Ser mãe de menina é…

Apesar de achar que cada criança é única – sejam nos defeitos, qualidades, gostos ou tiradas espirituosas – venho percebendo que a rotina na casa de uma mãe de menina é bem parecida em muitos aspectos. Mesmo não estimulando o uso exclusivo do rosa – apresento panelinhas e carrinhos, Barbie e Star Wars -,  constato que a maioria das meninas acaba compartilhando dos mesmos hábitos e predileções. Seja você careta, moderna, desencanada ou militante de uma criação sem gêneros, você vai se deparar com algumas dessas situações:

1. Sua casa, invariavelmente, ficará infestada de presilhas, arcos, elásticos e grampinhos de cabelo. Serão inúmeras caixinhas abarrotadas e ainda assim elas vão brotar do chão. E debaixo das camas, entre as almofadas do sofá e espetado no teclado do seu computador.

2. Um dia você vai ver uma Barbie no quarto da sua filha. Não importa que você odeie a Barbie e jurou jamais comprar uma loura peituda dessas pra sua miudeza. Sua irmã (tia, amiga ou prima) vai te dar umas 15 Barbies que estavam jogadas num canto, todos os 600 acessórios e um castelo que é maior do que a sua filha. E ela vai amar. E você vai brincar de castelo da Barbie com ela.

3. Você chega toda semana do salão (ou sai do seu banheiro) com as unhas lindas e pintadas. E sua filha imediatamente pede: “mamãe pinta a minha unha? Eu quero igual a sua”. E pra sempre vocês serão gêmeas de esmaltes e escolherão juntas as cores da semana.

4. Você vai ao seu quarto e encontra a sua filha se maquiando e tentando passar rímel. Ela vira pra você com a cara toda borrada e, entre um beijo na bochecha rosada de blush e uma ponta de desespero pelo seu batom novo em folha, você vai ouvir: “tô bonita, mamãe?”.

5. O armário da sua lindeza vai ter MUITO mais vestidos do que ela vai conseguir usar em um ano. E toda vez que você for vesti-la será um verdadeiro desfile de modas. Porque ela estará SEMPRE impecavelmente vestida. Mesmo que seja de short, camiseta e chinelo de dedo.

6. Desde o dia em que sua filha nascer as pessoas vão perguntar quando você vai colocar um par de brincos na micro orelha do seu bebê recém-nascido.

7. Sua filha terá milhões de bonecas, ursinhos e bichinhos. Nenhum deles ficará intacto. Todos serão customizados com laçarotes. Todos viverão pelados em algum momento. E ela vai tentar passar seu gloss na boca da boneca. Todas elas terão nomes como: Maricota, Ninoca e Lili. E elas brincarão em paz com o Youga (Yoda), Garibaldo (Vila Sésamo) e o Caillou.

8. Sim você adora todas as cores do arco-íris. Você não fez enxoval em tons de rosa, sua filha usa todas as cores, do preto ao azul, passando pelo amarelo, verde, roxo e bem… Rosa. E um dia você vai ouvir: “não mamãe, essa não. Eu quero a camiseta rosa.” Pode chorar no meu ombro.

9. Sua filha vai te ajudar na cozinha. Vai abrir a geladeira, vai te ajudar a colocar a mesa. Vai prometer que consegue levar coisas de vidro pra mesa sem quebrar tudo. E enquanto você opera uma frigideira ela vai tentar colocar as panelinhas dela de plástico dentro do forno. Quente. E você vai comer muito ovo mexido imaginário e vai brincar de panelinhas e vai vê-la brincar de restaurante com as bonecas, se perguntando por que diabos os gêneros são tão estereotipados.

10. Ela vai sempre te amar. Ela vai sempre te idolatrar. Você será sempre a sua maior referência. E na hora H é você quem vai dar beijinho pra curar os joelhos ralados, os roxos nas canelas e os cortes na testa. Sim: meninas também são danadas e vivem machucadas. E você vai dizer: “filha, você tá parecendo um menino!”.

 

Imagem: mikebaird

Postagem anterior
Guia de Festas Juninas no Rio de Janeiro
Receitas típicas de São João
Próxima postagem
Comidas típicas de São João - Receitas para todas as idades

19 Comentários

  1. Déia Kinipel
    17 de junho de 2013 at 17:19 — Responder

    Hoje estamos combinando o esmalte, hehe

    • Camila
      17 de junho de 2013 at 17:38 — Responder

      Hahahah Déia, é fogo né? Agora estamos na questão cabelo e todo dia ela pede pra usar arco, elástico, presilha, tudo ao mesmo tempo. E maquiagem. Ela quer ir maquiada pra creche! Passo grande parte do meu tempo lutando pra não cair na gargalhada. E sempre fico morta de medo com a coisa da unha, afinal esmalte não pode ser uma coisa boa nas mãos de uma menina de menos de 3 anos né? (mascote de perua). Beijoca

  2. 17 de junho de 2013 at 19:50 — Responder

    Kkkkkkkkkkkk… É bem assim mesmo sem tirar nem por, me vi no teu post, adoreiiiii. Eu e meu marido bem que tentamos que a nossa filha não tivesse tanta predileção pelo rosa, mas não teve jeito. Ela adora balé, Barbies, filmes de princesa, mas adora monstros tbm… hehehehehe.
    Bjs

    • Camila
      17 de junho de 2013 at 21:38 — Responder

      Silma, que bom que você gostou. No fundo é todo mundo igual, só muda o endereço né? Um beijo e obrigada

  3. Barbara Bortolin
    18 de junho de 2013 at 23:34 — Responder

    Adorei!! Em casa estamos passando exatamente pela fase do rosa. E das Barbies – ganhadas dos tios!. E do esmalte. E da maquiagem….. Rsrsrsrsrs

  4. raquel
    1 de julho de 2013 at 18:43 — Responder

    Não faço a mínima idéia de como é ser mãe de menina…tenho um garotinho de 6 anos e agora estou grávida de novo…e sabe do que??? de uma menina! Estamos muito felizes e ansiosos ao mesmo tempo, pois já ouvi falar tanto de como é diferente…

    • Camila
      1 de julho de 2013 at 21:49 — Responder

      Raquel, por aqui somos uma família de mulheres. Homens aqui se sentem patinhos fora d`agua. Parabens pela gravidez e que tudo corra bem. E já sabe: muitas bonecas e laçarotes te esperam! Beijo

  5. 1 de julho de 2013 at 21:06 — Responder

    adorei Camila!!

  6. Renata
    1 de julho de 2013 at 21:58 — Responder

    Eu amei o seu post e vi a mim e a Carolina nele… embora eu ame rosa, Barbies, princesas e afins!! Afinal, sempre quis ter uma menininha… e agora tenho minha boneca de 3 anos, doida por maquiagem, esmalte e ballet… mas que tb vive com os joelhinhos raladinhos e roxinhos nos tornozelos!!

    • Camila
      1 de julho de 2013 at 22:04 — Responder

      Renata, secretamente sempre torci por uma menina. Mas eu odeio a Barbie e torço muito pra que a Victoria tenha um que “do contra”, tipo eu. Oh Well… dizem que elas são o nosso reflexo né? Ate agora estamos acertando. Beijoca

  7. Andreza Tartarotti
    7 de agosto de 2013 at 14:40 — Responder

    Adore , minha filha é minha companheira , uma moleca de vestido e descabelada . Que adora bonecas e chama Barbie de princesa. Espalha meus sapatos e experimenta todos, além de destruir meus batons. Minha boquinha.

  8. 22 de novembro de 2013 at 14:42 — Responder

    Eu tenho uma pequenina que cabe dentro do meu coração, tem o temanho da minha palma, nasceu com 0,460 gramas seu nome Catarina

  9. CarolGiordano
    2 de junho de 2014 at 13:08 — Responder

    Ameiii, muito bom!
    A minha gora esta na cor vermelha! Todo pra ela é vermelho.
    Loca por maquiagem, esmalte e ballet!!
    E é apaixonada pela Rapunzel do filme Enrolados!

  10. Simone
    16 de junho de 2014 at 10:15 — Responder

    Estou grávida de uma menina e confesso que queria mesmo era um menino. Eu me identifico mais com o universo masculino e sempre foi assim desde criança. Eu nem tinha bonecas! Eu em sinto mal com isso e por este motivo estou buscando ajuda e leitura para aprender a amar essa bebezinha. Admito que não gosto de rosa, babados, Barbies e etc, mas estou tentando me adaptar a tudo isso. Deus me ajude.

    • Camila
      16 de junho de 2014 at 17:27 — Responder

      Oi Simone, Amar o próprio filho independe de gênero, tenha isso muito firme na sua cabeça. Meninas não precisam ser criadas pra amar rosa, Barbies etc. Minha filha joga bola, brinca na pracinha, brinca de boneca, se veste de Batman no carnaval e outro dia preferiu uma prancha do Homem Aranha ao invés de escolher a das Princesas. Nesse final de semana fui colocar Rapunzel pra minha filha que tem 3 anos e nunca viu um desenho das Princesas. Ela achou um saco e precisei trocar novamente pro Super Why. Em algum momento ela vai passar a escolher o rosa ao invés de vermelho ou ao azul, mas mesmo isso precisa ser encarado numa boa, sem muita neurose de gênero, que é uma coisa que a sociedade impõe, mas muita gente vem quebrando esses obstáculos. Eles não são intransponíveis. O quarto da neném pode ser em tons neutros, ao invés de usar babados e rosas. Use bichinhos simpáticos como animais da floresta e tons de turquesa. Tudo isso é possível sem que sua neném perca a feminilidade. Meninas também jogam bola, fazem natação, fazem capoeira. Não necessariamente balé. Mas se ela quiser fazer balé isso também não pode ser um drama pra você. Quando ela nascer você vai perceber que tudo isso é uma bobagem. Leia esses links aqui que acho que podem ajudar a mudar a sua linha de raciocínio e estimular outras reflexões:
      http://mundoovo.com.br/2014/o-real-problema-da-cor-rosa/
      http://mundoovo.com.br/2013/quarto-de-menina-azul-2/

      Beijo e boa sorte

    • Renata
      17 de junho de 2014 at 9:51 — Responder

      Ah Simone, relaxa… ser mãe é a arte de pagar a lingua…rs. Na verdade quem vai ditar o que gosta ou não será a sua filha… ela pode amar o rosa enquanto você o detesta, ou então, jogar bola como ninguém… na verdade são crianças e é assim que penso que temos que encarar… a minha é bem bonequinha em algumas circunstâncias, mas é uma moleque porque não tem medo de nada!! Eu já sou o estilo princesa da Disney e quando vejo ela está suja de chocolate dos pés a cabeça, andando descalsa e pegando a bala do chão… aff… o jeito é encarar que tudo é questão de gosto. E tenho certeza que você irá se encantar com a sua companheirinha, seja ela amante do rosa ou do azul… ou quem sabe do amarelo berrante!! Beijos querida!!!

  11. Sheila
    25 de Março de 2015 at 16:03 — Responder

    A minha menina tem boneco do Homem Aranha e do Homem de Ferro, ficam junto com as Barbies e segundo ela, são irmãos e compartilham os acessórios. O Homem de Ferro fica fofo de colar e com a saia da Branca de Neve..rsrs

  12. SS
    7 de Abril de 2015 at 11:48 — Responder

    Amei!

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

Ser mãe de menina é…