De bem com a papinha

A maioria dos bebês está pronta para começar a comer alimentos sólidos aos seis meses de idade. Se o seu filho senta, tem um bom domínio muscular para segurar o pescoço e alguma coordenação, enfim, se ele já é capaz de levar tudo à boca, por que não a comida? Assim começa a introdução alimentar.

A introdução alimentar permite que seu filho desenvolva novas habilidades, passando do sugar para o amassar, triturar e mastigar. Não é necessário que seu filho já tenha dentes para passar da alimentação líquida para a sólida.

Alguns bebês podem demorar um pouco mais e resistir, colocando todo o conteúdo da colher para fora. Não se preocupe, é natural, pois ao invés de um bico que se encaixa perfeitamente em sua boca, vamos começar a oferecer o alimento com uma colher, que para eles é algo muito estranho. A consistência pastosa também pode causar estranhamento, mas mastigação e deglutição não são funções opcionais, já vêm de fábrica. No início pode ter que pegar no tranco, mas depois fluirá de modo impecável.

Os bebês precisam de um ritual que indique que é hora de comer. Escolha o local onde ele deverá fazer as refeições. Se for usar o cadeirão, faça-o apenas para essa finalidade. A regra que vale para a gente também vale para eles: nada de televisão ou distrações, é hora de comer!

A introdução de alimentos não é tarefa fácil, mas também não é tão difícil. É preciso empenho e paciência, mas, acima de tudo, desapego das nossas próprias preferências, evitando excluir do cardápio alimentos que não gostamos. Você sabia que o bebê precisa ser exposto ao alimento no mínimo 15 vezes em um período curto de tempo para que ele entre na lista sim ou não de preferências alimentares?

 

O que oferecer?

Nesse início, o prato do seu filho deve conter um “verde” de cada grupo listado abaixo por refeição.

 

Debem_papinha

 

Com o passar do tempo, ele vai crescer e sua alimentação será cada vez mais parecida com a nossa. Composta de:

 

Alimentos Energéticos – carboidratos de forma geral e gorduras

Alimentos Construtores – proteínas (o nome construtores é devido à função de construir novas células)

Alimentos Reguladores – vitaminas e minerais, sendo as frutas e verduras suas principais fontes

 

Como começar? 

O primeiro passo é selecionar o que você vai oferecer para o seu filho. Opte por produtos/alimentos de qualidade, bons ingredientes fazem boa comida. (Leia mais sobre compras de alimentos aqui)

Muitas mães começam a introdução dos alimentos salgados fazendo o que eu chamo de “batidão” – cozinham três legumes e batem todos juntos no liquidificador, resultando em uma papa de cor e sabor indefinidos. Prefira cozinhar e oferecer os vegetais separadamente, dessa forma preservamos as cores e os sabores.

Como eu faço:

  • o Escolha os vegetais do dia;
  • o Descasque cada vegetal e corte em cubos do mesmo tamanho para que tenham o mesmo tempo de cozimento;
  • o Cozinhe. Eu prefiro cozinhar a maioria dos vegetais em caldo de carne ou frango . Você pode até cozinhar junto com as carnes, mas elas ainda não farão parte do cardápio;
  • o Retire os vegetais do caldo (ou água) e amasse com o garfo – se quiser, pode passar na peneira grossa, o importante é a textura ficar bem lisa neste começo, sem pedaços que possam fazer a criança engasgar.

 

Dica 1: Observe quais os alimentos que a criança aceita melhor e aqueles para os quais ela faz cara feia, chora e fecha a boca.

Dica 2: Atenção para qualquer efeito colateral indesejado: intestino solto ou constipado, gases, reações na pele.

Dica 3: Ofereça água no intervalo entre as refeições.

Dica 4: As papinhas de frutas e de vegetais podem ser congeladas por até 3 meses.

 

Já ia me esquecendo, não perca a oportunidade de tirar ótimas fotos desse momento. Boca suja de beterraba e caretas são lembranças fofas desse momento.

 

Barra_Posts

 

Crédito de imagem título: mightyb

alô mamãe
Postagem anterior
Conheça Alô Mamãe: nosso primeiro app para Iphone
Próxima postagem
Medos na gravidez

Sem Comentários

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

De bem com a papinha