30 registros que você não pode esquecer de anotar da gravidez ao 1º ano do bebê

Se passaram quase 4 anos desde que o meu filho nasceu e só agora, nessas férias, é que estou conseguindo colocar o livro do bebê em ordem. Parece mentira, mas a verdade é que vivemos tão intensamente a maternidade – especialmente nos dois primeiros anos de vida de nossos filhos os dias passam tão rápido -, que a gente se esquece do tanto de coisa que aconteceu e os devidos tempos e movimentos (datas). Sem falar que postamos uma coisa aqui e outra ali nas redes sociais e nos perdemos na bagunça.

Para que a sua preguiça, cara amiga grávida, não seja tão grande como a minha e você não tenha que recorrer a (falta de) memória sua e do seu marido e mais chegados, segue uma lista das coisas maravilhosas e engraçadas que você não pode esquecer de registrar nesse primeiro ano do seu bebê e de vocês como família.

1) O começo de tudo – A data da descoberta, não deixe de tirar uma foto com o teste de gravidez na mão.

2) Fotos da barriga mês a mês – O ideal é que você use a mesma roupa e tire a foto no mesmo local para se ter uma referência do início ao fim da gravidez.

3) Primeiro ultrassom – Imprima e escreva no verso onde foi feito, o nome do médico e como se sentiram.

4) Data prevista para o nascimento – Anotar essa data é bem divertido, você pode até fazer um “bolão” no chá de bebê e ver quem vai acertar a data que o bebê vai decidir nascer.

5) Descoberta do sexo do bebê – Eu brinquei com a cor azul e meu marido demorou a sacar, mas vale criar um pouco em cima do tema.

6) Desejos estranhos – Você acha que é bobagem, mas eu te digo que no meio da noite pode vir a vontade de comer melancia com sal e pimenta. Não deixe de anotar para se espantar depois!

7) A escolha do nome do bebê e seu significado – Poucos são os casais que concordam logo de primeira qual será o nome do bebê, faça uma lista com os nomes que vocês pensaram.

8) Escolha dos padrinhos – Quem foram os escolhidos e como vocês fizeram o convite.

9) Detalhes do chá de bebê – Vale fazer um álbum de fotos só da data.

10) Registro do quarto – Uma foto do antes e depois do quarto do bebê.

11) O dia – Escreva um breve relato de onde você estava e como foi que aconteceu, se a mala estava pronta, se o marido errou o caminho da maternidade …

12) Nasceu – Dia:hora:minuto:segundo, se estava sol/céu estrelado, tamanho e peso, cor do cabelo e dos olhos e qualquer outra característica do dia do nascimento.

13) Fotos – Não deixe de tirar essas fotos ainda na maternidade/casa de parto ou nos primeiros momentos do bebê.

14) A ida para casa (se for o caso) e a sensação de chegar em casa – Posso dizer que a chegada em casa foi um misto de medo e felicidade, deu aqueles 2 segundos do tipo “o que foi que eu fiz com a minha vida?” e “agora somos uma família!”

15) O primeiro banho – Decidiram no par ou ímpar ou deram o banho juntos?

16) Os medos – Cada dia você vai ter um novo e, depois, vai rir de cada um deles 😛

17) Mais fotos – Fotos do seu bebê todos os meses até completar um ano (de preferência no mesmo local para você ter a ideia do quanto ele cresceu).

18) A primeira gargalhada – Um dos sons mais lindos do universo, mesmo que tenha sido tal qual o episódio de Friends.

19) Passeio – Não deixe de registrar o primeiro passeio.

20) Marcos do crescimento – Anotar quando virou, sentou, engatinhou, andou etc…

21) O primeiro dente – E quando você menos esperar estará lá uma par de dentinhos bem pequeninos, mas que fazem o maior estrago.

22) A primeira palavra – Tá valendo mama, papa …

23) O Batizado – Se for o caso.

24) Fotos aleatórias de momentos fofos – Não se preocupe você vai tirar muita e muitas fotos (no celular, mas vai). Você pode usar um aplicativo para armazenar os diversos registros diários ou imprimir.

25) Brinquedos prediletos – Até hoje eu tenho guardado em uma caixa, junto com as primeiras roupinhas, alguns dos brinquedos que o Adam mais gostava. Para minha surpresa, sempre que abro a caixa, ele vem e brinca novamente até com o chocalho em formato de pezinho (lágrimas nos olhos).

26) Música favorita – Adam se acalma até hoje com a mesma música (Ciranda do anel, da Bia Bedran).

27) Tá na hora de comer – Momento patinha e as clássicas fotos da cara feia para sabores azedos, a boca suja de feijão e o restante da casa também.

28) Ao ar livre – A primeira vez na Praia, piscina, areia e grama vão render lindas fotos. Cada um desses elementos vai aguçar a curiosidade sobre a textura e temperatura.

29) O primeiro corte de cabelo – não se esqueça de guardar uma mecha.

30) Aniversário – E chegou o grande dia de comemorar o primeiro ano do resto das suas vidas.

 

 

 

Postagem anterior
8 detalhes que fazem a diferença em uma festa infantil
Próxima postagem
Baby Lead Weaning

2 Comentários

  1. Ana Carolina Santos
    12 de agosto de 2014 at 9:46 — Responder

    Muito bom o post!

  2. Karolhen
    19 de outubro de 2017 at 16:58 — Responder

    Adoreeeei. Obrigada

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

30 registros que você não pode esquecer de anotar da gravidez ao 1º ano do bebê