grávidas experimenta em maior ou menor medida durante a gestação. Para atravessar esse período de forma mais leve, listei algumas dicas que foram úteis para mim e, espero, ajudem você também.

1) Compartilhe seus medos e inseguranças com o marido, familiares, amigos e até em grupos de suporte (indicamos o Grupo Ninho, da psicóloga Roberta Beczkowski Torres, aqui no Rio). Acolhimento é o primeiro passo para se sentir segura.
2) Imponha limites para você mesma e para os outros – você acha que precisa fazer absolutamente tudo na vida pessoal e profissional até o bebê nascer e outras pessoas podem entrar nessa mesma vibração e tentar te sugar até a última semana. Priorize e aprenda a dizer não. Faça uma lista do que você pode fazer depois da licença-maternidade. O mundo não vai acabar só porque você teve um bebê. Vai rolar uma adaptação, pode até demorar mais tempo do que você gostaria, mas eventualmente tudo volta ao normal. Ou começa um novo normal.
3) Tenha tempo pra você. Entre trabalhar e todos os afazeres que você se impõe para deixar tudo pronto, você não pode se esquecer… de você. Ache tempo para se distrair, curtir hobbies, planejar uma babymoon com o seu marido, visitar amigos, praticar uma atividade física. Enfim, pense em você e siga esse mantra pra sempre.
4) Caso seu médico permita, pratique exercícios físicos como hidroginástica, pilates, musculação, yoga etc. Além de manter a forma, vai ajudar você a relaxar e te deixar mais feliz.
5) Meditação alivia todo tipo de ansiedade e ainda te deixa mais focada. Outra recomendação para a vida.
6) Coma direito para ter mais energia e evite descontar a ansiedade no chocolate #quemnunca. Excesso de cafeína, além de fazer mal e eventualmente engordar, ainda joga uma carga extra na ansiedade.
7) Sabe quando você pensa em piolho e já começa a coçar a cabeça (ops!)?. Então, ler excessivamente sobre gestação e assuntos maternos causa uma ansiedade tremenda. Essa troca é uma delícia, mas se você faz o tipo ansiosa, pode acabar exagerando na dose. Não estou mandando você sair do computador ou largar os livros, mas limite o tempo e lembre-se principalmente de que mães e bebês são seres únicos. Foque no que você está vivendo ou sentindo.

8) Durma bastante. Não, você não vai armazenar para o futuro (risos), mas aproveite, principalmente se você, como eu, for ficar sem dormir pelos próximos dois anos e meio. Uma boa noite de sono tem o poder de te acalmar e reduzir sua ansiedade. Sei que no final vai ficando mais complicado, mas um monte de travesseiros em volta e entre as pernas ajuda muito. Peça desculpas ao marido por lotar a cama deles, mas faça o que te deixar mais confortável.

 

Imagem destacada: futurestreet

Postagem anterior
Aplicativo para guardar e compartilhar os desenhos das crianças
Próxima postagem
Crianças em apartamento - Vizinhos e barulhos

Sem Comentários

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

8 dicas para acabar com ansiedade na gravidez