10 coisas para não falar para uma mãe de recém-nascido

Nervos à flor da pele, coração de manteiga. Essas somos nós assim que voltamos para casa da maternidade e temos nossa vida virada de pernas para o ar. Por mais que a gente se prepare para a chegada do bebê, nada é mais forte e causa maior impacto do que a realidade. Portanto, cara amiga, existem algumas coisas que a gente nem pode pensar em ouvir. Para te ajudar – já que você não tem como saber – fiz uma listinha das 10 coisas que vão te dizer muito, mas que você não deveria escutar – e olha que estou sendo boazinha, porque de olhos fechados já consigo contar um bom número a mais.

 

1) “Durma sempre que o bebê dormir”

Foi-se o tempo em que a mulher no resguardo não fazia nada mais além de cuidar do rebento. Não é todo bebê que dorme o tempo todo e, quando dorme, geralmente temos outras coisas para fazer.

 

2) “Tem leite? Ele mama bem? Olha se você não tem leite, melhor comer canjica, tomar cerveja preta …”

Amamentar pode não ser tão simples quanto parece e muitas mulheres acabam se sentindo pressionadas e exaustas para ainda ter que dar conta de quantos litros de leite produz ao dia. Na boa, parece um tipo de iniciador de conversa do tipo “acho que vai chover.”.

 

3) “O bebê está chorando? Deve ser frio/calor/fome/sono/cólica/fralda suja”

Bebês choram para se comunicar, essa é a única “língua” em que eles são fluentes. E sim, sabemos que pode ser um desses motivos, sozinho ou combinado. Aliás, se você usa a fralda Huggies Turma da Mônica recém-nascido, pode ficar mais tranquila: ela agora vem com sistema reforçado de absorção para segurar até os cocôs mais molinhos, bem típicos de bebês pequerruchos.

 

4) “Não acredito que você usa/não usa chupeta!”

Essa é uma decisão muito particular e esses primeiros três meses são só o início de toda uma vida pela frente. Aproveito para incluir nessa categoria os paninhos (objeto de transição) e a polêmica do dar ou não colo demais para o bebê. Estamos ainda engatinhando nessa nova tarefa de ser mãe.

 

5) “Minha nossa, ele(a) não se parece nada com você!”

Já ouviu falar em sincericídio? Nós gestamos 9 meses, sentimos enjoos, dormimos mal e viramos as melhores amigas das privadas de tanto xixi que fazemos todo esse tempo. Minha recomendação? Minta e vamos ficar felizes.

 

6) “Nessa idade o meu Fulaninho já dormia a noite toda”

Essa é a frase que vai fazer o tempo fechar e nos deixar com mil grilos na cabeça, ao estilo “como ser uma mãe melhor?” ou “o que estou fazendo de errado?”. Não dê bola. Use a sua experiência para ajudar. Mães unidas jamais serão vencidas.

 

7) “Posso pegar?”

Nada deixa uma mãe de recém-nascido mais louca do que ouvir essa frase. Não é nada pessoal, é instinto, juro! Esse laço é um cordão ainda não rompido mesmo. Não dizem que o bebê nasce mesmo depois que completa 3 meses? Então, se não se sentir à vontade para conceder o privilégio de alguém segurar o bebê, não se sinta culpada.

 

8) “Você tem que ficar calma, senão vai passar todo o nervoso para o bebê.”

Essa é a senha. Se a mãe já está nervosa irá ficar ainda mais, e de bônus vai se sentir culpada por “passar o nervoso” para o bebê tão indefeso. Pense que é uma fase, e que vai passar.

 

9) “Você já está pensando em ter outro filho?”

Sem comentários.

 

10) “Ainda usando roupas de grávida? Voltei a usar minhas roupas antigas antes de completar 1 mês do nascimento de Sicraninha.”

Apenas ignore. Sempre.

 

tema patrocinado Huggies

 

Crédito da imagem em destaque: dgilder

Tatuagem de mãe para filho
Postagem anterior
Tatuagem de mãe para filho
Próxima postagem
10 selfies que toda a grávida vai acabar fazendo

3 Comentários

  1. Cristiane
    6 de novembro de 2014 at 15:36 — Responder

    Perfeito! Qualquer pitaco não é bem-vindo nessa fase.

    • Patricia
      6 de novembro de 2014 at 17:07 — Responder

      Hahahahahaha
      Melhor imprimir e já sair distribuindo 🙂

  2. ligia
    7 de novembro de 2014 at 15:10 — Responder

    Eu não ligava se alguem quisesse pegar a Helena. Até achava bom, porque eu dava uma descançada. Mas logo já pegava de volta kkkkk

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

10 coisas para não falar para uma mãe de recém-nascido