10 passos para ser uma mãe melhor

Há pouco tempo escrevi um texto dizendo que a grávida é a mãe perfeita. Na fantasia da maternidade tudo é possível e cor de rosa, como dizem. Mas para deixar a fantasia de lado e fazer a vida acontecer, decidi que algumas coisas poderiam mudar em mim para que eu seja uma mãe melhor para o meu filho.

 

1. Organize-se, crie uma rotina – criar uma rotina para você e a sua família faz com que você não perca tempo. Planeje o seu dia, marque datas importantes em um calendário visível, use também o calendário do celular. Defina prioridades.

 

2. Ensine seu filho a ganhar autonomia, independência – seu pequeno é capaz de mais coisas do que você imagina. Incentive, encoraje-o a realizar algumas tarefas (de acordo com a idade) sem sua supervisão. Coloque, por exemplo, um filtro de água na altura dele com um copo para que ele pegue água sempre que sentir sede. Vamos treinando assim para ser uma “mãe desnecessária“.

 

3. Não tenha medo de demostrar seus sentimentos, de errar e pedir desculpas – mãe chora, fica brava e triste. Deixe claro para o seu filho o que acontece com você ao invés de dizer que não é nada. Essa é a maneira mais fácil de mostrar ao seu filho o que são os sentimentos e como reagimos a eles.

 

4. Delegue tarefas – ok, ninguém vai fazer como você (ou temos medo de que alguém faça melhor), mas algumas tarefas precisam ser realizadas por outras pessoas, nem que seja para você poder descansar. Não precisamos dar conta de tudo, ninguém espera isso de nós, mesmo.

 

5. Entre na brincadeira – qualquer que seja a tarefa, ela pode deixar de ser tarefa para ser algo mais leve e divertido. Não adianta fazer com a cabeça na lua, você vai se aborrecer, apressar o seu filho e uma guerra pode se instalar. Brincar burocraticamente com o seu filho não é brincar, sente no chão, finja ser um pirata ou um princesa, embarque no conto de fadas e se deixe envolver. Ao final da brincadeira ambos estão mais leves e felizes.

 

6. Chega de drama – mulher adora um drama. Quando somos mães, histórias não nos faltam: “Meu filho não dorme”, “Meu filho não come”, “Não tenho tempo nem para tomar banho” são algumas das frases que nos acostumamos a dizer e repetimos sem parar. Não somos super mulheres e nem precisamos ser. A casa e os filhos não são de sua inteira responsabilidade (a não ser que você não tenha um companheiro).

 

7. Seja um bom exemplo – precisamos estar atentas sempre e não apenas quando o nosso filho está presente. Com o tempo, o seu modo de agir já será o “certo” e tão natural que você não irá precisar se policiar mais na frente dele.

 

8. Mantenha suas antigas amizades e faça novas – a gravidez e a maternidade podem ser experiências um tanto solitárias. Amigos que ainda não têm filhos se afastam, a gente se afasta e quando vê, está sozinha, cercada de fraldas e mamadeiras. Cultive suas amizades e se deixe fazer novas, marque um encontro mensal com as amigas no calendário, o nome disso é higiene mental!

 

9. Pare de reclamar – vamos combinar que reclamar é uma das ações mais negativas que existe e ninguém gosta de gente reclamona. Ao invés de reclamar dos brinquedos espalhados, ensine seu filho a guardar os brinquedos depois de brincar. Vai poupar rugas, cabelos brancos.

 

10. Converse – com os filhos, com o marido. Importante nesse processo é aprender a ouvir, saber o que está acontecendo, planejar e sonhar juntos.

 

 

Pode ser que você ache um pouco exagerado o que escrevi aqui, mas te convido a refletir sobre o assunto e descobrir em você pontos para melhorar. Para ser uma mãe melhor é preciso primeiro ser uma pessoa mais feliz!

 

 

Crédito da imagem em destaque: Dustin Masterson

pratos infantis saudáveis
Postagem anterior
A solução para pratos infantis saudáveis
papel
Próxima postagem
Os tesouros que as gavetas escondem

Sem Comentários

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

10 passos para ser uma mãe melhor