Vem pro Rio!

Muitas leitoras e amigas de fora pedem dicas de passeios para fazerem com as crianças em terras cariocas. A gente já deu uma dica bem legal aqui. O melhor de morar no Rio é que nossos pequenos estão acostumados com uma rica vida ao ar livre e temos muitas opções de lugares diferentes para toda a família.

Um bom dia com as crianças começa com um delicioso café da manhã na rua. E aqui a gente oferece o mapa da mina das padarias e restaurantes legais da cidade. Logo depois é hora de partir pra diversão. Aqui o dia começa cedo, quando o sol ainda não esta fervendo e as crianças podem aproveitar com mais segurança.

 

Prainha2Prainha

A orla carioca é imensa e qualquer praia é diversão garantida. Em vários pontos da zona sul, Barra da Tijuca e Recreio dos Bandeirantes é fácil de achar barraqueiros alugando guarda sol, cadeiras, piscina infantil e servindo comida e bebida. Com isso a tralha pra levar diminui consideravelmente. Taxi, metrô e ônibus do metrô também te levam relativamente fácil e você não precisa se preocupar com estacionamento (e pode garantir a cervejinha sem pegar no volante). Mas o grande barato é tirar um dia para ir até a Prainha. É longe e precisa de carro. Além disso, tem que chegar cedo, no máximo até as 9 da matina, para poder aproveitar o dia e também garantir um pedaço confortável na pequena faixa de areia de 150 metros. De mais a mais, depois que entra um número X de carros, eles fecham o acesso, porque é área de preservação ambiental. Tem que levar a traquitana (guarda sol, cadeira etc.), também aconselhamos você a levar uma caixa térmica/isopor com lanche (tem dois quiosques, mas são caros, tem ambulante, mas é raro e caríssimo). Ainda assim, é um dos meus passeios prediletos, porque o visual é indescritível, o mar é azul e a sensação de estar fora da cidade no meio daquela natureza é revigorante.

 

parque_do_marteloParque do Martelo

Na zona sul do Rio é fácil achar uma pracinha razoável. Nem sempre são super confortáveis e não chegam nem perto das pracinhas e parquinhos que a gente vê nos Estados Unidos e Europa. Mas ainda assim são cheias de crianças, famílias, brinquedos, algumas contam com ambulantes que garantem o lanche improvisado, outras contam com trocador. O ruim é que quase nenhuma conta com banheiro público, o que torna um desafio levar crianças em época de desfralde (estou passando por isso).

O eleito aqui do Mundo Ovo é o Parque do Martelo. Situado na altura do número 41 da Rua Miguel Pereira, no bairro do Humaitá, ele é um pedacinho de charme. Muito bem administrada pela associação de moradores do bairro, o parque conta com brinquedos de madeira, casinha, balanços, escorrega, uma pequena biblioteca e videoteca, banheiro, além de árvores frutíferas, bancos, trocador e uma área bem legal pra festinhas infantis. O lugar, super bucólico, é também abraçado pelo Cristo, que dá pra ver de perto. Tem também banho de mangueira em dia de festa. A entrada é gratuita. O Parque do Martelo fica aberto de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 16h. Aos sábados funciona das 8h às 13h e domingos das 9h às 13h. Não é permitido entrar com animais de estimação.

 

Palacio_do_CateteJardim do Museu da Republica (Palácio do Catete)

Outro passeio super bacana. Com um metrô na porta, a visita ao Jardim do Museu da Republica é garantia de uma manhã deliciosa em família. Muito verde, um belo lago, patos circulando livremente, uma livraria legal, um pequeno café, estrutura razoável de banheiros e um parquinho delicioso. Pra frequentar o jardim não paga nada, mas você pode pagar a entrada e ainda visitar o museu com a turminha. Uma vez por ano, entre setembro e novembro, acontece a Primavera dos Livros, feira de editores independentes, com descontos de até 50%. O catalogo de livros infantis é incrível (e o de adultos também)! Confira aqui a programação extensa do lugar.

 

 

 

 

cinemaE quando chove?

Nem sempre o dia é de sol no Rio. Então prepare-se para alguns dias frios, enlameados ou muito úmidos. A solução é esquecer os programas ao ar livre e aproveitar o mundo dos lugares fechados. Uma solução pratica (mas pouco criativa) é visitar shopping. O nosso eleito é o Shopping da Gávea. Tem cinema, teatro infantil, parquinho, um monte de restaurantes e lanchonetes e lojas de brinquedos. Da pra passar uma tarde toda sem precisar de paciência extra.

 

Aguarde que a gente vai continuar dando dicas da Cidade Maravilhosa pra vocês. O próximo post vai falar dos programas culturais da cidade e os novos museus que acabaram de abrir.

 

 

 

 

 

 

Imagens: Victoria na Prainha, no Parque do Martelo, no cinema com o vovô e Palácio do Catete.

Postagem anterior
Criando uma rotina de estudo para meu filho
convite de chá de bebê
Próxima postagem
Faça você mesma o convite de Chá de Bebê

Sem Comentários

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

Vem pro Rio!