Para animar a festa!

barra cabeçalho MMBB

 

Todo ano você jura que será diferente, que dessa vez vai conseguir planejar com antecedência a festa do seu filho e organizar tudo com calma. Só que não é bem assim, né? E supondo que você seja exatamente igual a mim, vou te dar uma força no quesito diversão. Afinal, o que fazer pra distrair a turma que vai invadir a sua casa (ou o seu play) na semana que vem, já que você não contratou animadores profissionais?

Sinceramente? É mais fácil do que você imagina, e nem precisa aprender a tirar um coelho da cartola nem nada. Vou te dar um passo a passo bem simples.

 

Como funciona o fluxo de tempo em uma festa de aniversário?

Uma festa de aniversário tem mais ou menos quatro horas.

1ª hora – Os convidados estão chegando, se cumprimentando, as crianças que não se conhecem estão sendo apresentadas umas as outras e todos estão ainda meio tímidos.

2ª e 3ª horas – A festa está no ápice. A galerinha já se conheceu, todos viraram amigos desde sempre, grupos já se formaram e essa é a hora que você precisa se virar pra entreter o pessoal.

4ª hora – Hora do “Parabéns”! Aí tem bolo, docinhos, um pouco mais de farra e os convidados começam a ir embora.

 

O que fazer?

O tipo de brincadeira vai se adequar a faixa etária dos pequenos convidados e também do seu filho.

 1 a 2 anos

1)    Pegue um edredom, tapetes de atividades, colchas e o que mais tiver para forrar o chão. Para mais ou menos 20 bebês, crie um espaço de uns 20m2. Pegue todos os brinquedos do seu filho, até aquela piscina de bolas que ele ganhou da dinda, e deixe disponível pra galerinha se divertir. Simples assim.

2)    Chame o seu irmão ou primo engraçadinho e improvise um teatro de fantoches ou dedoches em dupla. Compre um pedaço generoso de tecido (normalmente eles têm 1,40m de altura, então pense em comprar 2m), corte com tesoura de picotar pra não precisar fazer bainha e pregue com fita crepe entre duas cadeiras. Pronto: você já tem o seu palco. Compre ou faça fantoches e dedoches. Acomode-se confortavelmente no chão e leia uma história – “Os 3 porquinhos” e “Chapeuzinho Vermelho” fazem o maior sucesso nessa idade.

3 a 6 anos

Essa galerinha é mais ativa. Na impossibilidade de alugar um pula-pula e uma piscina de bolas, que tal promover uma gincana? Eleja um adulto ou primo adolescente para organizar a competição.

1)    Divida o grupo em times de mais ou menos 5 crianças. Se tiver tempo, faça camisetas personalizadas coloridas.

2)    Crie um painel com o nome ou cor dos times e escreva as atividades da gincana para marcar o número de pontos. Eles vão adorar o clima de “competição”.

3)    Visite o mercado popular da sua cidade e faça um estoque de bugigangas diversas para dar de brinde.

4)    Resgate algumas brincadeiras antigas.  Elas são simples e nem precisam de muita correria, caso você não tenha espaço.

–       Basquete: pegue um aro e uma bola de basquete infantil. Coloque a turma em fila. Ganha o time que marcar mais cestas.

–       Corrida de sacos: compre sacos de estopa ou use fronhas travesseiro velhas. O resto? Bom: um, dois, três e já! Para ficar mais fácil, dê pontos para os três primeiros lugares.

–       Dança das cadeiras: pegue um ou dois de cada time, coloque o mesmo número de cadeiras menos uma em círculo, ligue a música e deixa a turma andar/dançar em volta das cadeiras. Quando parar a música, eles precisam se sentar. Quem ficar sem lugar é eliminado. Ganha pontos o último que terminar sentado.

–       Rabo no burro: Pegue uma cartolina e desenhe um burro. Em outro pedaço de papel faça um rabo e recorte. Coloque a turma em fila. Na vez de cada um, vede os olhos com um lenço e peça para que tentem colocar o rabo no burro sem olhar no local correto.  Também vale transformar o burro em algum personagem do tema da festa.

–       Morto/Vivo: Coloque a turma lado a lado. Quando você falar morto eles se abaixam, quando falar vivo eles se levantam. A diversão é embaralhar tudo e deixá-los confusos. Ganha quem acertar até o final. Estipule um tempo pra não ficar cansativo. Se mais de um permanecer até o final, dê pontos para quem ficar.

Ainda tem mais um monte de outras ideias: campeonato de amarelinha, campeonato de elástico, festival de adoleta, telefone sem fio com palavras enormes etc.  Existem brincadeiras divertidas e simples para uns três aniversários! E, se os pais de todos os convidados forem animados também, saia envolvendo todo mundo.

Quando acabar a gincana, conte os pontos. A turminha vai estar exausta, feliz e cheia de brindes. Você pode até fazer cerimônia de encerramento, com medalhas, troféus e o que mais a sua imaginação permitir.

Viu? Até a gente rejuvenesce quando participa das brincadeiras com as crianças. No fim das contas vai ter sido muito mais legal você ter se esquecido de contratar a animação profissional!

 

Imagem: Duncan Hull

 

barra rodape MMBB

 

Muffin de banana sem glúten e sem lactose
Postagem anterior
Muffin de banana sem glúten e sem lactose
Como ficar grávida de gêmeos
Próxima postagem
Como ficar grávida de gêmeos

Sem Comentários

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

Para animar a festa!