Uma alternativa para a amniocentese

Chegou ao Brasil, no início deste ano, um exame que pode ser o adeus definitivo a amniocentese. O NIPT – PanoramaTM é um simples exame de sangue que representa um passo importante no  rastreio pré-natal, pois consegue decifrar parte do DNA do feto tão logo complete 8 a 10 semanas de gestação. É um grande avanço da medicina, pois reduz em 100% qualquer risco de dano ao feto e uma consequente interrupção da gravidez, um dos grandes males da amniocentese, um exame extremamente invasivo indicado para mulheres com idade acima de 35 anos ou com alterações de outros marcadores no sangue, além de história pessoal ou familiar de anomalias. Este novo exame ainda só é oferecido por laboratórios particulares.

Quando o exame não é indicado?

O NIPT – PanoramaTM não poderá ser realizado em gravidez de múltiplos, quando o óvulo usado foi de uma doadora ou quando a mãe sofreu transplante de medula óssea.

Mas o que é amniocentese?

É Um exame que consiste na aspiração de uma pequena quantidade de fluido amniótico da bolsa amniótica, que envolve o feto. É tipicamente aconselhada aos pais com mais de 35 anos e perante a probabilidade de deformaçõesgenéticas durante a gravidez, normalmente reveladas durante o exame de translucência nucal. Este procedimento pode ser realizado logo que exista quantidade suficiente de fluido em volta do feto, normalmente entre 13 e 20 semanas. Parece uma explicação simples, mas na verdade a amniocentese é um exame perigoso e que pode causar complicações na gravidez. Quem fez um post muito esclarecedor sobre a questão da amniocentese foi o Pai Nerd, aqui, em 2010. O Mundo Ovo também já abordou exames realizados durante pré-natal aqui.

É importante ressaltar que em caso positivo para qualquer uma das anomalias cromossômicas, o casal pode se preparar, estudar e se informar sobre a doença e os cuidados que deverão ter no futuro. Mas, mesmo confrontados com esta situação, a interrupção da gestação é contra a lei e a ética em nosso país.

Para saber mais sobre o NIPT – PanoramaTM, sugerimos que assistam a este vídeo:

Postagem anterior
Separação. Uma conversa difícil entre pais e filhos
Próxima postagem
Sorvete de Banana Vitaminado

Sem Comentários

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

Uma alternativa para a amniocentese