10 situações que as mães de pequenos leitores vivem

Algumas crianças desenvolvem o gosto pela leitura muito cedo. Vicky é uma delas. Não podia ser diferente, afinal a mãe dela é editora de livros e vive cercada deles. Todos dizem que filhos aprendem pelo exemplo que encontram em casa. E eu posso me orgulhar de que a leitura é um hábito que ela aprendeu comigo. Isso e o hábito duvidoso de amar chocolate. Mas não deu pra ser perfeita, então deixo esse papo para outra conversa. 😀

Outro dia conversando com outras mães que possuem pequenos leitores, me deparei com certas peculiaridades que só a gente vive. Demos boas risadas e eu queria compartilhar com vocês.

1. Toda vez que você leva seu filho pra uma livraria, ele dá um ataque, se joga no chão e rola aquele vexame. Tudo isso porque ele escolheu 18 livros e você está tentando fazê-lo entender que não dá pra parcelar em 12 vezes na livraria e ele só pode escolher dois, três no máximo.

2. Você sempre é a mãe que dá livros de presente e tem certeza de que está abafando, porque na sua casa livros são os melhores presentes que seu filho poderia receber.

3. Ele ganhou uma estante baixinha super fofa dos avós, mas nela só coube 10% da biblioteca infantil da casa.

4. Na hora de praticar a sessão de desapego, sua filha não liga se você doar os vestidos prediletos que estão curtos, as sandálias dos personagens favoritos e nem as bonecas que já estão esquecidas em um canto. Mas tenta fazê-la desapegar dos seus livros de pano e plástico que ela ganhou quando bebê?

5. A brincadeira predileta é brincar de professor(a), que consiste em colocar uma pilha de bonecos e bichinhos de pelúcia em um semicírculo, sentar de frente para eles com uma pilha de livros e contar todos eles. Claro que seu filho não sabe ler, mas já decorou todas as histórias e o que ele esqueceu ele inventou uma história ainda mais longa.

6. E justamente porque o filhote já decorou as histórias dos livros, mesmo não sendo alfabetizado, é que na hora de dormir não é você quem lê histórias, mas ele é quem resolve contar pra você. Resultado? Ele fica aceso e você adormecida.

7. Você está sempre atenta e preocupada em achar respostas para os questionamentos do seu pequeno nos livros. Então na sua casa tem livro para tirar a chupeta, fralda e mamadeira, explicar o medo, a separação dos pais, a morte do avô. Se existe uma questão, existe um livro, e você já comprou e ele já leu.

8. Na sua casa existem livros específicos em cada cômodo: no banheiro ficam os livros sobre desfralde. Na cozinha, os livros sobre culinária para crianças. No seu escritório, ficam os livros que estão ensinando tudo sobre letras, caligrafia e matemática (afinal, se você trabalha em casa, ele também tem afazeres). No quarto da criança, ficam os livros que ele já decorou para posteriormente “dar aula” pros bonecos, e no seu quarto a pilha de livros novos que estão sendo decorados, noite após noite, na hora de dormir.

9. Se você quer dar algum exemplo, sempre lembra de alguma história para fazê-lo entender o seu ponto de vista e sua filha rebate com outra história. “Victoria, você precisa entender que tem uma hora que tem que largar a chupeta. Você não viu o Joca? Ele jogou as chupetas no balde das chupetas e deu tudo certo!” “Eu sei mãe, mas eu não sou o Joca. Eu decidi que quando chegar o Natal eu vou colocar minha cartinha dentro do livro das cartas para o Papai Noel pedindo pra ele levar as minhas chupetas e me deixar um presente!”

10. Livros se proliferam, você jamais consegue deixá-los organizados, não consegue “se livrar” deles e demora muitos, mas muitos anos até eles se desencantarem da Chapeuzinho Vermelho e dos Três Porquinhos. Ainda assim, ter um filho leitor desde a mais tenra idade é motivo de orgulho máximo e você mantém os dedinhos cruzados na esperança dele sempre seguir assim, apaixonado por livros da mesma maneira que você.

 

Imagem destacada: Little girl with a lot to read

preparando o ninho
Postagem anterior
Preparando o ninho
Próxima postagem
Festa da Peppa Pig

4 Comentários

  1. 29 de setembro de 2014 at 16:59 — Responder

    Eu me identifiquei muito. Espero que meu filho continue assim, apaixonado pelos livros. Fantástico ver o quanto a criatividade aflora após o contato com as historias!

  2. Cláudia
    23 de setembro de 2015 at 10:33 — Responder

    Muito bom. Eu sou a doida que dá livro pqra todas as crianças me achando o máximo! Rs. Pior, quando estava grávida de 6 meses percebi que minha filha tinha mais livros do que roupinhas!

    • Camila
      23 de setembro de 2015 at 10:38 — Responder

      Cláudia, te entendo muito. Estou com 5 caixas de livros da Victoria que não cabem mais em nenhuma estante de casa. Ai ai… 🙂

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

10 situações que as mães de pequenos leitores vivem