Saindo das férias no vermelho

Sinto muito ter que admitir isso, mas é a pura verdade: não foi a primeira vez. Saí de férias e voltei endividada. O orçamento estava bastante curto este ano. Planejei com meu marido uma viagem de uma semana com nosso filho e outra, de três dias, só a dois. Mas sobraram dias e desejos. As férias estavam ali me dizendo: “seja feliz! Você ralou o ano todo! Agora é a sua vez! Você merece!”

Apareceram muitas tentações nesse período. Passeios inesperados, encontros imperdíveis, compras necessárias! E eu disse: sim! Eu mereço! É impressionante como, rapidamente, uma pessoa consegue se endividar… Uma blusa linda na vitrine, um biquíni sensacional, um chapéu que faz diferença, uma coleção de peixes de brinquedo que nadam ao serem colocados na água, uma aventura de barco até uma ilha! Viu? Rapidinho gasto mil reais! Sou boa nisso!

Tudo valeu a pena. As lembranças dos dias maravilhosos que passamos juntos não tem preço. Mas, encarando a realidade de frente, o custo poderia, sim, ter sido menor. Faltou planejamento. O que normalmente acontece é que a gente se organiza para pagar as contas fixas. A gente sabe direitinho quanto precisa para pagar o aluguel, a escola, a empregada. Mas não sabe quanto precisa para jantar fora, viajar num final de semana. A verba para as coisas que nos dão prazer precisa ser reservada também. Senão, o dinheiro acaba sendo gasto no dia a dia e a gente nem percebe.

Para ajudar no planejamento financeiro este ano, li o livro Os Segredos dos Casais Inteligentes, recém-lançado pelo especialista em finanças pessoais Gustavo Cerbasi. Ele ensina dez passos para a construção de riquezas:

1- Negociar as dívidas: aqui vale todo o esforço para reduzir o montante, como vender bens materiais, cortar radicalmente um gasto fixo, fazer serviços avulsos que gerem renda.

2- Eliminar as dívidas: conseguir empréstimos a juros mais baixos para quitar aqueles que custam mais, como os do cartão de crédito, por exemplo.

3- Fortalecer o crédito: evitar atrasos para ter acesso a juros menores nos bancos.

4- Fazer reserva para emergências: é recomendado o equivalente a pelo menos três meses do gasto mensal.

5- Ter qualidade de consumo: gastar com aquilo que realmente é importante (sim, uma massagem pode ser importante!).

6-Garantir renda na aposentadoria: reservar cerca de 10% da renda mensal.

7- Garantir objetivos de curto prazo: estimar prazos e valores para ir atrás com disciplina e perseverança.

8- Estudar os investimentos: pelo menos uma vez ao ano pesquisar os investimentos disponíveis.

9- Envolver-se com os investimentos: é preciso, pelo menos, pesquisar as instituições que oferecem os melhores serviços e as menores texas.

10- Administrar o equilíbrio.

Eu me animei! Estou começando o meu planejamento com a seguinte pergunta: o que me faz feliz? E à minha família? Estou reduzindo o plano dos celulares, a alimentação frequente fora de casa… A carinha de felicidade do filhote nas fotos é o meu maior incentivo. Estou confiante de que, nas férias que vem, meu orçamento estará um pouco mais próximo dos meus sonhos. Sim, eu mereço! E você também!

 

Imagem: Alan Cleaver

Postagem anterior
Pintando o rosto para o carnaval
Próxima postagem
Por que vacinar?

Sem Comentários

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

Saindo das férias no vermelho